Um clássico.

Estamos ainda dentro da semana do Dia Mundial do Rock, e como esse mês é muito especial, nada melhor que conferir alguns clássicos absolutos aqui no nosso espaço. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E o clássico de hoje é o álbum do Led Zeppelin, Led Zeppelin IV.

Led Zeppelin IV” é o quarto álbum de estúdio da banda britânica de hard rock Led Zeppelin, que foi lançado em 8 de novembro de 1971 e, na verdade,  o disco nunca recebeu um título oficial, por isso é conhecido apenas por Led Zeppelin IV.

A banda começou a gravar o disco em dezembro de 1970 e usou vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos. A principal faixa do álbum, “Stairway to Heaven“, mesmo nunca tendo sido lançada como single, tornou-se a canção de maior sucesso daquele ano, e é considerada até hoje uma das melhores gravações musicais de todos os tempos. O grupo decidiu que para esse trabalho cada um dos quatro integrantes escolheria um símbolo para representá-lo e que na capa nada estaria escrito nela ou seria determinado com algum título específico.

Para promover o álbum, o Led Zeppelin realizou uma extensa turnê mundial entre 16 de fevereiro de 1972 e 29 de julho de 1973, com apresentações na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e uma série de concertos pela Europa. A turnê terminou com uma nova leva de datas pela América do Norte, contando com apresentações em arenas e estádios, com o concerto final realizado no Madison Square Garden na cidade de Nova Iorque. Foi nessa última apresentação que a banda gravou o álbum ao vivo “The Song Remains the Same”.

Assim que foi lançado, “Led Zeppelin IV” alcançou o segundo lugar na parada Billboard 200, enquanto “Stairway to Heaven” tornou-se um sucesso instantâneo nas rádios e embalou o álbum inteiro, que em dois meses tornou-se o mais comprado daquele ano. “Led Zeppelin IV” já vendeu mais de vinte e três milhões de cópias só nos Estados Unidos – um dos poucos a conquistar duplo diamante em certificações. E por falar nos EUA,Led Zeppelin IV” é o terceiro álbum mais comprado na história do país, atrás apenas de “Their Greatest Hits” da banda Eagles, e do LP “Thriller” de Michael Jackson. Já a nível mundial, “Led Zeppelin IV” vendeu cerca de quarenta milhões de cópias, sendo assim o décimo segundo álbum mais comprado da história da música, e o terceiro mais vendido na categoria do hard rock, atrás apenas de “Bat Out of Hell” do cantor Meat Loaf e “Back in Black” do AC/DC. Portanto é um dos álbuns mais vendidos da história, além de ser um dos mais aclamados pela crítica especializada.

O disco possui dois singles oficiais: “Black Dog“/”Misty Mountain Hop” lançado em 2 de dezembro de 1971 e “Rock and Roll“/”Four Sticks’, que foi lançado em 21 de fevereiro de 1972. Apesar das especulações não há uma prova concreta que a gravadora possuía algum tipo de estratégia para lançar um single para o hit “Stairway to Heaven” e os membros da banda a recusaram.

No Brasil o Led Zeppelin era muito popular, principalmente nas rádios FM durante a década de 70 e claro, na TV também. Por falar em registros televisivos era possível se encontrar em determinadas lojas de discos já na metade dos anos 80, listas de gravações em vídeo para cópia e em algumas, trechos do programa Rock Concert da TV Globo-SP, com o Led Zeppelin entre outras atrações.

Já o LP “Led Zeppelin IV” aqui foi lançado via gravadora WEA com o selo Atlantic, impresso com capa dupla e encarte interno, que continha a letra de “Stairway to Heaven”; a relação das músicas e os símbolos escolhidos por cada membro da banda. A edição que eu tenho é de 1977, pertencia à coleção de discos dos meus irmãos mais velhos e imagino que tenha sido comprada no Museu do Disco por simples dedução. Lembra-se que citei a pouco sobre a popularidade da banda por aqui? Então, pois saiba que “Led Zeppelin IV” foi certificado com o disco de ouro no Brasil.

Led Zeppelin IV” agradou em cheio aos velhos fãs da banda e obviamente, conquistou muitos novos. Recebeu aclamação mundial da crítica especializada, fato que ocorre até os dias de hoje, sendo considerado como um dos discos de rock ‘n roll mais importantes de todos os tempos. Sobre um álbum desses não é necessário falar muita coisa a respeito. É um clássico absoluto. Os links estão à disposição, como de costume. Até a próxima com outro clássico.

Dados:

Lançamento: 8 de novembro de 1971.

Selo: Atlantic (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Jimmy Page, Robert Plant e Peter Grant.

Singles:

  • “Black Dog”/”Misty Mountain Hop” lançado em 2 de dezembro de 1971;
  • Rock and Roll“/”Four Sticks” lançado em 21 de fevereiro de 1972.

Certificações:

  • EUA: 23× Platina (2× Diamante) (+23 milhões de cópias);
  • Canadá: 2× Diamante (+2 milhões de cópias);
  • Reino Unido: 6× Platina (+1,8 milhões de cópias);
  • Brasil: Disco de Ouro          (+30.000).

Led Zeppelin:

Jimmy Page – guitarra

John Bonham – bateria, percussão

John Paul Jones – baixo, bandolim, teclados

Robert Plant – vocais, gaita

Lado A     

1.”Black Dog” 

2.”Rock and Roll”     

3.”The Battle of Evermore”      

4.”Stairway to Heaven

 Lado B    

1.”Misty Mountain Hop”   

2.”Four Sticks”         

3.”Going to California”     

4.”When the Levee Breaks”