Aconteceu no Inferno Metal Festival desse ano, pelo menos em uma música, o que muitos acreditavam que não aconteceria, realmente aconteceu. No dia 30/03/2024 no Rockfeller Music Hall, na Noruega, um dos grandes nomes do Black Metal Mundial, Dimmu Borgir, atualmente formado pelos membros fundadores Shagrath e Silenoz, com Galder receberam em palco alguns ex-membros e companheiros de banda.
ICS Vortex (baixo e vocal limpo – nome real: Simen Hestn æs), Mustis (teclados – nome real: Øyvind Mustaparta) e Tjodalv (bateria – nome real: Ian Kenneth Åkesson) se encontraram com os antigos companheiros de banda no Inferno Metal Festival desse ano, para tocarem um dos grandes clássicos da banda, The Insight and the Catharsis, lançada em 1999, no disco Spiritual Black Dimensions.
Tjodalv foi desligado da banda logo depois da tour desse disco, entrando em seu lugar, na época, o baterista Nicholas Barker, já ICS VORTEX e Mustis prosseguiram, lançando uma sequência que definiria a banda e a colocaria no hall dos grandes nomes do Metal Extremo Mundial, com Puritanial Euphoric Misanthropia (recentemente relançado em uma edição remixada e remasterizada, leia a resenha aqui), Death Cult Armaggedon e In Sorte Diaboli.
Tanto ICS Vortex, como Mustis, quando se separaram do Dimmu Borgir, emitiram notas sobre, mas Mustis foi mais “ácido” naquele momento, ele mesmo diz: “Minha demissão do Dimmu Borgir foi causada pelos meus esforços em abordar o fato de que muitas músicas escritas por mim não tinham sido registradas corretamente sob meu nome, sem me creditarem. Sem citar cada faixa, digamos simplesmente que uma grande parte de álbuns como ‘Puritanical Euphoric Misanthropia’ e ‘In Sorte Diaobli’ teriam sido vastamente diferentes se eu não tivesse composto e criado tanto quanto realmente fiz. Infelizmente, baseado em terríveis lacunas no processo de comunicação e na incapacidade de encontrar uma razão lógica para o porquê de ter sido feito desta forma, encontrei-me batendo parede atrás de parede em vez de encontrar uma solução profissional e razoável para o problema. Minhas pesquisas e consultas sobre os problemas que eu queria resolver e superar acabaram por me levar a ser demitido do grupo. Não houve discussões sobre isso, apenas “adeus” (via mensagem de texto).“
Agora fica a esperança de que, essa incrível formação possa se acertar e lançar um bom disco, nos moldes dos citados acima e que essa tour seja um sucesso estrondoso.
Assistam abaixo a um vídeo gravado por um(a) fã da faixa The Insight and the Catharsis: