Coroando a fase mais popular do viking da guitarra.

A quarentena aqui no Estado de São Paulo é chamada de inteligente. Então seja inteligente também e cuide-se de verdade. Mas por um tempinho deixe as preocupações para depois e vamos falar um pouco sobre o universo da música pesada.

Como você já sabe, a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o primeiro álbum do virtuoso e influente guitarrista Yngwie Malmsteen conhecido como Trial By Fire: Live in Leningrad.

“Trial by Fire: Live in Leningrad” é o primeiro registro oficial ao vivo do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, lançado em 12 de outubro de 1989 pela Polydor Records. O disco foi gravado na então União Soviética, que estava em processo de dissolução em diversos países e mudança de regime governamental, que aconteceria oficialmente em 1991. A cidade de Leningrado, local onde o LP foi capturado, desde 1991 se chama São Petersburgo.

Esse registro ao vivo fez parte da tour que Malmsteen realizou para o álbum “Odyssey”, lançado em 8 de abril de 1988. Foi o trabalho de maior sucesso comercial da carreira do guitarrista, chegando ao número 40 da parada Billboard 200, onde permaneceu por dezoito semanas e também marcou a participação na ‘line-up’ da banda do cantor Joe Lynn Turner (ex-Rainbow).

Com “Trial by Fire: Live in Leningrad”, Malmsteen encerra dois ciclos: o primeiro onde foi considerado uma das principais referências para os apreciadores e críticos do instrumento de seis cordas; e seu período de maior popularidade, principalmente graças aos singles “You Don’t Remember, I’ll Never Forget” do LP “Trilogy” de 1986 e “Heaven Tonight“, justamente o maior hit de “Odyssey”.  É preciso dizer que em nenhum momento Malmsteen caiu em descrédito ou algo parecido, longe disso. Sua carreira continua firme até os dias de hoje, mas entre 1984 e 1990, o jovem guitarrista era quase considerado um Deus da guitarra, por seus méritos e talento. Mas muitos nomes surgiram desde então, dividindo as atenções.

A divulgação de “Trial by Fire: Live in Leningrad”, além da tour de shows envolveu a gravação de um VHS no mesmo local e datas onde se gravou o LP, que seria lançado posteriormente, divulgação em revistas especializadas, mas nenhum single. A parte soviética da tour consistiu em onze shows na capital Moscou e nove shows em Leningrado, durante os meses de janeiro e fevereiro de 1990, com um público total estimado em 240 mil pessoas.

O álbum não repetiu o sucesso de vendas de “Odyssey”, mas entrou também na parada Billboard 200, posição número 128 e na parada sueca de álbuns em 31º lugar. O VHS possui músicas a mais que a versão em LP, sendo uma delas “Riot in the Dungeons”, lado B do single “Heaven Tonight” e uma das melhores músicas que Malmsteen já compôs que inexplicavelmente ficou de fora do disco. Já a faixa “Spanish Castle Magic” está no VHS e na versão em vinil, mas ficou de fora do formato em K7.

No Brasil o LP “Trial by Fire: Live in Leningrad” foi lançado ainda no ano 1989 pela Poligram com selo Polidor. Minha cópia eu demorei um pouco para comprar só a adquirindo em 20 de abril de 1990, na Woodstock Discos.

Existe uma certa polêmica em relação a esse disco por causa da participação do cantor Joe Lynn Turner, que é daquelas pessoas que não tem meio termo. Ou se ama ou se odeia. Eu particularmente gosto do registro vocal dele, principalmente em estúdio. Mas sendo justo, aqui ele fez um bom trabalho e que deve ser conferido. Aproveite seu tempo e confira os links que estão lá no final, pois vários clássicos de Yngwie Malmsteen estão presentes em grandes performances. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 12 de outubro de 1989.

Selo: Polidor (EUA), Polygram (Brasil).

Produção: Yngwie Malmsteen.

Músicos:

Yngwie Malmsteen – lead vocals (track 11), guitar, bass pedals, background vocals

Joe Lynn Turner – lead vocals

Jens Johansson – keyboard

Anders Johansson – drums

Barry Dunaway – bass, background vocals

Faixas:

Lado A

1.”Liar”        

2.”Queen in Love”          

3.”Deja Vu

4.”Far Beyond the Sun

5.”Heaven Tonight

Lado B

1.”Dreaming (Tell Me)”

2.”You Don’t Remember, I’ll Never Forget”         

3.”Guitar Solo (Trilogy Suite Op: 5/Spasebo Blues)”       

4.”Crystal Ball”    

5.”Black Star”       

6.”Spanish Castle Magic (LP Version)”