“Hard com blues”

Começo de semana e isso significa que é hora de uma nova sugestão aqui no HB. Sempre lembrando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum da banda Great White, “Hooked”, que completou 30 anos no começo desse ano.

Hooked” é o quinto álbum de estúdio completo da banda de hard rock americana Great White e foi lançado em 26 de fevereiro de 1991 pelo selo Capitol Records. As gravações aconteceram entre os meses de setembro e novembro de 1990 no Studio Total Access Recording, Redondo Beach, na California. A produção ficou a cargo de Alan Niven e Michael Lardie, auxiliados por Melissa Sewell e George Marino.

Após o comercialmente bem-sucedido álbum de 1988 “…Twice Shy“, o Great White tinha planos de dar um passo adiante em busca de ainda mais sucesso (maiores vendas) e visibilidade (ampliar seu público). Apostando em faixas de hard potentes como “Call It Rock N’ Roll” e “Desert Moon“, sem abrir mão do seu toque pessoal inspirado no blues como em “Congo Square“, tudo foi devidamente caprichado: produção, propaganda, clipes e obviamente a ‘embalagem’, ou seja, a capa do álbum. A capa do álbum original foi fotografada pelo famoso artista John Scarpati, apresentando a modelo Kristine Rose sendo içada para fora do mar por um grande gancho. Esta capa foi julgada muito picante pelo selo e substituído por ordem do diretor de arte Hugh Syme logo após a prensagem inicial, por com uma alternativa que tinha o gancho ainda abaixo do nível do mar e a modelo parcialmente submersa, de modo que apenas a cabeça e os braços fossem visíveis. “Hooked” foi o último álbum do Great White com o baixista Tony Montana.

Hooked” três singles que foram acompanhados de vídeos clipes: “Congo Square“, lançado em fevereiro de 1991 e obteve a posição número 62 na UK Singles Chart; “Desert Moon” de abril do mesmo ano, posição número 16 na Mainstream Rock e “Call It Rock n’ Roll“, que chega as lojas em setembro de 1991. Este último foi o de maior sucesso ingressando na Mainstream Rock na quarta posição, número 53 na Billboard Hot 100 e posição 67 na UK Singles Chart. Todos os três clipes tiveram alta rotação na MTV e aqui vale uma curiosidade. A modelo da capa, Kristine Rose, uma famosa playmate com diversas participações em edições da revista Playboy, participa dos clipes de “Call It Rock n’ Roll” e “Desert Moon”. Também se pode encontrar o belo rosto de Kristine Rose nos vídeos “Jet City Woman” do Queensrÿche e “Green-Tinted Sixties Mind” do Mr. Big.

Com o sucesso dos singles e dos vídeos impulsionando as vendas, “Hooked” calcou posições de destaque em paradas como  Canadian Albums, número 27; German Albums, posição 32; Swiss Albums em quinto lugar; UK Albums, posição 43 e número 18 na disputada Billboard 200. “Hooked” foi certificado com o disco de ouro no Canadá e nos Estados Unidos, com vendas superiores aos 50 mil e aos 500 mil discos vendidos, respectivamente.

Para promover “Hooked“, além dos costumeiros anúncios de página inteira nas revistas especializadas, a edição japonesa contou com um CD bônus intitulado “Live in New York“, gravado no Electric Lady Studios em 31 de maio de 1991. Claro que o Great White foi para a estrada iniciando a tour em 21 de março de 1991 em sua terra natal, que abrangeu grande parte dos mais de 100 shows realizados. Também visitaram Canadá, Suíça, Inglaterra e Japão, onde terminam o giro em 14 de setembro de 1991 na cidade de Kawasaki.

No Brasil esse trabalho do Great White teve ótima divulgação na então recente MTV Brasil, com todos os clipes de “Hooked” entrando na programação da tarde durante o horário do programa ‘Gás Total’. O LP foi lançado em meio a uma promoção de um pacote da gravadora EMI intitulado ‘Hard Rock Giants’.  Com o apoio da revista Rock Brigade e da MTV Brasil, o Great White figurava ao lado das bandas Saxon, Iron Maiden, Megadeth, Queensryche, Bruce Dickinson, Poison e Slaughter. A EMI caprichou lançando o álbum com encarte interno envelopado colorido, com ótima distribuição e o mais legal, a versão original da capa sem censura. Meu LP eu comprei em uma loja de discos comum (não especializada em som pesado), aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP no dia 20 de julho de 1991.

Hooked” apesar de não superar inteiramente as marcas expressivas de “…Twice Shy“, também foi um sucesso e é certamente um dos melhores trabalhos do Great White. O estilo próprio que mescla o tradicional hard rock com doses generosas de rock n’ roll e blues, pode ser apreciados em faixas de muita qualidade com uma produção esmerada.  Os links estão lá no final como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 26 de fevereiro de 1991.

Selo: Capitol Records (EUA); EMI (Brasil).

Produção: Alan Niven e Michael Lardie.

Singles:

Congo Square” em fevereiro de 1991;

Desert Moon” em abril de 1991;

Call It Rock n’ Roll” em setembro de 1991.

.

Certificações:

EUA, disco de ouro (500.000 cópias);

Canadá, disco de ouro (50.000 cópias).

Great White:

Jack Russell – lead and backing vocals

Mark Kendall – guitars, backing vocals

Michael Lardie – guitar, keyboards, backing vocals

Tony Montana – bass

Audie Desbrow – drums

 

Additional musicians:

Alan Niven – backing vocals 

Michael Thompson slide guitar solo on track 3

Simone Shook – backing vocals

Terry Sasser – backing vocals

Lado A

1.”Call It Rock N’ Roll”       

2.”The Original Queen of Sheba”

3.”Cold Hearted Lovin'”     

4.”Can’t Shake It” (The Angels cover)

5.”Lovin’ Kind”

Lado B

1.”Heartbreaker”        

2.”Congo Square”      

3.”South Bay Cities” 

4.”Desert Moon”        

5.”Afterglow” (Small Faces cover)

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)