“No ápice da popularidade”

Como vocês já se acostumaram a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje em especial temos um dos discos mais importantes já gravados dentro do universo da música pesada, pois estamos falando do icônico álbum “Screaming for Vengeance” do grande Judas Priest.

Screaming for Vengeance” é o oitavo álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Judas Priest e foi lançado em 17 de julho de 1982 pela gravadora Columbia Records. O trabalho foi  gravado no Ibiza Sound Studios, Ibiza, na Espanha e no Beejay Studios, Miami, no estado da Flórida, Estados Unidos. A produção foi de responsabilidade de Tom Allom.

O Judas Priest ao se preparar para produzir “Screaming for Vengeance” tinha dois horizontes a seguir, porém distintos e de difícil associação. O primeiro era se popularizar ainda mais e conquistar definitivamente o imprevisível mercado norte americano. A banda era conhecida, mas não tinha ainda emplacado um hit para aumentar seu público cativo. E o segundo objetivo era criar um álbum que abrangesse as melhores qualidades de se seus dois trabalhos anteriores. O desafio era mixar o peso e som cru de “British Steel” de 1980, com a técnica e a maturidade de “Point of Entry” de 1981. E foi exatamente o que os ingleses conseguiram ao gravar “Screaming for Vengeance”, considerado uma obra prima do metal, é o favorito de muitos fãs e olha que em meio a tantos trabalhos muito acima da média, é um fato a se considerar.

Se musicalmente o resultado foi plenamente alcançado, aquele desejo de colocar o nome do Judas Priest ainda mais no topo veio consequentemente, inclusive no então desejado mercado americano. O sonhado hit chegou com o corte “You’ve Got Another Thing Comin'”, a canção mais popular do Judas em território ianque por muito tempo, se não for até os dias de hoje. O número de fãs cresceu de maneira mito significativa e garantiu que o nome do Judas Priest fosse sinônimo de sucesso por onde fosse agendada uma apresentação.

Screaming for Vengeance” gerou dois singles: o hit “You’ve Got Another Thing Comin’“, que chegou as lojas de discos em 6 de agosto de 1982 e a power balad “(Take These) Chains” – um cover de Bob Halligan, Jr. – que foi lançada em 15 de outubro de 1982. “You’ve Got Another Thing Comin’” frequentou as rádios e impulsionou as vendas do LP, que chegou na ótima décima sétima posição na concorrida parada Billboard 200. Outras colocações de destaque em importantes charts foram obtidas na German Albums com a posição número 23; posição número 14 na Swedish Albums e o décimo primeiro lugar na UK Albums. “Screaming for Vengeance” foi certificado com o disco PLATINA no Canadá ao ultrapassar a marca de 100 mil discos vendidos, mas o grande resultado em vendas veio mesmo do mercado americano, onde o trabalho superou a os DOIS milhões de discos vendidos (sendo certificado nos EUA com dupla PLATINA).

Para promover o disco, além de chamadas em revistas especializadas, o Judas Priest iniciou uma grande tour com mais de cem apresentações, focando a princípio o território americano e o Canadá entre o período de 26 de agosto de 1982 e 20 de fevereiro de 1983, encerrando o giro em Honolulu. A banda retorna aos palcos antes da etapa europeia pra participar de um evento muito importante, o gigante US Festival 1983 ao lado de nomes como Van Halen, Scorpions, Ozzy Osbourne, Quiet Riot, Triumph e Motley Crue no dia 29 de maio de 1983 em San Bernardino na Califórnia. Em 12 de dezembro de 1983 o Judas Priest se apresenta em Newcastle, na Inglaterra, iniciando uma séria de dez shows no Reino Unido – sendo nove na terra da rainha e um show na Escócia. Dentro dessa faze a banda toca no festival Rock Pop in Concert 1983, na Alemanha em 18 de dezembro. A muito bem sucedida tour finalmente tem sua data final em 6 de dezembro de 1984.

Screaming for Vengeance” foi lançado no Brasil ainda em 1982 pelo selo CBS. Com ótima distribuição era possível encontra-lo em versão LP ou K7 em qualquer loja de discos ou nos grandes magazines como o Jumbo, por exemplo. O vídeo clipe de “You’ve Got Another Thing Comin’” chegou se exibido no Som Pop da TV Cultura-SP, assim como o programa Realce, o carioca, que era exibido na TV Record-RJ em meados dos anos 80. Minha cópia foi comprada em 7 de outubro de 1983 justamente em um magazine, o Mappin no centro de Sampa.

A relevância deste LP extrapola o estilo musical abraçado pelo Judas Priest. O álbum abriu portas em mercados ainda pouco explorados, trouxe um incontável número de novos fãs e influenciou diversas bandas em diversos lugares do planeta. O Judas Priest definitivamente assinaria seu nome dentro da história do Heavy Metal, sendo reconhecido como um dos seus representantes mais importantes de todos os tempos. “Screaming for Vengeance” possuí clássicos absolutos como a própria faixa título, a intro “The Hellion“, “Electric Eye“, “Riding on the Wind“, “Bloodstone“, além do hit “You’ve Got Another Thing Comin’“.  Simplesmente uma obra prima. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 17 de julho de 1982.

Selo: Columbia (EUA); CBS (Brasil).

Produção: Tom Allom.

Singles:

“You’ve Got Another Thing Comin'” lançado em 6 de agosto de 1982;

“(Take These) Chains” lançado em 15 de outubro de 1982.

Certificações:

– Nos Estados Unidos, duplo disco de Platina (+2.000 000);

– No Canadá, disco de Platina (+100 000).

Judas Priest:

Rob Halford – vocals

Glenn Tipton – guitars

K K Downing – guitars

Ian Hill – bass

Dave Holland – drums

Lado A:

1.”The Hellion” (Instrumental)   

2.”Electric Eye”

3.”Riding on the Wind”     

4.”Bloodstone” 

5.”(Take These) Chains”

6.”Pain and Pleasure”

Lado B:

1.”Screaming for Vengeance”     

2.”You’ve Got Another Thing Comin'”        

3.”Fever” 

4.”Devil’s Child”

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)