Cuidado com as bruxas”

Dia do quinquagésimo terceiro capítulo nosso especial Clipe Clássico HB e hoje em homenagem ao Dia das Bruxas (ou Halloween… como queiram), que é comemorado sempre no dia 31 de outubro. E clipe escolhido é um clássico chamado “Love Potion No. 9”, um cover dos anos 60 interpretado por um dos grandes nomes do famoso movimento do início dos anos 80, a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), os ingleses do Tygers of Pan Tang.

Love Potion No. 9” é uma canção de 1959 de autoria da dupla de compositores Jerry Leiber e Mike Stoller e foi originalmente gravada pelo grupo The Clovers. Em 1965 a musica foi regravada pelos The Searchers, sendo esta versão aquela que maior sucesso alcançou, e acabou por despertar uma curiosidade do público pelo grupo da gravação original. Posteriormente outros artistas também lançaram suas versões para a faixa como The Ventures (em 1965), The Coasters (1971), Beau Nasty (1989) e Neil Diamond (1993).

A versão do Tygers of Pan Tang para “Love Potion No. 9” foi lançada em 9 de agosto de 1982 via gravadora MCA Records fazendo parte do álbum “The Cage” (disco esse que superou a casa dos 200.000 cópias vendidas). Foi um período conturbado entre a banda e sua gravadora, que insistia para que o grupo incluísse mais covers em seus trabalhos, algo que os músicos relutavam.  A banda tentou rescindir seu contrato, mas os termos de lançamento da MCA excederam o que outras gravadoras estavam dispostas a pagar, Por causa desse impasse a banda ficou parada por um bom tempo.

O single “Love Potion No. 9”, que se tronou um grande sucesso do TOTP (Top of the Pops) foi lançado a principio no Reino Unido em versão 7″, Single 45 RPM e também em Picture Disc, tendo a mesma faixa título nos lados A e B. Edições parecidas ao padrão 7″, Single 45 RPM, foram lançadas em países como México, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França e Japão. A edição canadense diferenciava em relação as demais por ter como lado B o corte “Lonely At The Top”.

Vídeo:

O vídeo de “Love Potion No. 9” foi gravado nos estúdios da BBC e incluído no programa musical da televisão britânica chamado ‘The Old Gray Whistle Test’ em 1982. Mesclando partes com a banda tocando, tomadas externas e um tribunal que julgava o cantor Jon Deverill, pelo seu crime de ter ingerido a poção.

É importante frisar que o guitarrista John Sykes, que aparece no clipe, já não fazia mais parte do grupo. Ele saiu após o lançamento do terceiro álbum, “Crazy Nights“, para fazer um teste para a banda de Ozzy Osbourne – e posteriormente ingressaria no Whitesnake.

A letra afirma que o cantor comprara a poção de cigana, mas o visual dela está muito mais para uma bruxa. Por falar em letra nota-se uma adaptação, pois a original cita em determinada passagem a frase ‘I’ve been this way since 1956’ e a versão do Tygers of Pan Tang diz ‘I’ve been this way since 1976’

O clipe foi utilizado para divulgar o Tygers of Pan Tang em programas especializados da época, mas obviamente foi quase que totalmente ignorado pela MTV só sendo exibido anos depois no programa Headbagers Ball.

Por aqui:

No Brasil o clipe de “Love Potion No. 9” chegou a ser apresentado em lugares específicos frequentados por headbangers, como a loja Woodstock, o Rainbow Bar e o Carbono 14, mas também não teve espaço nos programa de vídeos triviais nas TVs. Apenas no início dos anos 90 com a chegada da MTV Brasil o clipe foi exibido no programa Fúria Metal vez ou outra.

Dados:

Lançamento: 9 de agosto de 1982.

Produtora: BBC.

Tygers of Pan Tang:

Jon Deverill – vocals

Robb Weir – guitars

Fred Purser – guitars, keyboards

Richard “Rocky” Laws – bass guitar

Brian Dick – drums

Additional musician:

John Sykes – guitar