“Um autêntico registro do Hard do início dos anos 90”

Final de semana chegando e isso significa que é hora de uma nova sugestão aqui no HB. Sempre lembrando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum de estreia da banda  Slaughter, Stick It to Ya, que completou 30 anos no começo desse ano.

Stick It to Ya” é o primeiro álbum de estúdio da banda americana de hard rock Slaughter e foi lançado em 23 de janeiro de 1990 pela gravadora Chrysalis Records. As gravações aconteceram entre os meses de maio e junho de 1989 nos seguintes locais: Red Zone Studios, Studio 55 e Pasha Music House. A produção ficou a cargo dos integrantes da banda Dana Strum e Mark Slaughter.

A modelo que aparece na capa do álbum é a ex-playmate Laurie Ann Carr, que entre 1987 e 1991 foi esposa do já falecido Robbin Crosby, na época guitarrista do Ratt.

Antes de formarem o Slaughter, Mark e Dan fizeram parte da banda do ex-guitarrista do Kiss, Vinnie Vincent, chamada Vinnie Vincent Invasion. Com Vinnie eles gravaram dois discos, “Vinnie Vincent Invasion” de 1986 e “All Systems Go” em 1988. O desejo por trabalhar em um projeto próprio foi determinante para que eles recrutassem o guitarrista Tim Kelly e o baterista Blas Elias e se trancassem no estúdio.

Stick It to Ya” foi muito bem recebido e gerou nada menos que quatro singles/clipes: “Up All Night” lançado em 17 de abril de 90 (número 27 no chart US Hot 100); “Fly to the Angels” em 23 de julho (número 19 no US Hot 100); “Spend My Life” em 4 de dezembro (número 39 no US Hot 100) e “Mad About You” em 2 de abril de 1991. Todos os clipes tiveram ótima rotatividade nas MTV’s pelo mundo. “Stick It to Ya” vendeu mais de 2 milhões de cópias sendo certificado com dupla platina nos Estados Unidos e se tornou um dos maiores álbuns de 1990. O LP também foi indicado para melhor álbum de metal do ano no American Music Awards de 1991.

Para promover “Stick It to Ya“, além dos costumeiros anúncios de página inteira nas revistas especializadas, a banda foi para a estrada ao lado do Winger abrir os shows do Kiss em sua tour intitulada ‘Hot in the Shade’. O primeiro show aconteceu em 9 de abril de 1990 no Texas e se estendeu por mais 120 datas no continente norte americano até 9 de novembro em Nova York. Dentro desse período o Slaughter deu uma escapada e fez dois shows no Inglaterra em 24 e 25 de setembro. Após o longo compromisso com o Kiss, o conjunto iniciou uma nova escalada de apresentações entre 14 de dezembro de 1990 e 10 de agosto de 1991, totalizando mais 87 shows em cinco países.

No Brasil o Slaughter teve ótima divulgação na então recente MTV Brasil, principalmente o clipe “Fly to the Angels”, que chegou a entrar no Top 10 MTV, a parada diária da emissora. O LP foi lançado em meio a uma promoção de um pacote da gravadora EMI intitulado ‘Hard Rock Giants’.  Com o apoio da revista Rock Brigade e da MTV Brasil, o Slaughter figurava ao lado das bandas Saxon, Iron Maiden, Megadeth, Queensryche, Bruce Dickinson, Poison e Great White. A EMI lançou o trabalho sem encarte, mas com ótima distribuição. Meu disco eu comprei na loja Ventania, que não ficava na Galeria do Rock, mas em outra bem próxima, também no centro antigo de Sampa, no dia 18 de agosto de 1990.

Stick It to Ya” tem a cara do hard rock do começo dos 90. Excelentes músicas, produção de primeira e muitas cópias vendidas. O estilo pode ter enfrentado dificuldades nos anos seguintes, mas isso não apaga o sucesso obtido por bandas como Slaughter, que só estava começando e ainda iria lançar álbuns muito bons também com êxito. Os links estão lá no final como de costume. Até a próxima.

  Dados:

Lançamento: 23 de janeiro de 1990.

Selo: Chrysalis (EUA); EMI (Brasil).

Produção: Dana Strum e Mark Slaughter

Singles:

Up All Night/Eye to Eye” em 17 de abril de 1990;

Fly to the Angels/Desperately” em 23 de julho de 1990;

Spend My Life/She Wants More” em 4 de dezembro de 1990;

Mad About You/Up All Night (Live)” em 2 de abril de 1991.

Certificações:

EUA, 2x disco de platina (2.000.000 cópias)

Slaughter:

Mark Slaughter – Lead Vocals, Guitar, and Keyboards

Tim Kelly – Guitar, background vocals

Dana Strum – Bass, background vocals

Blas Elias – Drums, percussion, background vocals

Lado A

1.”Eye to Eye” 

2.”Burning Bridges” 

3.”Up All Night”        

4.”Spend My Life”    

5.”Thinking of June

6.”She Wants More

7.”Fly to the Angels

Lado B

1.”Mad About You” 

2.”That’s Not Enough”      

3.”You Are the One

4.”Gave Me Your Heart” 

5.”Desperately

6.”Loaded Gun

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)