Uma nova grande fase do Madman

Como vocês bem sabem a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Ozzy Osbourne, “No More Tears”.

No More Tears” é o sexto álbum solo de estúdio do vocalista inglês de heavy metal Ozzy Osbourne e foi lançado no dia 17 de setembro de 1991 pelo selo Epic. O trabalho foi gravado no A&M Studios e no Devonshire Studios, em Los Angeles na Califórnia. A produção ficou sob a responsabilidade de Duane Baron e John Purdell.

Pra construir “No More Tears” o cantor contou com uma grande participação do guitarrista Zakk Wylde, além de um amigo muito especial, a lenda Lemmy Kilmister, líder do cultuado Motörhead. Lemmy escreveu naquele período seis letras para serem utilizadas no trabalho, mas apenas quatro foram utilizadas nas faixas “I Don’t Want to Change the World”, “Mama, I’m Coming Home”, “Desire” e “Hellraiser” (que inclusive foi gravada também pelo Motörhead). Ainda falando de participações, o conhecido baixista Bob Daisley gravou as partes do baixo e contribuiu nas músicas, mas quem aparece na contra capa na foto da banda é Mike Inez, que apesar de ter contribuído na faixa título, não gravou nem uma nota no lançamento original do álbum.

No More Tears” proporcionou cinco singles de sucesso, sendo eles: “No More Tears“, a faixa título, que obtive posições nas paradas Mainstream Rock (número 10), UK Singles Chart (número 32) e Billboard Hot 100 (número 71); “Mama, I’m Coming Home” que foi número 2 na Mainstream Rock, posição número 46 na UK Singles Chart e número 28 na Billboard Hot 100; já “Time After Time“, “Road to Nowhere” e “Mr. Tinkertrain” conseguiram posições no chart Mainstream Rock, sendo respectivamente número 6, 3 e 34. Todos os singles também receberam a produção de vídeos clipes com ótima veiculação nas MTV’s pelo mundo a fora. O disco “No More Tears” ingressou em paradas importantes como a Billboard 200 na posição número 7, UK Albums Chart no número 17, RPM100 Albums na posição 17 e German Albums Chart, posição 24. O LP junto com “Blizzard of Ozz” de 1980 é um dos dois álbuns solo mais vendidos de Ozzy Osbourne na América do Norte. Ele foi certificado com platina quádrupla nos EUA, superando os quatro milhões de discos vendidos, além de ser certificado também no Canadá com disco de platina (+200 mil discos vendidos), disco de ouro no Japão (+100 mil discos vendidos) e disco de ouro na Austrália (+35 mil discos vendidos), entre outros países.

A revista Loudwire classificou o álbum em 22º em sua lista “Top 90 dos álbuns de Hard Rock + Metal dos anos 90“. Já a Ultimate Classic Rock colocou “No More Tears” em sua lista “Top 100 90’s Rock Albums“.

Minha cópia – um LP nacional lançado pela Sony sem encarte interno – foi comprada em 13 de novembro de 1991, na Woodstock Discos. “No More Tears” foi um sucesso de vendas aqui no Brasil também com a faixa título sendo super executada pelas rádios rock na época. Todos os clipes também tiveram ótima visibilidade na MTV Brasil –  o da faixa título do álbum inclusive participando da parada diária do canal, o Disk MTV, algumas vezes – e o Madman reforçou e muito sua legião de fãs aqui por nossas paradas durante essa nova grande fase em sua carreira.

Tá ai mais uma dica perfeita. Ozzy lançou um grande disco, cheio de hits inspirados e até então o seu álbum mais bem produzido.  Desde “Mr. Tinkertrain” até “Road to Nowhere” é faixa em cima de faixa que cativam o ouvinte. Um disco com o selo de clássico do Madman sem dúvida alguma. Até a próxima sugestão.

Dados:

Lançamento: 13 de novembro de 1991.

Selo: Epic (EUA), Sony (Brasil)

Produção: Duane Baron e John Purdell.

Singles:

No More Tears”/ “S.I.N.” em junho de 1991.

Mama, I’m Coming Home”/”Don’t Blame Me” em março de 1992.

Certificações:

– Nos Estados Unidos, 4x Platina (+ 4.000,000);

– No Canadá, Platina (+ 100,000);

– No Japão, Ouro (+ 100,000);

– Na Austrália, Ouro (+ 35,000).

Músicos:

Ozzy Osbourne – vocals

Zakk Wylde – guitars

Randy Castillo – drums

John Sinclair – keyboards

Bob Daisley – bass

Michael Inez – (did not play on record)

Lado A:

1.”Mr. Tinkertrain”                    

2.”I Don’t Want to Change the World”         

3.”Mama, I’m Coming Home”           

4.”Desire”                            

5.”No More Tears”

Lado B:

1.”S.I.N.”

2.”Hellraiser”                                  

3.”Time After Time”        

4.”Zombie Stomp”                      

5.”A.V.H.”              

6.”Road to Nowhere”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)