“Com o pé direito”
Começando a semana e uma oportunidade de conferir outro grande disco, que completou 30 anos recentemente. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum de estreia do FireHouse.
“FireHouse” é o nome do disco homônimo de estreia da banda americana de hard rock, FireHouse, que foi lançado em 20 de agosto de 1990 no Japão e 11 de setembro nos Estados Unidos. A produção ficou a cargo de David Prater.
O álbum “FireHouse” lançou a banda de mesmo nome diretamente ao estrelato, com grande aclamação da crítica e principalmente do público ligado ao hard rock. E para consolidar o fato o FireHouse colecionou prêmios: a banda ganhou o American Music Award na categoria ”Melhor Nova banda de Hard Rock/Heavy Metal” em 1991, repetiu o feito na eleição da revista Metal Edge sendo “Best of Metal Edge magazine New Band 1991”, assim como na Young Guitar sendo “Best Newcomer 1991” e um novo prêmio, dessa vez pela revista Life como “Melhor Revelação do Ano para a Pop Life Reader Survey da Music Life Magazine1992“. Todas essas conquistas foram referentes ao disco de estreia de 1990. No campo das curiosidades a música “Don’t Walk Away” foi usada em uma cena do filme ‘The Wrestler’, de 2008, e “Overnight Sensation“, fez parte da trilha sonora do game ‘Brütal Legend’.
Quatro singles foram lançados: “Don’t Treat Me Bad“, que teve clipe produzido e com boa visibilidade na MTV, além de obter a posição número 14 na Billboard Hot 500; “All She Wrote” na mesma parada chegou ao número 58; “Shake & Tumble“, que não conseguiu ingressar nas paradas e o principal sucesso, a power ballad “Love of a Lifetime“, que liderou a parada de clipes da MTV e ficou na quinta posição na Billboard Hot 500. Já o álbum, que foi certificado com dupla platina em seu país natal, mais de dois milhões de discos vendidos, obteve a posição número 21 no chart US Billboard 200.
Para promover o disco a gravadora da banda patrocinou anúncios de página inteira, que foram publicados em revistas especializadas e o FireHouse realizou a primeira etapa da tour com seis apresentações ainda no ano de 1990, sendo uma nos Estados Unidos em Pasadena, em 25 de novembro e os demais na Austrália. Em 1991 a banda retorna a estrada para mais 81 shows, sendo a esmagadora maioria realizada em seu país natal e alguns poucos no Canadá. O primeiro aconteceu em 11 de fevereiro na cidade de New Haven e o show de encerramento em 18 de outubro em Costa Mesa, Califórnia.
No Brasil os clipes do FireHouse entraram com força na programação da MTV Brasil, principalmente o de “Love of a Lifetime“, que participou com boa frequência a parada diária do canal, o Disk MTV. Já o álbum foi lançado pela Sony e com patrocínio da marca do festival Hollywood Rock, talvez já cogitando a possibilidade da banda fazer parte de alguma edição, o que sabemos acabou não acontecendo. O disco saiu com encarte interno com letras e informações. Minha cópia foi comprada na loja Devil Discos, Galeria do Rock, em 3 de setembro de 1991.
O primeiro álbum do FireHouse oferecia uma combinação perfeita de heavy e hard, com muita melodia associada a rifes matadores e a banda conseguiu manter esse padrão em seu segundo trabalho, “Hold Your Fire” de 1992. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 20 de agosto de 1990 (Japão) e 11 de setembro de 1990 (EUA).
Selo: Epic (EUA); Sony (Brasil).
Produção: David Prater.
Singles:
- “Shake & Tumble” de 1990;
- “Don’t Treat Me Bad” de 1990;
- “All She Wrote” de 1990;
- “Love of a Lifetime” de 1991.
Certificações:
– EUA: 2x disco de Platina (+ 2.000.000 cópias);
– Canadá: disco de ouro;
– Cingapura: disco de ouro;
– Japão: disco de ouro.
FireHouse:
C.J. Snare – lead vocals, keyboards
Bill Leverty – guitars, backing vocals
Perry Richardson – bass guitar, backing vocals
Michael Foster – drums, percussion, backing vocals
Lado A
1.”Rock on the Radio”
2.”All She Wrote”
3.”Shake & Tumble”
4.”Don’t Treat Me Bad”
5.”Oughta Be a Law”
6.”Lover’s Lane”
Lado B
1.”Home Is Where the Heart Is”
2.”Don’t Walk Away”
3.”Seasons of Change”
4.”Overnight Sensation”
5.”Love of a Lifetime”
6.”Helpless”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)