“Sem medo de arriscar”

O Reasons Behind é uma banda italiana de metal sinfônico que não tem medo de apostar e não se limita as conservadoras restrições de um estilo musical, bem pelo contrario. Eles se utilizam de recursos sintéticos e até mesmo eletrônicos em algumas passagens de suas composições, tudo para realçar algum arranjo ou destacar determinada melodia.

Lançado via Scarlet Records, o álbum “Project_ M.I.S.T.” é o segundo Full-length da banda e certamente o seu melhor, pois supera seu antecessor, o disco “The Alpha Memory” (2014), tanto na qualidade das composições, quanto no nível de produção.

Unplugged” é daquelas intros tradicionais que fatalmente vai servir também para colocar a plateia no clima para a apresentação ao vivo da banda, isso quando o mundo voltar ao normal e isso for possível, é claro. “Fireflies in the Wind” se utiliza daqueles elementos sintéticos que eu comentei a pouco no começo para depois ganhar um ritmo mais acentuado. Os vocais em camadas proporcionam ótimos momentos com encaixes muito bem colocados pela cantora Elisa Bonafè. A quebrada no ritmo de “A Hidden Thread” é puro metal moderno, que é muito explorado por bandas como o Amaranthe com muito sucesso. Elisa comanda o andamento colocando frases grandes em espaços apertados e o resultado agrada aos ouvidos.

Shades of Neon” tem algo de synthpop só no começo, mas o rife de guitarra é quem determina o ritmo sem abrir mão dos efeitos. Elisa se utiliza de variações interessantes, mas o forte é quando ela declama os versos em determinada parte. Novamente o metal moderno predomina com muitos synths e efeitos em “Ghostwired”. Os vocais em camadas continuam sendo a principal referencia do álbum e os solos curtos.

A canção “Beyond the Black”, mesmo não tendo absolutamente nada em sua temática lírica como referência, não poderia ter outro nome, pois sua sonoridade, principalmente nas pontes, lembra um pouco a banda homônima da Alemanha. Um rife um pouco mais incisivo coloca o tom em “Living a Lie”, que começa com velocidade e oferece um dos melhores refrões do disco.

Os rifes mais pesados até então estão em “Binary Stars”, que é uma das faixas mais intensas e a que mais exige a versatilidade de Elisa, que a essa altura do trabalho já convenceu qualquer um a respeito de sua técnica e talento. “Between Here and Awake” é bem interessante, pois se trata de uma faixa curta que praticamente serve de introdução para a ótima “(E)met”, single principal do álbum e que possui um clipe que você que ainda não conferiu precisa ver. A faixa é um cartão de apresentação do Reasons Behind, pois realça características latentes das diversas composições da banda e suas convicções musicais perfeitamente.

Fechando temos “No Dawn to Come”, que é uma faixa surpreendente, pois apresenta uma certa simplicidade em relação aos arranjos das músicas anteriores, que chama atenção. Não que não tenha recebido os mesmo cuidados, mas o piano e o trabalho vocal um pouco mais limpo mostrou uma faceta do Reasons Behind, que deixa claro que banda ainda tem muito a mostrar, o que é ótimo.

Por ser apenas o segundo trabalho full do Reasons Behind, “Project_ M.I.S.T.” apresenta características e sintomas claros da evolução musical do Reasons Behind em relação ao seu antecessor e abre a perspectiva de que podemos esperar muito mais dessa banda. O capricho na produção e a coragem de experimentar demonstrados em “Project_ M.I.S.T.” tem tudo para levar essa banda italiana ainda muito longe pelos caminhos do universo da música pesada. Nós vamos acompanhar com interesse.

Nota: 4/5

Tracklist:

1. Unplugged

2. Fireflies in the Wind  

3. A Hidden Thread  

4. Shades of Neon  

5. Ghostwired  

6. Beyond the Black  Living a Lie  

8. Binary Stars  

9. Between Here and Awake  

10. (E)met

11. No Dawn to Come

 

Reasons Behind:

Gabriele Sapori – Guitars

Elisa Bonafè – Vocals

Michele Cavalca – Bass

Andrea Gardani – Drums

 

Fique ligado:

www.facebook.com/ReasonsBehind

www.instagram.com/reasonsbehind