A banda holandesa de metal contemporâneo AUTARK está revelando seu novo álbum.
A banda, que inclui ex-membros do Dodecahedron e membros atuais do Inferum e Dear Mother, lançará ‘Emergent‘ em 10 de novembro de 2023, pela gravadora Season of Mist Underground Activists.
“Estamos empolgados em anunciar o próximo lançamento do nosso segundo álbum completo, ‘Emergent'”, diz Nienhuis. “As músicas e a história tomaram forma em 2022 e foram finalmente canalizadas em um álbum com nove faixas que gravamos este ano. Sentimos que este é um próximo passo em nosso desenvolvimento artístico – Emergent tem uma impressão mais aberta, diversa e radiante que lança luz sobre diferentes influências musicais que nos inspiram. Estamos satisfeitos com a versatilidade e o contraste aumentados que este álbum tem a oferecer, e mal podemos esperar para compartilhá-lo com o mundo!“
O primeiro single, juntamente com a pré-venda do novo álbum, será anunciado em breve.
Track-list
1. Open Focus (6:59)
2. Strife (5:23)
3. Duhkha (5:20)
4. Trek (5:26)
5. Refocus (4:49)
6. Aperture (1:46)
7. Eye Of Horus (4:23)
8. Countless Kaleidoscopes (5:17)
9. Ka (6:14)
A banda holandesa de metal contemporâneo, Autark, está de volta com seu segundo álbum completo, “Emergent”. Michel Nienhuis, fundador do Autark e do Dodecahedrom, se uniu novamente ao guitarrista/produtor David Luiten (Inferum), ao baixista Desmond Kuijk (Dear Mother) e ao especialista em eletrônicos Tijnn Verbruggen para criar o sucessor de seu aclamado álbum de estreia, “Form In Motion”, lançado pela Season Of Mist em 12 de março de 2021. Monica Kendrick (Chicago Reader, EUA) sobre a relevância do álbum de estreia do grupo:
“E eu vou dizer agora: dado o tempo para florescer e se enraizar nos ouvidos do público, o Autark se tornará altamente influente na próxima geração de metal extremo“.
“Emergent” é mais uma prova da imaginação e criatividade do Autark. Ele oferece uma maior versatilidade e contraste, e vê a banda se expandindo em direção a territórios mais inspiradores e consonantes. “Form In Motion” explorou os limites dos extremos sonoros; em “Emergent”, o Autark amplia seu horizonte e mostra diversidade e nuances, preservando sua intensidade e agudeza afiada.
Com nove faixas, “Emergent” é uma exploração sonora do universo interno, onde todas as coisas claras e escuras podem ser encontradas. O ouvinte é atraído para um “Foco Aberto” (um estado de meditação) em preparação para uma jornada interior ao longo dos centros de energia física. Desde os graves de sintetizador pulsantes de “Strife” e a melancolia sombria e ameaçadora de “Duhkha”, passamos pelos explosivos desconcertantes de “Trek”, onde harmonias estelares eventualmente romperão a atmosfera opressiva. A viagem continua com o groove esmagador downtempo que fortalece “Refocus”, bem como o interlúdio a capella de tirar o fôlego “Aperture” e as divertidas “Eye Of Horus” e “Countless Kaleidoscopes”, para finalmente entregar uma iluminação abrangente com “Ka”.
As declarações e estados de espírito dos compositores Nienhuis e Luiten capturam a mesma imprevisibilidade e inquietação de “Form In Motion”, deixando desta vez uma impressão mais aberta, diversa e radiante. Com harmonias vocais empolgantes, contrastes audaciosos e uma imaginação vívida, o Autarkh lança uma luz brilhante no eu interior e o expõe ao mundo com intensidade e convicção. Isso torna “Emergent” um lançamento evocativo, com uma produção multilayered, mas cristalina, que promete um futuro brilhante para o Autarkh.
Line – Up:
Michel Nienhuis: vocais e guitarras
David Luiten: vocais e guitarras
Desmond Kuijk: baixo
Tijnn Verbruggen: sintetizadores e batidas