O álbum que possibilitou a primeira visita de Dee Snider ao Brasil há 35 anos.

Importante reforçar que essa fase ruim e perigosa ainda não acabou. Evite ficar em aglomerações. Se for preciso sair use uma máscara, se proteja. Aguentem firmes e vamos continuar acreditando que isso vai passar. Agora é nossa hora para falar de música.

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Twisted Sister, Stay Hungry.

Stay Hungry” é o terceiro álbum de estúdio da banda americana de heavy metal Twisted Sister, lançado em 10 de maio de 1984. O disco conta com os dois maiores sucessos da banda: “We’re Not Gonna Take It” e “I Wanna Rock“. Além da powerfull ballad, “The Price“.

O disco foi gravado entre os meses de fevereiro e março de 1984 no Studio Record Plant, em Nova York, e mixado no Westlake Audio and Cherokee Studios, em Los Angeles. A produção ficou a cargo de Tom Werman.

O álbum anterior, “You Can’t Stop Rock ‘n’ Roll” (1983), consolidou o Twisted Sister como uma grande banda dos palcos, com shows energéticos e contagiantes. Além disso, o disco obteve números significativos – 500 mil cópias vendidas nos EUA, o número 164 na parada Billboard 200 e No.14 na UK Albums Chart. E por esses motivos a gravadora Atlantic Records acreditava que “Stay Hungry” chegaria mais longe. E chegou mesmo.

O ‘boom’ do heavy metal nas paradas americanas, que começou com o sucesso do Quiet Riot em 1983, catapultou várias bandas ao estrelato e a um novo público, que estava curioso com esse estilo barulhento e que agradava diretamente os mais jovens. E foi nessa esteira que a banda de Dee Snider, se aproveitando do ótimo disco em mãos, foi direto para o topo. “Stay Hungry” vendeu mais de três milhões de cópias só nos EUA, rendeu três singles, que também, se tornaram clipes de enorme sucesso pela MTV americana e por vários países do mundo.

We’re Not Gonna Take It” e “I Wanna Rock” estão entre as duas músicas mais conhecidas do universo da música pesada de todos os tempos, assim como seus respectivos vídeos. Em 2017, a revista Rolling Stone listou “Stay Hungry” no No. 76 em sua lista dos ‘100 Maiores Álbuns de Metal de Todos os Tempos’.

O sucesso do Twisted Sister no Brasil foi significativo. “Stay Hungry” foi lançado no segundo semestre de 1984 via WEA e os clipes de “We’re Not Gonna Take It” e “I Wanna Rock” foram exaustivamente exibidos em todos os programas do gênero como Som Pop, Realce, Super Special, só para citar alguns aqui de São Paulo. A revista Som Três costumeiramente lançava posters gigantes de bandas e o Twisted Sister obviamente teve uma edição publicada. O Rock in Rio em janeiro de 85 chamou atenção de Dee Snider para o Brasil e o vocalista veio conferir de perto como andavam as coisas aqui no final de maio, começo de junho. Em São Paulo hospedado no Caesars Palace Hotel, Dee recebeu tanto a imprensa comum, como a especializada da época, para citar duas a Rock Brigade e a Rock Stars. Depois esteve no Rio onde fez o mesmo e se tornou capa da revista Metal. A promessa era trazer o Twisted Sister em pouco tempo para se apresentar por aqui. Mas não foi bem assim. Se excluirmos o Quiet Riot no mesmo ano, a conturbada visita do Venom e Exciter no final de 1986 e outras poucas bandas sem a mesma expressão logo em seguida, só em 1989 a coisa começaria a engrenar com as passagens do Uriah Heep, Motorhead, Testament, Destruction, Nuclear Assault e Metallica no que se refere a shows internacionais por aqui. O Twisted Sister propriamente dito, só viria mesmo pela primeira vez para um espetáculo em 2009.

Meu LP eu comprei em um sebo lá no centro de São Bernardo do Campo-SP em outubro de 1985. A capa não estava lá essas coisas, mas o vinil ótimo. A intenção era pegar uma cópia melhor em outra oportunidade, mas o tempo passou e mais e mais títulos de outras bandas iam sendo lançados… e acabou que nem mesmo em CD eu comprei outro “Stay Hungry¨ até hoje. E deixa esse ai mesmo que tá muito bom.

Ao completar dias atrás 35 anos da visita de Dee Snider por nossas terras, não podemos dizer que ele estava errado ao afirmar que o Brasil tinha um público pronto para frequentar – e lotar – shows de música pesada em grandes Arenas com frequência e se posicionar definitivamente na rota de inúmeras bandas em suas tours. Só demorou um pouco mais de tempo do que ele previu. Os links dos lendários clipes estão logo ai abaixo como de costume. Agora aproveitem o final de semana, com o volume no 11, seus “SMF’s” e até a próxima.

Dados:

Lançamento: 10 de maio de 1984.

Selo: Atlantic (EUA e Europa); WEA (Brasil).

Produção: Tom Werman.

Singles:

We’re Not Gonna Take It“/”You Can’t Stop Rock ‘n’ Roll” em 27 de abril de 1984;

I Wanna Rock“/”The Kids Are Back” em 3 de outubro de 1984;

The Price“/”S.M.F.” em 5 de dezembro de 1984.

Certificações:

– Nos EUA: 3x Platina (+3.000.000);

– No Canadá: 5x Platina (+500.000);

– Na Austrália: Platina (+70.000);

– Na Suécia: Platina (+40.000).

Twisted Sister:

Dee Snider – lead vocals

Eddie “Fingers” Ojeda – lead guitar, backing vocals

Jay Jay French – rhythm guitar, backing vocals

Mark “The Animal” Mendoza – bass, backing vocals

A.J.Pero – drums, percussion

Lado A:

1.”Stay Hungry”   

2.”We’re Not Gonna Take It”  

3.”Burn in Hell”   

4.”Horror-Teria (The Beginning)”

a) Captain Howdy

b) Street Justice

Lado B:

1.”I Wanna Rock

2.”The Price”        

3.”Don’t Let Me Down

4.”The Beast”       

5.”S.M.F.”