Expandindo os limites do power metal

Como eu já disse algumas vezes anteriormente, a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje está relacionada com o Dia das Bruxas, que acontece amanhã. E que banda poderia representar melhor essa data que o Helloween? E o álbum escolhido por nós é Better Than Raw.

Better Than Raw” é o oitavo álbum de estúdio da banda de power metal alemão Helloween e lançado em 14 de abril de 1998 pelo selo Castle Communications/Raw Power. O álbum foi gravado no Chateau du Pape e Crazy Cat Studios em Hamburgo e no Mi Sueño Studio em Tenerife. Foi produzido e mixado por Tommy Hansen no Chateau du Pape e masterizado por Ian Cooper em Metropolis, Londres.

Para manter o alto nível que tinha obtido com seus álbuns anteriores, “Master of the Rings” de 1994 e “The Time of the Oath” de 1996, a banda alemã apostava na continuidade da mesma line-up e seguir na proposta de um power metal tradicional, mas sem abrir mão de algumas inclusões mais corajosas. Em “Better Than Raw” resolvem incluir uma música cantada em latim e backing vocals bem definidos, que contaram com o apoio de Jutta Weinhold, Ralf Maurer e Christina Hahne.

O álbum gerou dois singles: “I Can” e “Hey Lord!”, que também tiveram clipes produzidos para divulgação, que foram amplamente divulgados nos programas especializados da época. “Better Than Raw foi licenciado em vários países, entre eles, Argentina, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Indonésia, Rússia, Polônia, Bulgária, Ucrânia, Filipinas, Turquia, China e México.

A tour de divulgação de “Better Than Raw” teve seu início em 26 de abril de 1998 na França e se estendeu até o dia 27 de dezembro do mesmo ano, com a última apresentação ocorrendo na cidade de Ludwigsburg na Alemanha. Ao todo foram 74 apresentações que incluíram, além de França e Alemanha, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Grécia, Inglaterra, Espanha, Suíça, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, República Tcheca, Japão, Polônia, Itália, Hungria, Holanda, Portugal e Bélgica.

No BrasilBetter Than Raw” foi lançado praticamente simultaneamente com a versão europeia pelo selo Paradoxx Music e com uma faixa bônus incluída: “A Game We Sholdn’t Play”. Para a promoção anúncios de páginas inteiras foram publicados nas revistas especializadas e os clipes de “I Can” e “Hey Lord!” foram veiculados na MTV Brasil, principalmente por que o Helloween faria sua segunda visita ao Brasil ainda em 1998, realizando quatro apresentações, algumas ao lado do Iron Maiden. Meu CD eu comprei em junho de 1998 na Hellion, que ficava na Galeria do Rock.

Better Than Raw” conseguiu manter o padrão dos dois discos anteriores, que era o principal objetivo do Helloween. O álbum possui composições marcantes como “I Can” e “Revelation”, além da curiosa e cativante “Lavdate Dominum“. É um item obrigatório para qualquer coleção de power metal que se preze e nossa sugestão especial de Dia das Bruxas para vocês, leitores. Pois quando se trata de abóboras não existe uma opção melhor que esse gigante da música pesada alemã. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 14 de abril de 1998.

Selo: Castle Communications/Raw Power (Europa); Paradoxx (Brasil); Victor (Japão).

Produção: Tommy Hansen e Helloween.

Singles:

  • “I Can” em Abril de 1998;
  • “Hey Lord!” em junho de 1998.

Tracklist:

1.”Deliberately Limited Preliminary Prelude in Z”                  

2.”Push”   

3.”Falling Higher”     

4.”Hey Lord!”   

5.”Don’t Spit on My Mind”        

6.”Revelation”  

7.”Time”  

8.”I Can”

9.”A Handful of Pain”        

10.”Lavdate Dominum”     

11.”Midnight Sun”

Helloween:

Andi Deris – lead and backing vocals

Michael Weikath – guitar, backing vocals

Roland Grapow – guitar, backing vocals

Markus Grosskopf – bass, backing vocals

Uli Kusch – drums, backing vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)