“Estreia quase perfeita

Hora da nossa sugestão e sempre lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Queensrÿche, “The Warning”.

The Warning” é o primeiro álbum de estúdio da banda de heavy/prog metal americana Queensrÿche, e foi lançado em 7 de setembro de 1984 pelo selo EMI America. As gravações ocorreram no Angel Recording Studios, no Audio International Studios, no Abbey Road Studios e Mayfair Studios, todos situados em Londres no Reino Unido. A produção foi de responsabilidade de James Guthrie.

O Queensrÿche escreveu o material para seu disco de estreia, “The Warning”, durante sua turnê de divulgação do EP “Queensrÿche”, lançado em 1983, se inspirado em eventos mundiais contemporâneos e no romance escrito em 1949 de George Orwell, intitulado ‘Nineteen Eighty-Four’ ou ‘1984. A escolha pelo produtor James Guthrie foi da gravadora, graças ao seu currículo com nomes do naipe de Pink Floyd. Porém foi um tiro que saiu pela culatra, pois o responsável pela mixagem, Val Garay, se mostrou um inapto para realizar o trabalho para um disco de heavy metal. Ele literalmente ‘sumiu’ com o som das guitarras, priorizando o baixo, o que deixou o resultado final muito longe do esperado, principalmente para um álbum de heavy metal. Em uma entrevista concedida em 1988 o vocalista Geoff Tate explicou a insatisfação da banda com a mixagem do álbum: ‘O cara que mixou o álbum não tinha ideia do que era o Queensrÿche. Ele nunca ouviu hard rock e não aceitou a opinião de ninguém da banda. Ele apenas misturou de acordo com como ele pensava. Ninguém na banda poderia ouvir aquele disco. Todos nós odiamos’.

“The Warning” rendeu dois singles: “Warning“, lançado em setembro de 1984 e “Take Hold of the Flame” em dezembro de 1984. O corte “Take Hold of the Flame” foi um sucesso internacional, especialmente no Japão, principalmente graças ao vídeo clipe produzido para promover a faixa. O álbum “The Warning” obteve boas colocações em paradas como Swedish Albums Chart, na posição número 42; Billboard 200 na posição número 61; número 91 na canadense RPM Top 100 Albums e número 100 na UK Albums Chart. O trabalho foi certificado com o disco de OURO em sua terra natal com vendas superiores as 500 mil cópias.

A ‘The Warning Tour’ começou em 4 de agosto de 1984 na cidade de Tóquio, Japão e se estendeu por mais de 120 datas (algumas delas abrindo giros muitos famosos de grandes bandas como o Kiss em sua ‘Animalize Tour’; Iron Maiden em sua ‘World Slavery Tour’; Dio em sua ‘The Last in Line tour 1984’ e Accept em sua ‘Metal Heart tour’). Durante esse período visitam além de diversos estados americanos países como Canadá, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra, Holanda, Alemanha, França, Bélgica, Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. O giro se encerra em 14 de julho de 1985 em San Diego.

No Brasil “The Warning” foi lançado pela gravadora EMI-Odeon fazendo parte da cultuada série ‘Heavy Metal Attack’, ao lado de nomes como Iron Maiden, Helix, W.A.S.P., Icon e Great White e por isso em sua capa da edição brazuca, contém o famoso selo da série impresso. O clipe de “Take Hold of the Flame” passou várias vezes em programa como o Som Pop da TV Cultura-SP, o Realce da TV Gazeta-SP e o Super Special da TV Bandeirantes-SP. Minha cópia em LP foi comprada em 12 de fevereiro de 1985 na loja não especializada São Bento Discos no centrão de Sampa, com direito a encarte interno e panfleto de propaganda da já citada serie Heavy Metal Attack.

Esse disco só não perfeito, por que as guitarras estão muito baixas em relação aos demais instrumentos e vocal. È um pecado o que o sujeito fez com a mixagem desse álbum, mas nem por isso ele é menos clássico. Aqui estava nascendo uma das bandas mais criativas dentro do universo da música pesada e futuro provou isso. Faixas como “En Force”, “Roads to Madness”, “Child of Fire”, “Before the Storm” e principalmente o hit “Take Hold of the Flame” são verdadeiros hinos para os fãs da boa música. Os links estão a disposição como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 7 de setembro de 1984.

Selo: EMI America (EUA); EMI-Odeon (Brasil).

Produção: James Guthrie.

Singles:

Warning“, em setembro de 1984;

Take Hold of the Flame“, em dezembro de 1984.

Certificações:

– No EUA, disco de OURO (+ 500.000).

Queensrÿche:

Geoff Tate – lead vocals

Chris DeGarmo – guitar, background vocals

Michael Wilton – guitar, background vocals

Eddie Jackson – bass

Scott Rockenfield – drums

Additional musicians:

Michael Kamen – orchestral arrangement

Lado A:

1.”Warning”      

2.”En Force”     

3.”Deliverance”

4.”No Sanctuary”       

5.”N M 156″

Lado B:

1.”Take Hold of the Flame”        

2.”Before the Storm”

3.”Child of Fire”        

4.”Roads to Madness”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)