Mesmo tendo surgido no berço do capitalismo, nem toda banda de hair metal norte-americana colheu os louros da fama. Antes de qualquer coisa, como este é um espaço mais voltado às bandas obscuras, vale explicar alguns termos utilizados: Hair Metal (ou, por vezes, “farofa”, em português) é um termo usado — muitas vezes de forma pejorativa — para definir bandas de Hard Rock oitentista, marcadas por uma estética espalhafatosa e visual exagerado.
Somando a isso os excessos fora dos palcos — como drogas, brigas, escândalos sexuais, prisões, namoros com modelos e traições — o “kit farofa” estava completo.

Explicado o termo, voltemos à banda de hoje. O assunto é o Saigon Kick, formada em 1988 na Flórida, mais precisamente em Coral Springs, pelo vocalista Matt Kramer, o guitarrista Jason Bieler, o baixista Tom Defile e o baterista Phil Varone — este último mais conhecido por integrar o Skid Row entre 2000 e 2003, tendo inclusive gravado o estranhíssimo disco Thickskin.
Além disso, Varone participou do Red Dragon Cartel, banda de Jake E. Lee (ex-guitarrista de Ozzy Osbourne), e também da elogiada carreira solo de Vince Neil, embora apenas como músico de turnê.
Essa formação gravou o debut autointitulado Saigon Kick e o segundo disco, The Lizard, seu único êxito comercial considerável. É desse álbum que vem a balada Love Is On The Way, que alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100. The Lizard vendeu cerca de 500 mil cópias e rendeu ao Saigon Kick um disco de ouro — mas, ainda assim, o sucesso mainstream não veio. Mesmo com a inegável qualidade dos músicos, o mercado americano parecia reduzir o hair metal aos Poisons, Mötley Crües e Bon Jovis da vida.
Durante a gravação do terceiro disco, Water, em 1993, as tensões dentro do grupo aumentavam, especialmente por questões financeiras, culminando na saída de Matt Kramer e na decisão de Jason Bieler assumir também os vocais. Com o retumbante fracasso comercial de Water, o Saigon Kick se viu diante de mais um golpe: a Atlantic Records decidiu rescindir o contrato com a banda.

Em 1995, já sob a tutela da CMC International, e com Chris McLernon (ex-Cold Sweat) no baixo e Pete Dembrowski na guitarra, Bieler e Varone lançaram Devil in the Details, que resultou em uma turnê pelo sudeste asiático — sem, contudo, repetir o feito conquistado com The Lizard.
Após essa turnê, já em 1997, uma reunião com Matt Kramer foi concretizada. Porém, pouco depois, Phil Varone deixou a banda, dando lugar a Ricky Sanders. Após apenas dois shows, Kramer deixou novamente o grupo, e então Bieler, Dembrowski e Sanders gravaram o último disco da banda: Bastards, lançado em 1999.
Em 2000, Varone, Kramer e Defile decidiram ressuscitar o Saigon Kick, mas Bieler recusou-se a participar da reunião por estar se juntando ao Super TransAtlantic, ao lado de Sanders, Dembrowski e do baixista Pat Badger (Extreme). Para substituir Bieler, foi chamado Jeff Blando e, após o fim da turnê, a banda foi novamente encerrada.
TEXTO POR DIOGO FRANCO