Fala galera, beleza? Biel Furlaneto na área com mais uma edição do Weekbangers Brasil!

Chegamos em junho! Em um ano que tá passando tão rápido quanto um álbum do Ramones, chegamos ao meio. Hora de pegar nosso disco de vinil e botar o lado B pra tocar, pra ver o que nos espera na segunda metade do álbum 2025.

Essa semana tivemos uma perda ainda muito sentida. Mas também tivemos o nascimento de lendas, álbuns clássicos, eventos incríveis lá fora e aqui no Brasil — e muito mais.

Já tá com a roupa de festa junina?

Bora Lá!!!

02/06

Charlie Watts, baterista da banda inglesa Rolling Stones, nasceu em 1941. Carl Dean Wilson, guitarrista do Beach Boys, faleceu em 1998.

Ainda em 1998, o Deep Purple lançava Abandon.

Dia de bandas estrearem nos EUA: enquanto em 1964 os Rolling Stones faziam sua primeira apresentação na Terra do Tio Sam, em 1973 era a vez do Electric Light Orchestra fazer o mesmo.

No Brasil, tivemos Hammerfall (Curitiba, 2005), Alice Cooper (São Paulo, 2011), Steve Vai (Belo Horizonte, 2017) e Extreme e Tom Morello tocando no Best of Blues and Rock, em São Paulo (2023).

03/06

Duas divas nasceram na data. Em 1950, a vocalista e baixista Suzi Quatro vinha ao mundo, e em 1964 era a vez da Rainha Doro Pesch. No mesmo ano de Doro, nascia o guitarrista Kerry King.

Já repararam que sempre tem uma banda querendo dominar a semana nos lançamentos? A da vez é o Deep Purple, que em 1970 lançava In Rock. Em 1986, o Queen lançava A Kind of Magic. Em 1994, Bruce Dickinson entregou Balls to Picasso, e em 1997 o Faith No More lançava seu Album of the Year.

Em 2006, acontecia na Inglaterra mais uma edição do Monsters of Rock, com Deep Purple, Alice Cooper, Queensrÿche e Journey entre as atrações principais.

Cinco anos depois, em 2011, a Tia Alice aterrorizava o Rio de Janeiro. Em 2017, o Amon Amarth fazia os fãs de Fortaleza brincarem de barquinho ao som de uma pancadaria brutal. Em 2023, Steve Vai fechava o segundo dia da edição de 10 anos do Best of Blues and Rock em São Paulo.

04/06

Um evento extremamente chocante marca a data: em 2006, Rodrigo Netto, guitarrista dos Detonautas, foi assassinado durante um latrocínio. Ele foi baleado no tórax durante um assalto e não resistiu.

Em 1996, o Metallica lançava o polêmico Load, e em 2013 o Megadeth lançava o não menos controverso Super Collider. Quem você chamaria para um churrasco: Lars ou Mustaine?

Em 1994, acontecia mais uma edição do Monsters of Rock em Donington, com destaque para as bandas Aerosmith, Extreme e Sepultura.

Em 2005, o W.A.S.P. se apresentava em São Paulo, e em 2023 Buddy Guy encerrava a edição de 10 anos do Best of Blues and Rock.

05/06

O Tremendão Erasmo Carlos nasceu em 1941. Em 1952, o recém-aposentado Nicko McBrain (Iron Maiden) vinha ao mundo.

Nem tudo são flores: em 2002, Dee Dee Ramone faleceu. O baixista foi encontrado pela esposa por volta das 20h40, sem sinais de vida.

Lembra do álbum polêmico do Metallica de ontem? Ele perdeu o título com honras quando, em 2003, a banda lançou o MAIS polêmico St. Anger. Na mesma data, o Epica lançava The Phantom Agony. Outra dobradinha em 2007: enquanto o Poison lançava seu álbum homônimo, Marilyn Manson lançava Eat Me, Drink Me.

Duas notas curiosas: em 1977, um rato mordeu a cobra de Alice Cooper (lá ele), que faleceu após o ocorrido. Alice recorreu aos jornais para encontrar outro animal, parte das já teatrais apresentações ao vivo.

Você acha que Gene Simmons, baixista do KISS, tem limite de bom senso? Pois em 2006 ele leiloou nada menos que uma pedra retirada do seu rim. Pelo menos foi por uma boa causa: os 15 mil dólares arrecadados foram doados à caridade.

No Brasil, o W.A.S.P. tocava em Curitiba em 2005, mesma cidade que, em 2008, recebeu o Megadeth. Em 2012, o Therion trouxe seu metal sinfônico a São Paulo.

06/06

Com apenas um ano de diferença nasciam Steve Vai (1960) e Tom Araya (1961).

Em 1972, David Bowie lançava o clássico The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars. Alice Cooper (que apareceu quase a semana toda aqui) lançou o excelente Brutal Planet em 2000, e o Avenged Sevenfold lançava City of Evil em 2007.

Em 1992, Paris presenciava um show histórico do Guns N’ Roses, enquanto o SBT exibia o Kreator no Programa Livre (que trazia várias bandas para se apresentar na época).

Em 2008, o Megadeth fazia sua sinfonia da destruição agitar São Paulo. Um ano depois, a cidade era tomada por fumaça, sintetizadores e melancolia durante o show do Sisters of Mercy. Steve Vai comemorava seu aniversário em terras tupiniquins em 2017, quando tocava em Porto Alegre.

07/06

Vai ter bolo na casa de Dave Navarro (Jane’s Addiction), que nasceu em 1967. Acho que Perry Farrell não será convidado.

Após um mês internado, o cantor Serguei nos deixava.

O Stone Temple Pilots lançava o álbum Purple em 1994. Dez anos depois, o Nightwish lançava o aclamado Once.

Em 2004, a apresentação do Metallica no Download Festival estava prestes a ser cancelada por problemas de saúde do baterista Lars Ulrich, mas o que parecia ser trágico se tornou histórico. O lendário baterista foi substituído por Dave Lombardo (à época no Slayer) e pelo saudoso Joey Jordison (Slipknot).

Eis o setlist com seus respectivos bateristas:

– Battery (Dave Lombardo)
– The Four Horsemen (Dave Lombardo)
– For Whom the Bell Tolls (Joey Jordison)
– Creeping Death (Joey Jordison)
– Seek and Destroy (Joey Jordison)
– Fade to Black (Flemming Larsen, técnico de bateria de Lars)
– Wherever I May Roam (Joey Jordison)
– Last Caress (Joey Jordison)
– Sad But True (Joey Jordison)
– Nothing Else Matters (Joey Jordison)
– Enter Sandman (Joey Jordison)

Em 2008, o Megadeth seguia sua peregrinação por terras brasileiras, chegando dessa vez ao Rio de Janeiro. Em 2009, o Nazareth derretia os gelados corações dos curitibanos.

08/06

Uma das maiores vozes da história da música brasileira nos deixava: o sempre saudoso Maestro André Matos (Viper, Angra, Shaman, solo). O músico tinha apenas 47 anos. Se foi fisicamente, mas sua voz continuará ecoando por toda a eternidade.

Em 1998, o Soulfly lançava seu álbum de estreia, no mesmo dia em que o Red Hot Chili Peppers lançava Californication, um dos seus discos mais emblemáticos. Em 2004, o Velvet Revolver lançava Contraband. Voltando ainda mais no tempo, em 1995 era lançado Forbidden, do Black Sabbath.

Em 2024, acontecia o Eric Carr Day na Woodstock Discos, em São Paulo. O evento, criado pelo PodKISS em parceria com a Editora Belas Letras para celebrar o lançamento da biografia da Raposa por aqui, homenageava o baterista do KISS falecido em 1990.

Em 2008, o Megadeth se apresentava em Minas Gerais, enquanto em 2011 o Slayer transformava Curitiba num verdadeiro inferno.

Baita semana, hein, pessoal!
Qual foi o evento mais marcante pra você? Conta pra gente nos comentários!
Semana que vem a gente tá de volta!
Valeeeeeeeeeu!

Gostaria de dedicar a coluna dessa semana para minha “Blood Sister” Amanda Basso, a aniversariante da semana, que é minha referência no jornalismo e quem me abriu as portas para o Headbangers Brasil. Uma mulher maravilhosa, apesar do gosto musical extremamente duvidoso, e com mania de misturar o “sagrado” com qualquer coisa.

Tamo junto, Amandinha!