“Elize”
Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E vamos falar de uma banda bem diferente, pois é uma das únicas que possuem três vocalistas principais. A nossa sugestão de hoje é o homônimo álbum de estreia da banda Amaranthe.
“Amaranthe” é o nome do primeiro trabalho da banda sueca de mesmo e foi lançado pelo selo Spinefarm em datas bem distintas: em 13 de abril de 2011 na Europa; em 8 de junho do mesmo ano no Japão e em 6 de novembro de 2021 nos Estados Unidos. As gravações ocorreram no período entre os dias 6 de outubro e 4 de dezembro de 2021 no Studio Jacob Hansen em Ribe, Dinamarca e no Amaranthe Metalmedia Studios em Gotemburgo, Suécia. A produção ficou a cargo de Jacob Hansen.
Formado por Olof Mörck (Dragonland, Nightrage) e Joacim ‘Jake E’ Lundberg (Dreamland, Dream Evil) em 2008, mas o projeto começou a tomar forma mesmo quando os cantores Elize Ryd e Andreas Solveström (Cipher System) ingressaram na banda, assim como o baterista Morten Løwe Sørensen (The Cleansing, Koldborn, Mercenary). Já o baixista Johan Andreassen (Engel) se juntou após a sessão de fotos para a demo “Leave Everything Behind”, antes da gravação do primeiro álbum intitulado de “Amaranthe“. Originalmente o conjunto se chamava de Avalanche, isso até maio de 2009, quando foram forçados para mudar seu nome devido a questões legais. Os membros escolheram renomear a banda com o nome do primeiro CD, simplesmente passando a chamar de Amaranthe.
Em seu debut o Amaranthe não economizou no que se refere aos singles, sendo quatro lançados: “Hunger” em primeiro de março de 2011; “Rain” que foi lançado em 13 de junho de 2011; “Amaranthine” em 27 de julho de 2011 e “1.000.000 Lightyears” em 21 de maio de 2012. A sucessão de singles ajudou a impulsionar as vendas do CD “Amaranthe“, que foi muito bem em paradas importantes como a Finnish Albums Chart na posição número 16; Japanese Albums Chart na posição número 39 e no chart ‘caseiro’, o Swedish Albums Chart na posição número 35.
Mas para divulgar seu trabalho a principal escolha do Amaranthe foi mesmo o bom e velho ‘pé na estrada’, e foram muitos shows. O primeiro aconteceu no dia 23 de abril de 2011 em Amsterdam na Holanda e na sequencia visitam, alguns mais de uma vez, os seguintes países até meados de 2012: Bélgica, França, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça, Itália, Hungria, Eslováquia, Polônia, Alemanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, Áustria, República Tcheca, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Portugal e Finlândia. Só na Europa foram mais de 90 apresentações e uma esticada até a terra do sol nascente, o Japão. Em 14 de setembro de 2012 a banda participa do festival ProgPower USA XIII, sendo esse seu primeiro show em continente americano. O giro se encerra oficialmente em um show em sua terra natal no dia 18 de novembro de 2012.
A minha cópia em CD de “Amaranthe”, eu ganhei como uma cortesia durante uma compra na Hellion Records, que também foi o selo e a distribuidora responsável pelo lançamento nacional do álbum “Amaranthe” aqui no Brasil, isso em dezembro de 2013.
O Amaranthe não tem meio termo, ou você gosta ou não dá a menor importância. O som do conjunto consegue agregar elementos modernos com muita personalidade e caiu no gosto dos headbangers mais novos certamente. Uma banda com três vocalistas distintos em sua formação chama a atenção, mas nenhum eles como a musa Elize Ryd. Elize é o cartão de apresentação do Amaranthe, sendo mais conhecida que a própria banda devido as suas participações especiais em diversos projetos de outros artistas, seja em canções, discos e clipes, além de participar como convidada em shows com o Kamelot diversas vezes. Além de ser uma cantora de talento, Elize é dançarina e modelo, também é dona de uma beleza inquestionável. Até a próxima.
Dados:
Lançamentos: 13 de abril de 2011 (Europa), 8 de junho de 2011 (Japão) e 6 de novembro de 2012 (Estados Unidos)..
Selo: Spinefarm (Europa), Hellion (Brasil).
Produção: Jacob Hansen.
Singles:
– “Hunger” em 1 de março 2011;
– “Rain” em 13 de junho de 2011;
– “Amaranthine” em 27 de julho de 2011;
– “1.000.000 Lightyears” em 21 de maio de 2012.
Amaranthe:
Elize Ryd – clean vocals (female)
Jake E – clean vocals (male)
Andy Solveström – harsh vocals
Olof Mörck – guitars, keyboards
Johan Andreassen – bass
Morten Løwe Sørensen – drums
Additional musicians:
Elias Holmlid – keyboards and arrangements on “Amaranthine”
Pagaard Wolff – additional guitar on “Amaranthine”
Tracklist:
1.”Leave Everything Behind”
2.”Hunger”
3.”1.000.000 Lightyears”
4.”Automatic”
5.”My Transition”
6.”Amaranthine”
7.”Rain”
8.”Call Out My Name”
9.”Enter the Maze”
10.”Director’s Cut”
11.”Act of Desperation”
12.”Serendipity”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)