Ratt n’ Roll.

Fim de semana chegando e a oportunidade de conferir outro grande disco, que também completou 35 anos recentemente. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Ratt, Invasion of Your Privacy.

Invasion of Your Privacy” é o segundo álbum da banda americana de heavy/hard Ratt, que foi lançado em 13 de junho de 1985 e contou com os singles de grande sucesso como “Lay It Down“, “You’re in Love“. O conceituado produtor Beau Hill foi o responsável pelo disco, que foi gravado no Studio Rumbo Recorders, Canoga Park, California e no Atlantic Studios, em Nova York.

Depois de um EP e um ótimo disco de estreia, “Out of the Cellar” (1984), o Ratt apostava alto em um novo trabalho na intenção de superar as marcas nas paradas e nas vendas. “Invasion of Your Privacy” alcançou a mesma posição de seu antecessor na parada Billboard 200, a sétima posição, e conseguiu ingressar com sucesso na RPM 100 Albums do Canadá na posição 36 e na UK Albums Chart no número 50. O trabalho vendeu um pouco menos em relação ao primeiro LP, mas chegou a dupla platina com mais de dois milhões de discos vendidos só nos EUA.

Musicalmente falando “Invasion of Your Privacy” recebeu elogios por parte da crítica e foi abraçado pelos fãs, que assim como os músicos, denominavam o som da banda de ‘Ratt n’ Roll’. Mas o que realmente chamava a atenção eram os impressionantes solos de guitarra da dupla DeMartini e Crosby, dois grandes guitarristas, e as letras de duplo sentido. Por esse motivo e ao colocar em sua capa a modelo Marianne Gravatte, o Ratt chamou a atenção da P.M.R.C. (Parents Music Resource Center), uma organização liderada por Tipper Gore, esposa de Al Gore na época senador americano. Na prática se tratava de um comitê americano formado em 1985 com o objetivo inicial de aumentar o controle dos pais sobre o acesso das crianças à música considerada violenta, o uso de drogas ou a conotação sexual através da rotulagem com o selo ‘Parental Advisory’. “Invasion of Your Privacy” recebeu esse ‘selo de qualidade’ por seu conteúdo ser considerado inadequado. Mas se era para proibir, acabou fazendo escola, pois usar uma bela modelo feminina na capa de um álbum mais tarde se tornou uma tendência copiada por muitas bandas, como por exemplo: Great White, Slaughter, Firehouse entre outras. A playmate Marianne Gravatte também participou do clipe de “Lay It Down“.

A banda excursionou extensivamente nos Estados Unidos e Japão, onde era extremamente popular, dividindo palco com artistas como Bon Jovi, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Em agosto de 1985 o Ratt tocou no festival Monsters of Rock em Castle Donington, Inglaterra, junto com o ZZ Top, Bon Jovi, Metallica e Magnum.

Três singles foram lançados sendo que o de “What You Give Is What You Get“/”Between the Eyes“, apenas no Japão. Já “Lay It Down” e “You’re in Love“, fizeram grande sucesso nas rádios e principalmente na MTV americana, com seus respectivos clipes tendo boa rotatividade. “You’re in Love” tem imagens das performances da banda no Hirsch Memorial Coliseum em Shreveport, Louisiana e no Coliseu da Costa do Mississippi, em Biloxi, Mississippi. Ambos figuraram com boas posições nas paradas Billboard Hot 100 e UK Singles Chart.

No Brasil os clipes do Ratt tiveram muito boa divulgação em programas especializados como o Realce da TV Gazeta-SP e Super Special da TV Bandeirantes-SP. “Invasion of Your Privacy” foi lançado aqui pouco tempo após a edição americana, porém sem o encarte interno com as letras via WEA Discos. Comprei minha cópia na Musicanto Discos em 14 de março de 1986.

Os primeiros álbuns do Ratt ofereciam uma combinação perfeita de heavy e hard, com muita melodia associada a rifes matadores e “Invasion of Your Privacy“, para muitos fãs, foi o ponto alto da banda. Vale a pena conferir esse ótimo trabalho, que como já dissemos, completou 35 anos recentemente. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 13 de junho de 1985.

Selo: Atlantic (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Beau Hill.

Singles:

  • Lay It Down” / “Got Me on the Line” em 3 de Junho 1985;
  • You’re in Love” / “Between the Eyes” em agosto de 1985;
  • What You Give Is What You Get” / “Between the Eyes” em janeiro de 1986 (só no Japão).

Certificações:

EUA: 2x disco de Platina (+ 2.000.000 cópias).

Ratt:

Stephen Pearcy – lead vocals

Robbin Crosby – lead guitar, backing vocals

Warren DeMartini – lead guitar, backing vocals

Juan Croucier – bass guitar, backing vocals

Bobby Blotzer – drums, percussion

Lado A

1.”You’re in Love”   

2.”Never Use Love” 

3.”Lay It Down”        

4.”Give It All”  

5.”Closer to My Heart”     

Lado B

1.”Between the Eyes”        

2.”What You Give Is What You Get

3.”Got Me on the Line”     

4.”You Should Know by Now”  

5.”Dangerous but Worth the Risk