Em uma carreira incrível com 30 anos de estrada e 6 discos lançados, o Miasthenia é a resistência do Pagan Black Metal Nacional, sendo uma banda com renome e respeito (mais do que merecido) em nosso cenário. Com uma história incrível e muito bem estruturada, Espíritos Rupestres reafirma a posição do Miasthenia em elevar a nossa cultura e ligar nossa história a um paganismo Latino Americano, tudo feito com muito cuidado e capricho.

Espíritos Rupestres é um disco que trata dos horrores da Colonização Européia, pela nossa visão, ou seja, temos aqui uma história em defesa de nosso povo e cultura, uma leitura da América Latina para os horrores vivenciados pelos nossos antepassados. Susane Hécate (vocal e teclado), Thormianak (guitarra), Aletéa (baixo, viola clássica e vocal lírico) Lith Drummer (bateria e backing vocal extremo) entregam tudo de melhor no que o cenário pode nos apresentar.

O disco começa muito bem com Evocação, uma música abre alas ímpar e com tudo que a banda pode entregar, com uma faixa cadenciada e com uma rifferama impecável por Thorminiak, o vocal de Hécate tá sensacional e o disco abre muito bem, sinal que iremos ter um disco nesse caminho. NO NO NO, Bruxa Xamã já vem com uma pedrada implacável, teclados e guitarras maravilhosos, a bateria de Lith e o baixo de Aletéa estão em um casamento incrível e essa configuração de sucesso se repete em todo o disco, cada maravilhosa composição de Espíritos Rupestres mostra o momento ímpar no qual a banda passa.

Agora, a inclusão dos belíssimos vocais líricos de Aletéa e a mesma incluindo viola clássica em algumas faixas, eleva ainda mais a qualidade de uma banda no qual sempre entregou demais, sendo que aqui, eles estão realmente um nível acima, como costumo falar, eles elevaram demais o jogo e isso tudo, cantando em nossa língua mãe. Sensacional!!

Um disco incrível, com músicas que retratam muito bem como é rico e poderoso unir a sua cultura ao som extremo, o Miasthenia em seu sexto disco elevou o jogo do Pagan Black Metal e sem usar qualquer tipo de influência cultural fora de nossa terra, engrandecendo a nossa história. Entendo o porquê diversas pessoas o colocam como um dos melhores do ano, pois ele é.

NOTA: 5 / 5