“Adeus Sammy”

Dia de Sugestão e lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje, a nossa última nesse difícil ano de 2020, vem de uma banda que sofreu uma perda irreparável nesse período, o Van Halen, com o CD “Balance”. Fica aqui mais uma vez nossa humilde homenagem ao grande Eddie Van Halen.

Balance” é o décimo álbum de estúdio da banda americana de hard rock Van Halen e foi lançado em 24 de janeiro de 1995 pela Warner Bros. Records. O trabalho foi gravado durante os meses de maio e setembro de 1994 no 5150 Studios e no Little Mountain Sound Studios em Vancouver. A produção foi de responsabilidade de Bruce Fairbairn.

A tour de divulgação para “Balance” se chamou em sua grande parte de ‘Ambulance Tour’ (a banda renomeou a turnê de “Balance” para ‘turnê ambulância’), porque Eddie estava tendo problemas no quadril e o irmão Alex teve que usar um colar cervical. Foi a última tour da banda com o vocalista Sammy Hagar. Em relação a este período, em 1997, Eddie Van Halen disse à Guitar World: “Houve uma variedade de conflitos surgindo entre os empresários Ray Danniels, Sammy e a banda desde que parei de beber em 2 de outubro de 1994…” . A situação ficou tão ruim que comecei a beber de novo“. “The Seventh Seal” foi nomeado para o Grammy de Melhor Performance de Hard Rock.

Balance” gerou cinco singles e todos fizeram parte de conceituadas paradas mundiais. “Amsterdam” obteve a posição número 9 na US Mainstream Rock Tracks; “Don’t Tell Me (What Love Can Do)” a posição número UM na mesma US Mainstream Rock Tracks; “The Seventh Seal” o número 36 na US Mainstream Rock Tracks; “Can’t Stop Lovin’ You” número 2 na US Mainstream Rock Tracks, número 30 na US Billboard Hot 100, 17 na US Top 40 Mainstream e sétimo lugar na US Mainstream Rock Tracks; e “Not Enough” a posição 27 na US Mainstream Rock Tracks, 97 na US Billboard Hot 100 e a colocação 39 na US Top 40 Mainstream. Já o álbum obteve o oitavo lugar na UK Albums; segundo na Canada Top Albums/CDs; novamente oitava dessa vez na German Albums e o número UM na principal parada mundial de discos, a US Billboard 200. “Balance” foi certificado com platina no Japão com mais de 200 mil álbuns vendidos, Canadá vendendo mais de 300 mil e obteve tripla platina em seu país natal superando a casa dos três milhões de discos vendidos.

A então chamada ‘Ambulance Tour’ começou em 27 de janeiro de 1995 na cidade de Arnhem, na Holanda. O giro completo se estendeu por mais de 130 apresentações durante o ano, que além da Holanda, incluíram Itália, EUA, França, Alemanha, Suíça, Espanha, Bélgica. Portugal, Pais de Gales, Inglaterra, Canadá e Japão. O encerramento se deu no dia 5 de novembro em Honolulu no Havaí.

No Brasil todos os singles de “Balance” entraram nas programações das rádios rock e foram muito executados. Já na MTV Brasil os clipes foram exibidos constantemente. “Can’t Stop Lovin’ You”, “Don’t Tell Me (What Love Can Do)” e “Not Enough” fizeram parte inclusive da parada diária do canal, o Disk MTV. Surgiram boatos de uma possível vinda da banda para alguns shows, mas ficou apenas no campo da especulação. “Balance“ foi lançado nacionalmente via Warner, mas uma edição alemã [que pode ser reconhecida devido ao selo colado no acrílico do CD, que dava destaque para a canção “Don’t Tell Me (What Love Can Do)”] podia ser encontrada com facilidade e bom preço até mesmo em magazines. O meu CD importado foi comprado no Carrefour aqui mesmo de São Caetano do Sul-SP, em 25 de junho de 1995. Importante ressaltar que “Balance“ conquistou o disco de ouro aqui no Brasil, com vendas superiores aos 100 mil álbuns vendidos (segundo a Pro-Música Brasil).

Balance” é um dos álbuns mais fantásticos gravados pelo Van Halen. O trabalho conta com canções criativas e Eddie sóbrio, desfilou solos memoráveis nas diversas faixas. Infelizmente os problemas internos causaram a mudança na formação e o resto todos já sabem. Mas o registro das coisas boas dessa fase permanece nesse disco clássico.  Os Links estão a disposição como de costume. Até a próxima e um feliz 2021 para todos nós.

Dados:

Lançamento: 24 de janeiro de 1995.

Selo: Warner Bros. Records (EUA, Brasil).

Produção: Bruce Fairbairn.

Singles:

  • Don’t Tell Me (What Love Can Do)” em 28 de dezembro de 1994;
  • The Seventh Seal” em janeiro de 1995;
  • Can’t Stop Lovin’ You” em 14 de março de 1995;
  • Not Enough” em 18 de julho de 1995;
  • Amsterdam” em agosto de 1995.

Certificações:

  • No EUA: 3x Platina (+ 3.000.000);
  • No Canadá: Platina (+ 300.000);
  • No Japão: Platina (+ 200.000);
  • No Brasil: Ouro (+ 100.000).

CD:

1.”The Seventh Seal”   

2.”Can’t Stop Lovin’ You”    

3.”Don’t Tell Me (What Love Can Do)”   

4.”Amsterdam”   

5.”Big Fat Money”       

6.”Strung Out”   

7.”Not Enough”  

8.”Aftershock”    

9.”Doin’ Time”   

10.”Baluchitherium” (omitted from vinyl LP due to time constraints)    

11.”Take Me Back (Deja Vu)”        

12.”Feelin'”

Japanese bonus track

  1. “Crossing Over”

VH:

Sammy Hagar – lead vocals

Eddie Van Halen – guitar, keyboards, background vocals

Michael Anthony – bass guitar, background vocals

Alex Van Halen – drums, percussion