Clipe Clássico HB: Cheap Trick, “Don’t Be Cruel”

                                                       Uma homenagem ao Rei.

Dia do vigésimo sexto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje apresentando um vídeo de uma banda muito importante, mas que ainda não tinha visitado o site do HB. Vamos falar a respeito dos americanos do Cheap Trick e  a nossa escolha é o clipe da canção “Don’t Be Cruel”, um ótimo cover do Rei do Rock, Elvis Presley.

Don’t Be Cruel” é um dos cinco singles que pertencem ao álbum “Lap of Luxury“, que é o décimo álbum de estúdio da banda americana Cheap Trick e foi lançado em 12 de abril de 1988 pela gravadora Epic.  É o segundo álbum de estúdio de maior sucesso comercial da banda atrás apenas de “Dream Police“ de 1979. “Lap of Luxury” alcançou a posição 16 na parada Billboard 200 e foi certificado disco de platina, superando a cada do UM milhão de cópias em vendas.

O single de “Don’t Be Cruel” foi um sucesso imediato quando foi lançado no mês de julho de 1988 e ingressou direto na posição número 4 na concorrida parada de singles americana Billboard Hot 100.

Vídeo:

O videoclipe da música “Don’t Be Cruel” foi realizado pela famosa produtora Flattery Yukich Inc. O quarteto composto pelo carismático cantor Robin Zander, o mítico guitarrista Rick Nielsen, o baixista Tom Petersson e o baterista Bun E. Carlos – que chama a atenção ao fumar um charuto durante o clipe todo e se vestir de Elvis no encerramento do mesmo – dublam a famosa canção em um ambiente de estúdio investindo pesado no visual quadriculado e  típicamente tradicional do Cheap Trick.

Ao lado dos músicos um coral de lindas moças enfeitam o clipe e entre elas a bela playmate Peggy McIntaggart, que antes de mostrar seus dotes nas páginas da famosa revista masculina americana na edição de janeiro de 1990, fez pontas em três filmes de sucesso: “Um Romance Muito Perigoso” (1985), “Um Tira da Pesada 2” (1987) e “Vingança Selvagem” (1988).

O clipe de “Don’t Be Cruel” teve uma ótima visibilidade na programação normal da MTV americana, o que impulsionou ainda mais as vendas do single e obviamente o álbum “Lap of Luxury“.

Por aqui:

No Brasil o Cheap Trick não era uma banda muito popular como em sua terra natal e por isso mesmo o sucesso obtido pelo conjunto no ano 1988 não refletiu por aqui. Mas lembrou-me de ver uma única vez o clipe de “Don’t Be Cruel” no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP, por volta de 1989 – vez essa que gravei o clipe em VHS. Com a chegada da MTV Brasil em 1990 o vídeo foi exibido também no programa ‘Clássicos MTV’ vez ou outra, apesar de ser bem recente na época.

Dados:

Lançamento: Julho de 1988.

Produtora:  Flattery Yukich Inc

Cheap Trick:

Robin Zander – lead vocals, rhythm guitar

Rick Nielsen – lead guitar, backing vocals

Tom Petersson – bass guitar, backing vocals

Bun E. Carlos – drums, percussion