“Sem abrir mão de expor suas técnicas individuais e criatividade”
Começando outra semana o que significa que é hora de uma nova sugestão. Sempre lembrando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Triumph, Progressions of Power, que completou 40 anos no semestre passado.
“Progressions of Power” é o quarto álbum de estúdio da banda canadense de hard rock Triumph e foi lançado em 25 de março de 1980 via selo Attic. O trabalho foi gravado entre dezembro de 1979 e janeiro de 1980 no Metalworks Studios, Mississauga, Ontário, Canadá e foi produzido pela própria banda.
Após o sucesso do álbum “Just a Game” (1979) o power trio canadense resolveu continuar focando no hard rock com intensidade, mas sem abrir mão de expor suas técnicas individuais e criatividade. Dessa forma “Progressions of Power” manteve o padrão de qualidade bem alto e serviu de ponte para o disco que iria realmente colocar o Triumph em outro patamar de popularidade, o álbum “Allied Forces” de 1981.
“Progressions of Power” alcançou a posição número 32 na parada americana Billboard 200 e o single “I Can Survive” atingiu a 91ª posição na Billboard Hot 100. Já o single “I Live for the Weekend“, embora não tenha feito sucesso no país de origem da banda, se tornou o único single do Triumph a entrar nos charts do Reino Unido, onde atingiu o número 59. Com o sucesso crescente do conjunto durante a primeira metade dos anos 80, o álbum foi relançado em 1985 pela MCA Records. Assim como seus antecessores “Progressions of Power” foi certificado com disco de ouro em sua terra natal.
Para promover “Progressions of Power” o Triumph realizou uma tour que se iniciou no Royal Oak Music Theatre, Royal Oak, Michigan nos EUA em 20 de abril de 1980 e seu termino foi em 26 de novembro de 1980 no Maple Leaf Gardens, Toronto, Canadá. No total foram 36 apresentações entre os EUA, Canadá e Reino Unido.
No Brasil o Triumph começou a se tornar um pouco mais conhecido a partir dos álbuns “Allied Forces” e “Never Surrender”(1982) e consequentemente “Progressions of Power” acabou não sendo editado por aqui. A minha cópia é uma edição original de 1980, importada norte americana com encarte interno. Eu comprei esse álbum em 27 de fevereiro de 1988 na Woodstock Discos.
O Triumph é daquelas bandas que não adianta procurar que você não vai encontrar um disco ruim sequer. “Progressions of Power” pode não estar entre os títulos mais conhecidos dos canadenses, mas é um excelente álbum que merece ser conferido. Os links estão logo lá no final, como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 25 de março de 1980.
Selo: RCA (EUA); Attic (Canadá).
Produção: Triumph.
Singles:
“I Can Survive” em 1980;
“I Live for the Weekend” em 1980.
Certificações:
– Canadá, disco de ouro (+ 50.000 cópias)
Triumph:
Rik Emmett – guitars, Prophet 5 synthesizer, vocals
Gil Moore – drums, percussion, vocals
Michael Levine – bass, keyboards
Lado A
- “I Live For The Weekend“
- “I Can Survive“
- “In The Night“
- “Nature’s Child“
Lado B
- “Woman In Love“
- “Take My Heart“
- “Tear The Roof Off“
- “Fingertalkin‘ (instrumental)”
- “Hard Road“
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)