O grande passo das garotas.

Como estamos no mês do Dia Mundial do Rock, o Headbangers Brasil vai publicar vários especiais para comemorar a data, e afinal de contas, aqui todo dia é dia de rock, música pesada, heavy, hard, etc. E o ‘Sugestão do Dia’ não vai ficar de fora e vamos começar falando de um disco muito especial. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E nossa sugestão de hoje é o álbum da banda Girlschool, Hit and Run.

Hit and Run” é o segundo álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Girlschool, lançado em 20 de abril de 1981, via gravadora Bronze Records. Ele foi gravado no Jackson’s Studios, Inglaterra, entre dezembro de 1980 a Janeiro de 1981, com produção de Vic Maile. O famoso carro na capa é um Buick Riviera de 1972.

Hit and Run” é o disco da Girlschool de maior sucesso, obtendo o 5º lugar na parada de álbuns do Reino Unido. O single da faixa-título alcançou o número 32 no UK Singles Chart, proporcionando a banda o convite para participar do famoso programa da rede de televisão BBC chamado ‘Top of the Pops’, em 16 de abril de 1981. Além da música “Hit and Run” o single na versão de 7 polegadas tinha “Tonight” como lado B. No Reino Unido o álbum  “Hit and Run” foi certificado com disco de ouro por vender mais de 50 mil cópias.

Entre o primeiro disco chamado “Demolition” lançado em 1980 e “Hit and Run”, a banda lançou ao lado do Motörhead um trabalho que se tornou um grande sucesso. Quando a Girlschool estava gravando em Rickmansworth com o produtor Vic Maile, ele teve a ideia de que as bandas Motörhead e Girlschool deveriam gravar um single juntos. Em primeiro de fevereiro de 1981, o EP “St. Valentine’s Day Massacre” chegava às lojas e atingiria o 5º lugar no UK Singles Chart.

O fato de estarem tão próximas aos seus colegas do Motörhead ajudou muito na divulgação de “Hit and Run”, mas a qualidade do disco e o talento das garotas prevaleceram como os maiores trunfos, tanto que acabou se tornando um clássico. Em 2005, “Hit and Run”, foi classificado na posição número 289 no livro da revista Rock Hard chamado “Os 500 Maiores Álbuns de Rock e Metal de Todos os Tempos”.

Três singles foram lançados para divulgar “Hit and Run”: “Yeah Right” / “The Hunter” em 7 de novembro de 1980; “Hit and Run” / “Tonight” em 9 de abril de 1981 e “C’mon Let’s Go” / “Tonight (live)” em 11 de Julho de 1981. “C’mon Let’s Go” e o cover da banda ZZ Top, a música “Tush“, possuem clipes que tiveram uma certa rotatividade nos programas especializados ao longo dos anos.

No Brasil a Girlschool foi representada pela gravadora Ariola, a mesma responsável por lançar a discografia do Motörhead por aqui até então. Mantendo o selo da Bronze, o LP saiu sem encarte interno, ainda durante o ano de 1981.  Minha cópia eu consegui em um sebo em Santo André-SP, em setembro de 1985.

Em 2021 “Hit and Run” estará completando 40 anos, mas continua cativando fãs da boa música pesada até os dias de hoje. Quem sabe não seja uma ótima oportunidade para um relançamento seguido de um tour especial. Se acontecer, que o Brasil esteja no roteiro. Os links estão à disposição como sempre, até a próxima.

Dados:

Lançamento: 20 de abril de 1981.

Selo: Bronze (UK); Ariola (Brasil).

Produção: Vic Maile.

Singles:

– “Yeah Right” / “The Hunter” em 7 de novembro de 1980;

– “Hit and Run” / “Tonight” em 9 de abril de 1981;

–  “C’mon Let’s Go” / “Tonight (live)” em 11 de Julho de 1981.

Certificações:

Reino Unido: disco de ouro (+ 50.000 cópias).

Girlschool:

Kim McAuliffe – rhythm guitar, vocals on track 4A.

Kelly Johnson – lead guitar, vocals on tracks 1A, 2A, 1B, 5B.

Enid Williams – bass, vocals on tracks 3A, 5A, 6A, 2B, 3B, 4B.

Denise Dufort – drums.

Lado A:

1.”C’mon Let’s Go” 

2.”The Hunter

3.”(I’m Your) Victim”        

4.”Kick It Down”      

5.”Following the Crowd”  

6.”Tush” (ZZ Top cover)   

Lado B:

1.”Hit and Run”        

2.”Watch Your Step”        

3.”Back to Start”      

4.”Yeah Right

5.”Future Flash