Os 35 anos do álbum “Slippery When Wet”

Slippery When Wet” é o terceiro álbum de estúdio da banda americana de hard rock/pop Bon Jovi e foi lançado em 18 de agosto de 1986 pela gravadora Mercury Records na América do Norte e pelo selo Vertigo Records internacionalmente. O álbum foi produzido por Bruce Fairbairn com as gravações ocorrendo entre os meses de janeiro e julho de 1986 no Little Mountain Sound Studios em Vancouver, British Columbia, Canadá.  

O Bon Jovi a principio era uma banda voltada totalmente para o hard rock com toques comerciais em sua sonoridade original. A mudança de abordagem se valendo de um som voltado mais para o mainstream do que em seus dois primeiros álbuns (mais pesados) aconteceu após o sucesso considerado apenas moderado do disco lançado em 1985, “7800° Fahrenheit”. Para isso a banda contrata o hitmaker Desmond Child como colaborador e o resultado foi que “Slippery When Wet” é um álbum que apresenta muitas das canções mais conhecidas do Bon Jovi, incluindo “You Give Love a Bad Name”, “Livin ‘on a Prayer” e “Wanted Dead or Alive“. Bruce Fairbairn foi escolhido como o produtor principal do trabalho com Bob Rock responsável pela mixagem.

Todos os singles de “Slippery When Wet” foram sucesso em diversos charts por todo mundo e campeões nas paradas de vídeos da MTV. “You Give Love a Bad Name” foi lançado em 23 de julho de 1986 e número UM na parada Billboard Hot 100; “Livin’ on a Prayer” chegou nas lojas em 31 de outubro do mesmo ano e REPETIU o feito,  foi número UM na parada Billboard Hot 100; “Wanted Dead or Alive” sai em 2 de março de 1987 e alcança o número SETE na Billboard Hot 100 e fechando temos “Never Say Goodbye“, de 15 de Junho de 87, que também foi sucesso em vários charts, entre eles o número 11 no Mainstream Rock (um chart anexo da Billboard).

Obviamente o álbum “Slippery When Wet” obteve colocações significativas entre elas: número 10 na Japanese Albums Chart; número seis no UK Albums; número 3 no Top Catalog Albums (Billboard) e número 11 na German Albums. Não acabou não. O disco foi NÙMERO UM nos seguintes charts: New Zealand Albums, Norwegian Albums, Swiss Albums, Australian Albums, Canada Top Albums, e no mais importante de todos, o Billboard 200. O LP foi certificado com o disco de OURO na Noruega (+ de 50 mil discos vendidos); Hong Kong (+ de 10 mil discos vendidos); Japão (+ de 220 mil discos vendidos); Brasil (+ de 100 mil discos vendidos) e França (+ de 100 mil discos vendidos). Foi disco de PLATINA na Austrália (+ de 420 mil discos vendidos); Finlândia (+ de 70 mil discos vendidos); Holanda (+ de 100 mil discos vendidos); Espanha (+ de 100 mil discos vendidos) e Reino Unido (+ de 900 mil discos vendidos). Também recebeu disco de DIAMANTE no Canadá (+ de UM milhão de álbuns vendidos) e DOZE vezes disco de PLATINA nos Estados Unidos, com vendas superiores aos 12 milhões de discos comercializados.

Slippery When Wet” foi classificado pela revista Rolling Stone como sendo o número 3 em sua lista 50 ‘Greatest Hard Rock Albums of All Time’; a Guitar World classificou como número 7 na lista ‘Top 20 Hard Metal Albums of the Eighties’; a publicação Loudwire em sua lista ‘Top 30 Hard Metal Albums’ indicou a posição número 5 e a revista Metal Rules em sua seleção ‘Top 50 Glam Metal Albums’, colocou o trabalho na posição número 13.

Para promover “Slippery When Wet” o Bon Jovi realizou uma tour que superou a casa das 230 apresentações, sendo a primeira no dia 1 de julho de 1986 na cidade de Providence nos Estados Unidos. Uma longa agenda por vários estados americanos se seguiu, além de visitar países como Canadá (diversas datas), Japão, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Suíça, França e Holanda. Uma da data em especial merece destaque, 22 de agosto de 1987, dia que o Bon Jovi foi o headliner do festival Monsters of Rock na Inglaterra, ao lado de nomes como DIO, Metallica, W.A.S.P., Cinderella e Anthrax. O conjunto ainda se apresenta na Austrália, Nova Zelândia e novamente no Japão antes de encerrar o longo giro em 17 de outubro de 1987 em Honolulu.    

No Brasil o álbum “Slippery When Wet” foi um enorme sucesso – tanto que como afirmamos a pouco, recebeu o disco de ouro, com vendas superiores as 100 mil cópias. O LP foi lançado pelo selo Polygram Discos com encarte interno e a capa mais comportada – a versão c/ a garota foi lançada apenas no Japão. Todos os clipes do álbum foram exibidos até a exaustão pelo Clip Trip da TV Gazeta-SP – o vídeo de “Livin’ on a Prayer” passou até no programa Fantástico da TV globo. Os principais hits invadiram as rádios rock como a 89FM e 97FM, além das FMs convencionais (e no AM também). Anúncios de página inteira foram publicados em revistas como a Bizz Heavy e a Bizz. Minha cópia eu ganhei de presente (que boa recordação…) em 19 de junho de 1987.

Slippery When Wet” foi um marco na carreira do Bon Jovi, pois tornou a banda mais popular em todo o planeta e começou a pavimentar uma solidez poucas vezes vistas dentro da indústria da música em termos de sucesso e popularidade. Os hits “You Give Love a Bad Name”, “Livin’ on a Prayer”, “Wanted Dead or Alive” e “Never Say Goodbye” são conhecidos mundialmente e continuam rendendo alto e caminham ha tempos para se tornarem canções atemporais.

Tracklist:

Lado A

1.”Let It Rock” 

2.”You Give Love a Bad Name” 

3.”Livin’ on a Prayer”

4.”Social Disease”     

5.”Wanted Dead or Alive”

Lado B

1.”Raise Your Hands”        

2.”Without Love”      

3.”I’d Die for You”    

4.”Never Say Goodbye”     

5.”Wild in the Streets”

Bon Jovi:

Jon Bon Jovi – lead vocals, acoustic rhythm guitar on “Wanted Dead or Alive”

Richie Sambora – backing vocals; electric, acoustic, and 12-string lead and rhythm guitars; guitar synth; talk box on “Livin’ on a Prayer”

Alec John Such – backing vocals, bass guitar

Tico Torres – backing vocals, drums, percussion, finger cymbals on “Livin’ on a Prayer”

David Bryan – backing vocals, keyboards, “noise”, horns (horns credited as Lema Moon)

Studio musicians:

Tom Keenlyside – saxophone

Hugh McDonald – bass guitar on “Livin’ on a Prayer” (uncredited)

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)