E chegou o grande dia em que os fãs do Gojira podem, finalmente, ouvir o novo capítulo de sua história de muito sucesso. Fortitude chega depois do aclamado Magma, disco que foi celebrado e aclamado por muitos como sendo um “marco” na carreira dos Franceses, mas será que, em Fortitude, Gojira conseguirá repetir o sucesso do disco passado?

Se você está esperando a resposta de tal pergunta, antes eu vou te levar a uma jornada pela banda e pelo disco. O Gojira(francês para Godzilla), nasceu no ano de 1996 na cidade de Bayonne na França, no ano de 1996 e eles vem com uma sonoridade pesada, próxima ao Death Metal, sendo que com passagens Progressivas bem interessantes, que sempre chamaram atenção dos ouvintes de sua música.

Então desde o início a banda vem lançando discos maravilhosos e não está sendo nada diferente com o Fortitude, as três primeiras músicas do disco já são conhecidas por nós, pois foram os singles do álbum. Então sabemos que: Born For One Thing, a incrível Amazonia(que tem um clipe lindo e ainda um trabalho em prol do meio ambiente muito legal em torno do tema da música) e Another World já seriam as conhecidas e maravilhosas, então vamos pras 8 composições que estamos conhecendo hoje…

E como eu já imaginava, o Gojira não errou a mão. Todas as faixas do disco carregam o que tem de melhor na carreira da banda, músicas pesadas, que remetem diretamente ao maravilhoso From Mars To Sirius, bem como composições mais “etéreas” e Progressivas do último lançamento. A simbiose perfeita entre o peso e a agressividade, com o que há de melhor na “Progressividade” do Gojira. Joe Duplantier(guitarra e vocal), Mario Duplantier(bateria), Christian Andreu(guitarra) e Jean-Michel Labadie(baixo) não deixam mesmo a peteca cair no disco, com ótimas passagens e momentos em todas as faixas, com momentos agressivos, viajantes e sempre muito bem estruturados. O vocal de Joe Duplantier está incrível em todas as músicas, tanto em seus vocais mais agressivos, como nos mais cantados, a qualidade é ímpar, toda a banda está soando como sempre: redonda, perfeita em tudo: timbres, composições e execução. Agora, depois disso tudo, acho que vocês já sabem a resposta da minha pergunta né??

Lógico que sim, fato que o Gojira conseguiu repetir o sucesso do disco passado, com um álbum tão bem composto e coeso como Fortitude, não teria como falar diferente dessa incrível banda e o álbum está, se credenciando e com todos os louvores possíveis, como um dos melhores de 2021.

NOTA: 5 / 5