Um novo começo sem o Accept.

É nosso principal desejo que todos os familiares dos nossos leitores estejam bem. Aguentem firmes, temos que continuar acreditando que isso vai passar e nossas vidas irão voltar ao normal. Agora, vamos falar de música.

Como já é de praxe, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje vem com o vocalista Udo Dirkschneider e seu primeiro disco solo, Animal House.

“Animal House” é o primeiro álbum da banda chamada de U.D.O., após a partida de Udo Dirkschneider do Accept. Foi gravado entre agosto e outubro de 1987 no Dierks Studios, Colônia, na então Alemanha Ocidental e foi lançado em 3 de novembro do mesmo ano.

Após as gravações do disco do Accept, “Russian Roulette” em meados de 1986, Udo comunicou a banda que iria deixar o conjunto. Em uma situação rara, a separação foi conduzida de forma amistosa, tanto que as músicas de “Animal House” foram criadas pelo próprio Accept. Especulava-se que a cordialidade do grupo se devia ao fato de que um plano já existia para o Accept mudar um pouco seu direcionamento musical e que as faixas trabalhadas para “Animal House” não iriam mesmo se encaixar em uma proposta futura. A escolha de David Reece para o posto de Udo é uma prova que essa teoria não era um absurdo. E se compararmos o disco de estreia da carreira solo de Udo, com o LP “Eat the Heat”, lançado em 1989 pelo Accept, tudo fica mais claro ainda. Udo Dirkschneider voltaria ao Accept só em 1993 no álbum “Objection Overruled”.

Musicalmente falando “Animal House” é o mais puro heavy metal calcado nas origens do Accept. Os dois ex-membros do Warlock, o guitarrista Peter Szigeti e o baixista Frank Rittel, se mostravam bastante animados pela possibilidade de trabalhar ao lado de Udo. E este estava completamente a vontade com os temas, como em seus tempos de Accept. Ele mostrava sua gama vocal de forma energética, desde sua marca registrada com a voz nasalmente rosnada e até vocais mais simples, porém interessantes e limpos.

“Animal House” recebeu uma boa atenção por parte da gravadora RCA. Um single foi lançado para a faixa “They Want War” e um clipe foi produzido para a mesma faixa. Mas um LP cru e ríspido como esse obviamente não teria sucesso nos ‘charts‘ mais comerciais e as posições mais significativas acabaram sendo obtidas na Suécia, com o número 41 entre os LPs e na Alemanha Ocidental com a posição 45 entre os singles com “They Want War“. Para a divulgação na estrada, U.D.O. realizou open-act para as bandas Guns N ‘Roses, Lita Ford e Zodiac Mindwarp.

No Brasil “Animal House” foi lançado via BMG com selo da RCA durante o ano de 1988. A divulgação contou com anúncios em revistas de cunho musical onde à chamada era: “Abra essa jaula e solte essas feras”, em uma alusão a capa do disco onde os membros da banda estão em uma espécie de jaula. A Revista Metal, sediada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, realizou uma promoção em conjunto com a gravadora BMG e sorteou 200 LPs entre seus leitores. Tive a sorte de ganhar um. O clipe de “They Want War” foi pouquíssimo divulgado mesmo nos programas de clipes televisivos que davam espaço para bandas pesadas naquela época.

É bem verdade que Udo com o passar dos anos aprimorou seus discos e lançou trabalhos muito superiores a esse, como “Holy” e “Faceless World” só para citar dois exemplos. Mas tudo começou com “Animal House” e acredite, foi um ótimo começo. Hoje, além de como de costume convidar o leitor para conferir os links logo abaixo e aproveitar a boa música pesada, lembro que com as coisas voltando a sua normalidade, no próximo dia 30 de agosto aqui em Sampa, o grande Udo nos fará uma nova visita, graças ao empenho da conceituada produtora Dark Dimensions.  Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 3 de novembro de 1987.

Selo: RCA (Europa,EUA); BMG (Brasil)

Produção: Mark Dodson.

Single:

– “They Want War“, lançado em 15 de fevereiro de 1988.

 Tracklist:

Lado A
1.”Animal House
2.”Go Back to Hell
3.”They Want War
4.”Black Widow
5.”In the Darkness

Lado B
1.”Lay Down the Law
2.”We Want It Loud
3.”Warrior
4.”Coming Home
5.”Run for Cover

Músicos:

Udo Dirkschneider – vocals

Mathias Dieth – guitars

Peter Szigeti – guitars   

Frank Rittel – bass guitar    

Thomas Franke – drums