Veidan Land – The Final Battle (2020)


Tracklist:

1. The Final Battle
2. Feeling Your Soul
3. Hope and Hell
4. Dreams
5. Heavy Metal

Tem vezes que todos se cansam de ouvir bandas extremas, já que o Brasil tem uma longa tradição nisso (muito por causa do sucesso comercial do Sepultura, e da influência do Sarcófago no underground mundial). Vale a pena sair disso e rebuscar algo mais melodioso, e embora ainda tenham uma longa estrada para percorrer, o Veidan Land, das cidades de Iracemápolis e Limeira (SP), é uma grata surpresa. O primeiro EP do grupo, The Final Battle, mostra uma banda promissora.

Basicamente, o quarteto mostra uma pegada mais Metal tradicional/Power Metal Old School, lembrando muito nomes como Manowar, Grave Digger, Judas Priest e Iron Maiden. Ou seja, nada de “blast beats”, afinação baixa ou urros são apresentados, apenas o bom e velho Metal tradicional baseado em melodias de fácil assimilação e peso abusivo. Óbvio que o grupo ainda soa imaturo, já que as suas influências musicais são muito evidentes, mas faz um trabalho que realmente promete, só precisando de lapidações nos lugares certos.

A sonoridade é o grande pecado do EP. Ela soa muito crua e suja, obviamente uma simulação do que se fazia em trabalhos mais de início de carreira de suas influências (o que remete diretamente aos primeiros anos da década de 80). Não está inaudível ou sujo demais, apenas poderia ser um pouco mais moderno, e com timbres sonoros mais bem definidos. Bandas como Burning Witches e Enforcer conseguiram a façanha de aliar o som dos 80 à algo mais moderno em termos de produção, logo, fica a dica (muito embora seja claro que produzir um trabalho de forma independente no Brasil esteja ficando bem difícil mais uma vez por conta dos problemas econômicos que o país tem passado).

No tocante à música, o peso mais cadenciado e cativante de “The Final Battle” (os vocais são bem legais, mas podem melhorar futuramente), a aproximação pesada e melodiosa de “Feeling Your Soul” e de “Hope and Hell” (ambas com forte influência de Hard Rock setentista em meio à pegada pesada), o jeito sedutor e trabalhado de “Dreams” (ótimo refrão, além de riffs bem interessantes), e a ode de amor ao gênero em “Heavy Metal” mostram uma banda disposta a mostrar sua cara. A experiência tende a fazê-los crescer e deixar sua música mais justa.

Pode-se dizer que o Veidan Land é uma revelação dentro do cenário Heavy Metal do Brasil, logo, The Final Battle é uma ótima opção para os fãs de Metal tradicional que andam cansados da avalanche extrema que impera no país.

Facebook: Veidan Land
País: Brasil
Género: Heavy Metal tradicional / Power Metal Old School
Selo: Independente

Por: Professor Bones

PONTUAÇÃO: 3.5 / 5