“O Adeus de Freddie

Innuendo” é o décimo quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock Queen, e foi lançado em 4 de fevereiro de 1991 pela Parlophone no Reino Unido e pela Hollywood Records nos Estados Unidos. O álbum foi gravado durante o período de março de 1989 e novembro de 1990 no Studio Metropolis, Londres na Inglaterra e Studio Mountain, Montreux, na Suiça, com a produção de David Richards e da própria banda.

Foi o último álbum da banda a ser lançado com vocalista Freddie Mercury ainda vivo.

O Queen lançou seu décimo terceiro álbum, “The Miracle“, em maio de 1989, mas ao contrário de seus álbuns anteriores, eles não realizaram uma turnê ao vivo. Freddie Mercury disse em uma entrevista à BBC Radio 1, que o motivo dessa mudança de comportamento era que ele queria romper com a rotina ‘álbum – turnê – álbum – turnê’. Ele tinha sido diagnosticado como HIV positivo em 1987, fato esse ainda não foi publicado naquele momento; no entanto, rumores se espalharam desde 1988 sobre a saúde de Mercury e da possibilidade de que ele tivesse a doença.

Innuendo” foi o primeiro single do álbum na maioria dos países, exceto nos EUA, onde “Headlong” foi a escolha. Lançado em janeiro de 1991 na Europa e em março de 1991 tornando-se o terceiro single nº 1 do Reino Unido do Queen e obteve o 17º lugar no chart Billboard Hot 200 americano. Já “I’m Going Slightly Mad” foi lançada em 4 de março de 1991 e alcançou o primeiro lugar em Hong Kong e a 22ª posição nas paradas britânicas. “These Are the Days of Our Lives” foi lançado pela primeira vez nos Estados Unidos no aniversário de Mercury, em 5 de setembro de 1991 em fita cassete e nas rádios. No Reino Unido, foi lançado em dezembro de 1991 após a morte de Mercury. O single foi nº 1 no Natal de 1991 no Reino Unido.

Innuendo” foi certificado com o disco de ouro nos Estados Unidos, superando os 500 mil álbuns vendidos e disco de platina em sua terra natal, com mais de 300 mil álbuns vendidos.

No BrasilInnuendo” teve ótima receptividade, pois a banda sempre teve uma base de fãs muito sólida no país. A preocupação com a saúde de Mercury também era notória com a chegada na MTV Brasil do clipe de “These Are the Days of Our Lives“, que mostrava uma cantor frágil e aparentemente muito doente. Quem viveu aqueles dias sabe da tristeza que era ver o sempre implacável e animando Mercury naquele estado.

Innuendo” simboliza o capitulo final da trajetória de Freddie Mercury no Queen. O álbum além de marcar essa despedida, também é fantástico musicalmente falando. Para seu adeus Freddie nos deixou faixas de incrível inspiração e criatividade. Independente da ligação com a partida do inesquecível artista, e é um disco que merece toda a atenção do fã da boa música.

Queen:

Freddie Mercury – lead vocals (all tracks), backing vocals (1–4, 6–9), keyboards (1, 2, 5, 6, 8–11), drum machine (2, 9)

Brian May – electric guitar (all tracks), backing vocals (2–4, 10, 12), keyboards (3, 4, 12), drum machine (3, 4), acoustic guitar (1), lead vocals (“Lost Opportunity”)

Roger Taylor – drums (1–3, 5–8, 10, 12), backing vocals (3–4, 6, 12), percussion (1, 7, 8), keyboards (6, 8), drum machine (2), additional vocals (6)

John Deacon – bass (all but 11), keyboards (10)

 Additional personnel:

 Steve Howe – Spanish guitar (1)

Mike Moran – keyboards (7)

Tracklist:

1.”Innuendo”    

2.”I’m Going Slightly Mad”        

3.”Headlong”    

4.”I Can’t Live with You”            

5.”Don’t Try So Hard”        

6.”Ride the Wild Wind”     

7.”All God’s People” 

8.”These Are the Days of Our Lives”   

9.”Delilah”        

10.”The Hitman”       

11.”Bijou”         

12.”The Show Must Go On”