Mudança definitiva

Como vocês bem sabem a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Megadeth, “Youthanasia“.

Youthanasia” é o sexto álbum de estúdio da banda de thrash/heavy metal americana Megadeth e foi lançado no dia 1 de novembro de 1994 pela gravadora Capitol Records. O trabalho foi gravado no Fat Planeta at Hangar 18, Phoenix, Arizona, com a produção de Max Norman e Dave Mustaine.

Para construir “Youthanasia” o líder do Megadeth, Dave Mustaine, tinha como ideia principal dar continuidade as mudanças no teor musical que o Megadeth iniciou com o álbum “Countdown to Extinction” de 1992. Para Dave sua banda estava em franca evolução ao deixar o estilo thrash metal em direção ao metal mais tradicional. O enorme sucesso de crítica e principalmente comercial do trabalho anterior dava total aval para que suas composições caminhassem rumo a tipos diferentes de abordagens. Apesar da banda contar com a formação considerada pelos fãs como sendo um dream team pelo terceiro disco seguido, Dave Mustaine não abriu mão do total controle criativo durante o período de produção. Nem mesmo a presença do famoso produtor Max Norman (que foi responsável por ótimos trabalhos com Ozzy Osbourne) mudou a situação, tanto que s gravações que a princípio seriam em Los Angeles, ocorrerem em Phoenix, onde a maioria da banda (e principalmente Dave) residia na época.

Youthanasia” proporcionou dois singles, ambos de sucesso, sendo eles: “Train of Consequences“, lançado em 10 de novembro de 1994 com um clipe produzido e a balada “A Tout le Monde“, que também ganhou um clipe oficial, e foi lançado em 13 de fevereiro de 1995. “Train of Consequences” obteve a posição número 29 no chart Billboard Mainstream Rock Tracks e a posição número 22 no UK Singles Chart. Já “A Tout le Monde” foi número 31 no Billboard Mainstream Rock Track. Ambos os clipes tiveram ótima visibilidade na MTV americana. Já o álbum “Youthanasia” também escalou ótimas posições nas paradas como a décima primeira na japonesa Oricon; número 11 na canadense RPM100;  posição 13 na German Albums; número 6 na UK Albums e na concorrida Billboard 200, a posição número 4. O sucesso nas paradas refletiu com certificação com o disco de OURO na Finlândia, mais de 20 mil cópias vendidas, PRATA no Reino Unido, mais de 60 mil discos vendidos, e PLATINA no Canadá, mais de 100 mil discos vendidos e Estados Unidos onde superou a marca de UM milhão de discos comercializados.

A tour promocional, que contou com mais de noventa apresentações, teve seu início no dia 25 de outubro de 1994 em Nova York e cobriu grande parte do território norte americano. O Megadeth também visitou países como o Canadá, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França, Japão e Suíça. Mas essa tour em particular marcou o início de um verdadeiro caso de amor entre a banda e o público sul americano durante as visitas ao Brasil, Argentina e Chile. Mesmo tendo passado ainda em 1994 por esses países latinos, a banda retornaria no ano de 1995 para mais shows solo e também se apresentar na edição do festival Monsters of Rock, dia 2 de setembro na nossa terrinha e dia 9 no país Hermano, sendo esse o show de encerramento do longo giro.

?

 “Youthanasia” foi um sucesso de vendas aqui no Brasil também com a faixa “A Tout le Monde” sendo super executada pelas rádios rock na época. Os dois clipes também tiveram ótima visibilidade na MTV Brasil –  com “A Tout le Monde” inclusive participando da parada diária do canal, o Disk MTV, algumas vezes. Minha cópia foi comprada em 13 de novembro de 1994, na Woodstock Discos.

Em resumo se trata de um excelente trabalho de Mustaine e companhia. Em “Youthanasia” o Megadeth deixaria o passado, calcado no thrash até o final dos anos 80, definitivamente para trás e expandiria seus horizontes, sendo que algumas vezes até passando da conta como bem sabemos, mas sem nunca perder seu prestigio. Faixas como “Train of Consequences” e “Elysian Fields” trouxeram elementos diferentes bem aceitos pelo público menos radical e “A Tout le Monde” conquistou fãs ainda não explorados. Mas a velocidade e peso continuaram presentes em alguns cortes como “Victory” e “Reckoning Day“, respectivamente, o que dava ao Megadeth uma ótima gama de armas para serem apresentadas nos seus shows ao vivo. Até a próxima sugestão.

Dados:

Lançamento: 1 de novembro de 1994.

Selo: Capitol (EUA), EMI (Brasil)

Produção: Max Norman e Dave Mustaine

Singles:

Train of Consequences” lançado em 10 de novembro de 1994;

A Tout le Mondelançado em 13 de fevereiro de 1995.

Certificações:

– Nos Estados Unidos, Platina (+ 1.000,000);

– No Canadá, Platina (+ 100,000);

– No Reino Unido, Prata (+ 60,000);

– Na Finlândia, Ouro (+ 20,000).

Megadeth:

Dave Mustaine – vocals, rhythm guitar, lead guitar

David Ellefson – bass guitar

Marty Friedman – lead guitar on all tracks, rhythm guitar

Nick Menza – drums

Additional musicians:

Jimmie Wood – harmonica on “Train of Consequences” and “Elysian Fields”

Tracklist:

1.”Reckoning Day”   

2.”Train of Consequences”

3.”Addicted to Chaos”        

4.”A Tout le Monde”

5.”Elysian Fields”      

6.”The Killing Road”

7.”Blood of Heroes”  

8.”Family Tree”

9.”Youthanasia”         

10.”I Thought I Knew It All”      

11.”Black Curtains”  

12.”Victory”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)