Mais que uma coletânea

Nada melhor que começar a semana com boa música. E dica é com a gente mesmo, já sabe. E como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o CD do Rage, 10 Years in Rage: The Anniversary Album.

“10 Years in Rage: The Anniversary Album” é o oitavo álbum completo gravado pela banda alemã de speed metal, Rage e foi lançado em 28 de setembro de 1994 pelo selo Noise. O trabalho foi realizado entre junho e julho de 94 no R.A.S.H. Studio e T&T Studio, Gelsenkirchen, Alemanha. A produção foi de responsabilidade de Sven Conquest e a masterização de Eberhard Köhler.

O Rage ganhou muita popularidade com seu álbum de 1992 chamado “Trapped!”, atingindo as paradas especializadas em todo o mundo. Como resultado, a banda realizou pela primeira vez uma turnê no Japão. Seu sucesso se repetiu em 1993 com o lançamento de “The Missing Link“. Este álbum acabou se tornando um dos mais influentes e bem-sucedidos desta época, e é considerado um dos melhores da banda. No início de 1994, o guitarrista Manni Schmidt deixou a banda e Peavy Wagner monta uma nova formação com Sven Fischer e o irmão do baterista Chris Efthimiadis, Spiros. Peavy apostava que duas guitarras dariam mais poder a sua música e o teste foi o disco “10 Years in Rage: The Anniversary Album”.

Ao entrar no ano de 1994 o Rage passou a trabalhar em um álbum comemorativo para seus dez anos de existência. Esse trabalho marcaria a despedida da banda de seu velho selo, a Noise, que praticamente ignorou a promoção do disco. No mesmo ano o Rage assina com a gravadora Gun Records e em 95 lança o álbum inovador “Black in Mind“, seguido por uma turnê mundial e consolidando seu sucesso.

10 Years in Rage: The Anniversary Album” é muito especial, pois contém material inédito, clássicos da banda e a regravação da música “Prayers of Steel“, de seu primeiro álbum quando ainda se chamava Avenger. Outra faixa de destaque é o medley intitulado “The Blow in a Row“, que traz trechos interligados de vários grandes hits do Rage. O CD conta com a participação especial de todos os músicos que um dia integraram a banda alemã. Em 2002 “10 Years in Rage: The Anniversary Album” foi remasterizado e relançado assim como os outros títulos da banda, que pertenciam ao catálogo da Noise, em uma parceria com a gravadora Sanctuary, e incluindo várias faixas bônus.

No Brasil o Rage tinha uma boa popularidade entre os fãs que acompanhavam as bandas europeias desde os anos 80 e teve seu disco de estreia, “Prayers of Steel” – como eu já citei, a banda se chamava inicialmente Avenger – lançado em edição nacional. Durante os meados dos anos 90, só comprando CDs importados mesmo para se ter acesso a discografia dos alemães, isso até o ano de 2002. Nesse ano a Noise relançou os oito álbuns do Rage, que pertenciam ao seu catálogo e com uma vantagem, todos recheados de bônus. E a Century Media, com uma ampla divulgação em revistas especializadas, colocou a disposição dos fãs brazucas essa preciosidades. Minha cópia de “10 Years in Rage: The Anniversary Album” – assim como vários outros títulos da banda – eu comprei em março de 2003, na loja Moria, que se localizava na Galeria do Rock.

10 Years in Rage: The Anniversary Album” ao contrário que alguns bangers mais desavisados chegaram a pensar, não é uma simples coletânea. As inéditas e o fantástico medley comprovam isso e a versão de 2002 é muito especial por contar com cinco bônus, sendo um inédito. Se você não tem vale muito a pena garimpar sua cópia. Os links estão no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 28 de setembro de 1994.

Selo: Noise (EU); Century Media (Brasil).

Produção: Sven Conquest.

Rage:

Peter “Peavy” Wagner – vocals, bass

Sven Fischer – guitars

Spiros Efthimiadis – guitars

Chris Efthimiadis – drums

 

Additional musicians:

Jochen Schroeder, Rudy Graf, Manni Schmidt, Thomas Grüning, Alf Meyerratken – guitars

Jörg Michael – drums

Tracklist:

1.”Vertigo”

2.”She Killed and Smiled”        

3.”Destination Day”       

4.”Take My Blood”         

5.”No Sign of Life”          

6.”Submission”    

7.”The Unknown”

8.”Dangerous Heritage”           

9.”Prayers of Steel ’94”

10.”The Blow in a Row” (Consists of parts from the songs: “Execution Guaranteed”, “Suicide”, “Down by Law”, “Don’t Fear the Winter”, “Invisible Horizons”, “Waiting for the Moon”, “Enough is Enough”, “Solitary Man” and “Nevermore”)         

 

Remastered CD edition bonus tracks

  1. “Brainsucker”       
  2. “On the Edge” (live)
  3. “Solitary Man” (live)
  4. “Enough Is Enough” (live)
  5. “From the Underworld” (live, previously unreleased)

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)