“A cantora da banda Chaos Magic é a nossa convidada especial”

Em 2014 Timo Tolkki, o virtuoso ex-guitarrista do Stratovarius, lançou o álbum “Angels of the Apocalypse” ao lado de diversos convidados de renome do universo da música pesada, e além do excelente disco, ele nos apresentou a uma cantora de um talento singular.

Caterina Nix fez parte daquele projeto e desde então figura entre as mais notáveis cantoras contemporâneas e dessa forma colocando sua banda, o Chaos Magic, entre as mais promissoras de sua geração e que já tem dois excelentes álbuns lançados. 

Gentilmente a cantora, que para quem não sabe é nossa vizinha, Caterina é chilena, aceitou ser entrevistada pelo Headbangers Brasil. Entre vários assuntos, Caterina nos contou sobre sua carreira e os futuros planos do Chaos Magic.

HB: Em primeiro lugar, muito obrigado por falar com o Headbangers Brasil, Caterina. É uma honra para todos nós. Falando sobre o início, como foi seu primeiro contato com a música e quando você decidiu que queria ser cantora de uma banda de metal?

CN: Eu amei música toda a minha vida, ela sempre esteve perto de mim e foi um instrumento de expressão e emoção. Aos 12 anos mais ou mais, comecei a ouvir rock e metal pesado ​​e havia algo na emoção disso que me fez querer fazer parte desse mundo como mais do que uma ouvinte … mas como uma criadora.

HB: Você tem um estilo de canto único. Em quem você se inspirou para criar o estilo de sua banda? E quais são as principais influências?

CN: Estamos procurando por um som próprio, mas que também se enquadre nesta indústria. Agora estamos trabalhando no que será o terceiro álbum e é um processo fino e opressor. Eu diria que nossas influências incluem melódico, pesado, sinfônico, nü metal, metal alternativo. Bandas como Lacuna Coil e Within Temptation abriram as portas para o nosso estilo.

HB: Fiquei particularmente impressionado com o EP “Desert Rose“. As escolhas, além de ecléticas, foram muito ambiciosas. Gostaria de saber por que essas escolhas e qual entre essas músicas foi  mais desafiadoras para você interpretar?

CN: Queríamos ser ecléticos para provar que podíamos trazer o som do Chaos Magic para músicas muito diferentes. Quanto à interpretação, ‘Ordinary World’ (Nota da redação: Duran Duran cover) me fez cavar mais fundo em elementos vocais e emoções que não costumo usar, então diria que foi um desafio, bem como uma ótima experiência de aprendizado.

HB: “Furyborn” acabou de completar um ano desde seu lançamento. Como foi a recepção desse álbum e qual será o próximo passo para dar continuidade a esse grande trabalho?

CN: Oh, o feedback foi incrível! Somos muito gratos a todos que nos apoiaram em nossos programas ao vivo e nas redes sociais, plataformas de streaming etc. Nosso próximo passo é começar a escrever novas músicas para nosso terceiro álbum e encontrar um som inovador.

HB: Como funciona o seu processo de composição? Você pensa em uma melodia primeiro ou na parte lírica?

CN: Eu crio as melodias vocais primeiro, depois adiciono acordes e letras para depois trabalhar no som e nos arranjos com meus co-escritores. E em algumas canções eu crio melodias vocais e letras para músicas escritas anteriormente.

HB: O álbum Angels of the Apocalypseteve grande repercussão aqui no Brasil. Caterina, como você recebeu o convite para participar desse projeto? E depois desses anos, como você avalia sua participação?

CN: Fui convidada pelo Timo, considerando que seria uma boa jogada de promoção para o Chaos Magic. Foi uma experiência de uma vida! Compartilhar faixas com alguns dos meus cantores favoritos foi um sonho que se tornou realidade! E eu não mudaria nada!

HB: No início do ano, você e Chaos Magic fizeram vários shows na Europa. Como foi a recepção dos fãs? E Caterina alguma cidade em particular te surpreendeu mais?

CN: Estávamos em turnê com Visions of Atlantis e Morlas Memoria e o público foi incrível todas as vezes !! Tivemos um momento INCRÍVEL. Lembro-me de que Portugal e Alemanha serem um público especialmente acolhedor. Devo dizer que durante nossa primeira turnê nós visitamos a Ucrânia, a República Tcheca e a Romênia e essas pessoas são realmente incríveis !!

HB: Como somos vizinhos, não há muitas desculpas para um dia você não aparecer aqui, é claro. Sobre o Brasil, Caterina? O que você sabe sobre nossa música?

CN: Eu sei que vocês possuem músicos incríveis, e nesse estilo em particular, eu adoro o Semblant, eles estão fazendo grandes coisas hoje em dia e são pessoas muito talentosas. Renan Zonta também, que voz !! Ele vai ser uma virada de jogo para esta geração.

HB: Não só o mundo da música, mas praticamente tudo parou em 2020, por causa dos problemas que o ‘corona vírus’ nos trouxe. O quanto essa pandemia atrapalhou seus planos profissionais?

CN: Bem, paramos de planejar para esse ano e até mesmo para 2021. Tudo é muito incerto, há novas explosões virais chegando e não sabemos o que vai acontecer. Mas, eventualmente, devemos retornar aos shows ao vivo e, enquanto isso estaremos escrevendo novas músicas.

HB: Caterina, como você reagiu particularmente a esse problema pandêmico? Conte-nos como foram as coisas durante o período mais crítico e como estão as coisas hoje na cidade onde você mora?

CN: Estou trancada em casa desde março. Felizmente, meu trabalho me permite trabalhar em casa, então tenho conseguido cuidar do meu bebê e trabalhar, mas a situação tem sido muito estressante. Hoje podemos sair durante os dias da semana até as 23h e há toque de recolher nos finais de semana.

HB: E quanto ao futuro? Você acredita que ainda vai demorar muito para que os shows voltem com uma audiência mesmo limitando o número de pessoas e fazendo uso de protocolos de segurança ?? Quais são seus planos para os próximos meses?

CN: Vai demorar muito para voltar ao normal. Por enquanto temos que nos contentar com os shows online, voltar aos poucos aos shows ao vivo com as medidas corretas. Nossos planos para agora são trabalhar no novo álbum e começar a procurar novas oportunidades para 2021 ou mesmo 2022.

HB: Queremos agradecer a sua atenção Caterina, muito obrigado. Tenho certeza que seus fãs aqui no Brasil estão ansiosos por notícias suas e do Chaos Magic. Fique à vontade para deixar mensagens para os fãs e divulgue os endereços para que eles fiquem conectados a todas as novidades.

CN: Muito obrigada por me convidar! Espero muito que tenhamos a chance de tocar no Brasil, sei que o público ai é quente! Só quero convidar a todos para ouvir o Chaos Magic e me seguir no Instagram (Caterina Nix Official) e no Facebook (Caterina Nix e ‘Chaos Magic’) para saber mais sobre o projeto e planos futuros. Um grande abraço a você e a todos os nossos leitores!

(Créditos da fotos: Mídias sociais de Caterina Nix).

 

https://www.instagram.com/caterina_nix_official/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/caterinanix/