“Adeus Eddie”
Como vocês já se acostumaram a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. Mas nem sempre o motivo é alegre e hoje a nossa sugestão especial é o álbum OU812, em memória ao falecimento de Edward Lodewijk Van Halen (26 de janeiro de 1955 – 6 de outubro de 2020).
“OU812” (pronuncia-se “Oh You Ate One Too“) é o oitavo álbum de estúdio da banda americana de hard rock Van Halen e foi lançado em 24 de maio de 1988 via Warner Bros.. O disco foi gravado no 5150 Studios, Studio City, California. O Van Halen começou a trabalhar no álbum em setembro de 1987 e o concluiu em abril de 1988, apenas um mês antes de seu lançamento. A produção foi de responsabilidade da própria banda e de Donn Landee.
“OU812” é o segundo disco a contar com o vocalista Sammy Hagar e foi um grande sucesso de público e principalmente de crítica, com o trabalho do guitarrista Eddie Van Halen sendo enaltecido como um dos melhores da carreira do músico. Pois nele Eddie conseguiu aliar toda sua reconhecida técnica com muita maturidade obtendo resultados surpreendentes, até mesmo para um guitarrista muito acima da média como era o caso de Eddie. “OU812” foi dedicado ao pai de Eddie e Alex, Jan, que havia falecido em 9 de dezembro de 1986, aos 66 anos de idade. O encarte interno possui a seguinte frase: “This one’s for you, Pa“.
O álbum “OU812” gerou três singles oficiais sendo eles “Black and Blue“, “When It’s Love” e “Finish What Ya Started“, mas nada menos que SETE faixas do disco conseguiram posições significativas em paradas importantes. “Black and Blue” conseguiu o número UM no Mainstream Rock Tracks e a posição 34 na Billboard Hot 100; “Cabo Wabo” número 31 na Mainstream Rock Tracks; “Feels So Good” posição 6 na Mainstream Rock Tracks; “Finish What Ya Started” número DOIS na Mainstream Rock Tracks e posição 13 na Billboard Hot 100; “Mine All Mine” na posição 50 da Mainstream Rock Tracks; “Feels So Good” número 35 na Billboard Hot 100 e “When It’s Love“com o número UM na Mainstream Rock Tracks e número 5 na Billboard Hot 100. Já o álbum obteve simplesmente o número UM na principal parada mundial, a americana US Billboard 200. As vendas superaram os 4 milhões de discos vendidos só em sua terra natal, o que valeu a certificação com a quádrupla platina, alem de disco de prata no Reino Unido com mais de 60 mil cópias vendidas. Mundialmente o LP superaria a marca dos oito milhões de discos vendidos até o final de 1989.
Para promover o disco o Van Halen encabeçou a versão norte americana do festival Monsters of Rock ao lado de Scorpions, Metallica, Dokken e Kingdom Come por 28 datas tendo seu início em 27 de maio de 1988 no Alpine Valley Music Theatre, WI, e encerrando em Denver em 30 de julho do mesmo ano. Após os compromissos com o festival a banda inicia a ‘OU812 Tour’ em 30 de setembro de 1988 em Lexington, Estados Unidos, e ela se estende por mais 47 datas divididas entre os EUA e o Japão, tendo seu encerramento em Honolulu em 5 de fevereiro de 1989.
A cópia em vinil que eu possuo foi comprada em São Bernardo do Campo-SP em 4 de maio de 1989 e “OU812” teve grande promoção por parte da licenciada/distribuidora BMG-ARIOLA, com anúncios em revistas especializadas e clipes sendo veiculados em programas como o Clip Trip da TV Gazeta-SP.
A relevância deste LP e dos demais trabalhos do VH extrapola o estilo musical. O Van Halen no final dos anos 70 era fenômeno pop, principalmente graças ao talento de Eddie Van Halen, que escreveu seu nome entre as lendas da guitarra. Já nos anos 80 a banda era mais do que uma referência para as mais novas. Apesar de carismáticos e talentosos, o grande diferencial do Van Halen era Eddie, que reinventou o modo de se tocar guitarra. A sua perda é irreparável, mas o legado é mais do que eterno, pois cada vez que um garoto pegar uma guitarra e começar a tocar seus primeiros acordes graças à alegria, irreverência e principalmente a técnica de Eddie Van Halen, sua missão nesse plano estará mais do que cumprida.
RIP Eddie.
Dados:
Lançamento: 24 de maio de 1988 .
Selo: Warner (EUA); BMG-ARIOLA (Brasil).
Produção: Van Halen e Donn Landee.
Singles:
– “Black and Blue” em maio de 1988;
– “When It’s Love” em junho de 1988;
– “Finish What Ya Started” em setembro de 1988.
Certificações:
– Nos Estados Unidos, disco de Platina (+4.000 000);
– No Reino Unido, disco de Prata (+60 000);
VH:
Sammy Hagar – vocais
Eddie Van Halen – guitarra
Michael Anthony – baixo
Alex Van Halen – batera
Lado A:
1.”Mine All Mine”
2.”When It’s Love”
3.”A.F.U. (Naturally Wired)”
4.”Cabo Wabo”
Lado B:
1.”Source of Infection”
2.”Feels So Good”
3.”Finish What Ya Started”
4.”Black and Blue”
5.”Sucker in a 3 Piece”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)