Harem Scarem – Change The World (2020)

Sem mudar seu estilo. E mudar pra que?

Os canadenses do Harem Scarem estavam entre as muitas bandas de Hard Rock/AOR que surgiram um pouco tarde demais no início dos anos 90, e só teve um vislumbre do sucesso antes que o mercado americano chutasse no lixo esses estilos musicais depois de consumi-los por mais de uma década. Mas lá é assim até hoje, não espere fidelidade do público que um dia esta usando jaquetas jeans ou couro e na outra semana esta aprendendo coreografias pops ou de boné virado e dizendo YO!

Apesar disso, eles nunca desistiram e continuaram firmes na estrada, e deixando de lado uma pequena pausa entre 2008 e 2013, seus discos foram saindo com constância – “Change The World” é seu décimo sexto – se tornando uma banda cult entre os apreciadores de AOR.

Seus dois álbuns anteriores, “Thirteen” e “United” foram de alta qualidade sendo exemplos brilhantes do que a banda pode apresentar. O novo registro, “Change The World“, foi o próximo passo lógico para o Harem Scarem. Apesar de ter menos variações em relação ao “United“, ele ainda mostra uma banda coesa, que é capaz de criar rifes e harmonias de alto padrão. Harry Hess e Pete Lesperance continuam tendo uma parceria funcional, sem dúvida. Musicalmente o Harem Scarem sempre pendeu mais para o lado do AOR e até um pouco pop do que para o Hard mais direto e pesado. E sempre fizeram isso de maneira firme e segura, com todos os altos e baixos que essa escolha apresenta.

Change The World” possui tudo o que o fã da banda espera ouvir, nem mais e nem menos. Não acho que há novos clássicos no disco, mas tudo foi bem feito, sem grandes falhas. O que, obviamente, não é nada extraordinário, pois o selo Frontiers sabe onde estampar sua marca.

O CD é tão linear que fica difícil apontar destaques, e por ter acabado de sair do forno, vou confiar na minha intuição e citar as que estão me chamando mais atenção nesse exato momento: “Fire & Gasoline” com sua cadência, “Aftershock” e seu refrão e a bela balada “Mother Of Invention”.

Tá procurando um disco bem pesado? Esqueça. Agora se for um bom álbum de AOR, aqui tem uma boa dica.

Nota: 3/5

Tracklist:

  1. Change The World
  2. Aftershock
  3. Searching For Meaning
  4. The Death Of Me
  5. Mother Of Invention
  6. No Man’s Land
  7. In The Unknown
  8. Riot In My Head
  9. No Me Without You
  10. Fire & Gasoline
  11. Swallowed By The Machine