“Um ao vivo para marcar uma época”

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum ao vivo do Stratovarius, Live! Visions of Europe.

“Live! Visions of Europe” é um álbum ao vivo da banda de power metal finlandesa Stratovarius e foi lançado em 7 de Julho de 1998 pela Noise Records. O disco foi gravado em duas datas na Itália e Grécia durante a turnê da banda para seu álbum de grande sucesso chamado “Visions”. A produção ficou a cargo do guitarrista da banda Timo Tolkki.

Visions”, o álbum que proporcionou a tour que deu origem a esse trabalho ao vivo, alcançou a posição número 4 na parada de álbuns finlandesa e permaneceu lá por 23 semanas.  É um álbum conceitual sobre o profeta Nostradamus e é o maior sucesso da banda até hoje.

Live! Visions of Europe” é um álbum especial principalmente para os fãs brasileiros, pois nessa época a banda desfrutava de um enorme prestígio aqui na America do Sul e especialmente no Brasil. Tanto que o Stratovarius veio se apresentar aqui no ano de 1998 com sucesso absoluto.

A ‘Visions Tour’ começou em 16 de maio de 1997 em Tulliklubi, Tampere, Finlândia e se estendeu até 20 de maio de 1998 em Kåren, Turku, também na Finlândia. No total foram 49 shows que abrangeu os seguintes países: Finlândia, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, Grécia, Suíça, Holanda, Bélgica, França, Argentina e Brasil. Estima-se que mais de 160 mil pessoas estiveram presentes nas apresentações da banda.

O CD duplo propriamente dito foi capturado no show do dia 11 de setembro de 1997, na cidade de Milão, Itália e em 14 de setembro de 97 em Atenas na Grécia.

No Brasil o CD foi lançado praticamente quase que simultaneamente com a versão europeia e a argentina.  Aqui em uma parceria da Laser Company e da Rock Brigade Records, o álbum duplo podia ser adquirido pelos fãs por um preço muito camarada. O disco estava presente em todos os vários anúncios promocionais das duas empresas. Na revista Rock Brigade número 141 de maio de 1998, a crítica sobre “Live! Visions of Europe” atribuiu a nota 9 ao trabalho. Meu CD é daquele tempo, comprado na Loja Hellion em agosto de 98.

Live! Visions of Europe” marca a melhor fase do Stratovarius, além de contar com a chamada formação clássica do conjunto, segundo uma grande parte dos fãs. Muitos dos principais hits da banda estão presentes e é um disco que tem que estar na prateleira dos apreciadores do bom power metal gravado ao vivo. Links lá no final, até a próxima.

 

Dados:

Lançamento: 7 de julho de 1998.

Selo: Noise (EU), Rock Brigade/Laser Company (Brasil).

Produção: Timo Tolkki.

Tracklist:

Disc 1

1.Forever Free

2.The Kiss of Judas  

3.Father Time  

4.Distant Skies 

5.Season of Change 

6.Speed of Light       

7.Twilight Symphony

8.Holy Solos     

 Disc 2

1.Visions              

2.Will the Sun Rise? 

3.Forever

4.Black Diamond      

5.Against the Wind   

6.Paradise        

7.Legions

 

Stratovarius:

Timo Kotipelto – lead vocals

Timo Tolkki – guitar, background vocals, record producer

Jens Johansson – keyboards

Jörg Michael – drums

Jari Kainulainen – bass guitar