O guitarrista Kiko Loureiro, atual Megadeth e ex Angra, divulgou a capa e título do seu mais novo trabalho, seu quinto disco solo, que se chamará “Open Source“.
Kiko comenta: “Por definição, ‘código aberto’ (open source) está relacionado a softwares que o código fonte original é disponibilizado gratuitamente e pode ser redistribuído e modificado. Isso nos traz um maior senso de comunidade, aprimora nossa criatividade e cria novas possibilidades. Então, por que não aceitar isso? Conceito de nossa arte, nossa música? Quanto mais rica uma música poderia ser se outras pessoas tivessem acesso ao seu código-fonte? E se a composição original da música não fosse o produto final? E se fosse apenas o começo? Algo que poderia ser constantemente atualizado e evoluir ao longo do tempo. E, além de uma máquina, nós, como humanos, também estamos preocupados com aprimoramentos, sendo nós mesmos um código aberto, em constante movimento e crescimento, através da tecnologia, ciência, espiritualidade … e arte. Essa é a mentalidade que eu trago agora para o meu quinto álbum solo, que foi nomeado … adivinhem? OPEN SOURCE!”
Minhas composições e gravações não são o objetivo final do álbum, mas o começo. Quero que você tenha acesso à maneira como criei o conceito do álbum, às músicas e como as toquei. Além disso, farei as hastes disponíveis para download. Assim, você pode remixar, recriar e criar novas versões. E mal posso esperar para ver o que você criará a partir disso. Posso esperar abordagens diferentes e versões melhores que as minhas. Para tornar tudo isso possível, estou fazendo uma campanha de financiamento coletivo e ampliando metas para poder criar e compartilhar ainda mais com você. Algumas das vantagens são únicas. Aproxima-nos, podemos colaborar juntos e estou muito animado para tem essa possibilidade através desta campanha.
Quando você participa deste crowdfund exclusivo por tempo limitado, você se torna oficialmente meu parceiro. E está ajudando a lançar este álbum em todo o mundo. E se você não é do tipo de compositor, não se preocupe, as faixas de apoio serão também disponibilizadas. Então, quando você toca um instrumento ou é um produtor musical, pode dar uma olhada nele. Estou ansioso para compartilhar este projeto com o mundo. Mantenha-se saudável e seguro!”
A arte da capa também foi divulgada. Ela foi desenvolvida por Gustavo Saze, que já fez trabalhos para o Machine Head e Arch Enemy, e você confere mais abaixo.
Kiko Loureiro ainda divulgou que terá dois convidados neste novo trabalho, um deles, o ex guitarrista do Megadeth, Marty Friedman.
Já o segundo convidado se trata de Mateus Asato. Guitarrista de Campo Grande, que ficou famoso tocando em vídeos na internet e foi considerado como um prodígio do instrumento, sendo reconhecido por nomes como Myles Kennedy e Nuno Bettencourt. Tem trabalho ligados a artistas de outra vertente, como Jessie J e aqui no Brasil, com a cantora Sandy e o ex vocalista do Oficina G3, PG. O músico assinou contrato com a Sony em 2018 para lançar seu primeiro disco.
Quem também estará no disco, são os ex parceiros de Angra, o baixista Felipe Andreoli e o baterista Bruno Valverde, que foi revelado pelo baixista em seu Instagram. O segundo convidado deve ser revelado ainda nesta quarta.
O novo trabalho ainda não tem data definida para lançamento, mas poderemos conferir o primeiro single em 16 de junho, aniversário de Kiko.