“Uma perfeita sinergia entre banda e orquestra

O release elaborado pela Blackened Recordings é tão bem feito e com tantas informações que eu sou capaz de apostar, que você fã do Metallica, que gosta de ler tudo o que se publica a respeito de sua banda preferida, tem grandes chances de até decorar certas passagens, pois diversos reviews desse trabalho irão se pautar por essa ferramenta e intencionalmente ou não, irão ficar parecidos e em alguns casos certamente repetitivos. Humildemente quero afirmar que ficar parecido com os outros não é o nosso estilo, portanto as importantes informações do excelente release nós só vamos usar mais tarde.

Pra entender o porquê de “S&M2” é preciso voltar a 1999. No final dos anos 90 o Metallica havia começado a década rompendo o limite do Thrash e conquistando um universo mais amplo com o chamado “Black Album” (1991), que proporcionou a banda chegar ao seu ápice de popularidade. Mas as coisas complicaram um pouco com o lançamento do fraco “Load” (1996) e o razoável “Reload” (1997) – e felizmente só temos que chegar em 1999, pois o fundo da lata, ou do poço, ainda estava por vir com o medonho “St. Anger” (2003).

Em meio a todos esses altos e baixos, o Metallica encaixou uma bola de três pontos do meio da quadra faltando um décimo de segundo para terminar o jogo e esse trabalho se chama “S&M”. Ao repetir um caminho já bem pavimentado por bandas do calibre do Deep Purple e Rainbow, juntando a essência do rock com a magnitude de uma orquestra sinfônica, o Metallica realizou um dos seus mais importantes trabalhos e de maior sucesso também.

 “S&M”, que foi lançado em 23 de novembro de 1999, é um dos maiores papões de prêmios que a musica pesada já viu. Foi certificado com disco de platina em onze países, inclusive em sua terra natal onde superou a marca de um milhão de álbuns vendidos; e levou disco de ouro em mais cinco nações, totalizando mundialmente mais de quatro milhões de cópias vendidas. Ainda de quebra faturou em 2001 o Grammy Award de ‘Best Rock Instrumental Performance’ com a música “The Call of Ktulu“.

Dito isso tudo fica claro o porquê do Metallica pensar em gravar um novo “S&M”. Por que a primeira empreitada há 21 anos foi um tremendo sucesso e hoje a banda, em uma posição muito mais confortável em sua carreira, vai quebrar boa parte dos recordes possíveis com “S&M2”, pode apostar.

Os shows do Metallica com a San Francisco Symphony foram capturados nos dias 6 e 8 de setembro de 2019 no Chase Center de São Francisco, que é a arena do time de basquete Golden State Warriors. “S&M2” enquanto esteve nas telonas faturou US$ 5,5 milhões nas bilheterias, o que lhes rendeu o título de maior lançamento mundial de eventos de rock da história do cinema.

Agora é a hora dos fãs poderem comprar “S&M2” e levar para suas casas, e opções são o que não faltam, tendo para todos os gostos e bolsos conforme você vai poder conferir.

TODOS OS FORMATOS DE: “METALLICA & SAN FRANCISCO SYMPHONY: S&M2 (2020)”

Caixa Deluxe (edição limitada 4LPs vinil cor, exclusivo livro de fotos, 2CDs, Blu-ray, partituras, cinco palhetas de guitarra, poster, cartão para download);

Caixa Super Deluxe (edição limitada 4LPs vinil cor, exclusivo livro de fotos, 2CDs, Blu-ray, partituras, cinco palhetas de guitarra, poster, cartão para download + partitura original assinada pelos membros da banda. Edição limitada a 500 cópias via Metallica.com);

4LPs Pretos com livro de fotos e cartão para download;

– 4LPs Coloridos com livro de fotos e cartão para download (exclusivo via varejo independente – indie retail e via Metallica.com);

– 2CD com booklet de 36 páginas;

– 2CD/Blu-ray com booklet de 36 páginas;

– 2CD/DVD com booklet de 36 páginas;

– Blu-Ray;

– DVD;

Álbum Digital;

– Filme Digital.

Musicalmente falando “S&M2” não tem falha alguma. A produção é impecável, os arranjos ficaram sensacionais e tudo contribuiu para que o resultado agradasse até o mais chato entre os fãs da banda. E com tantos clássicos inclusos nesse trabalho épico, dizer que é difícil apontar alguns destaques seria a mais pura verdade, pois é o que acontece geralmente quando se reúne em um único trabalho tantos momentos importantes.  

Mas se você quer saber mais, sem problemas, estamos aqui para isso mesmo. E para tanto vamos dividir o trabalho em quatro partes. A primeira começa é óbvio com a intro “The Ecstasy of Gold” soando mais imponente do que nunca até porque é um tema feito para ser executado por uma orquestra. A instrumental “The Call of Ktulu” logo de cara já mostra que a sinergia entre o Metallica e sinfônica estava mais afiada do que nunca, incontáveis vezes superior à experiência de vinte anos atrás. Até aqui tudo bem, mas era preciso conquistar o público, convidá-lo para participar de verdade da festa e “For Whom the Bell Tolls” fez o trabalho.

A segunda parte é a que inclui faixas menos clássicas, na opinião de um velho fã dos tempos que o Metallica era uma banda de thrash metal. Mas os fãs presentes no evento não estavam nem ai para isso curtiram “The Day that Never Comes”, “The Memory Remains” e “No Leaf Clover”.

A terceira parte o espaço foi reservado para a San Francisco Symphony brilhar e mostrar que estava ali para fazer parte do espetáculo também. “Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God and the Dance of the Dark Spirits” apresenta momentos intrincados que certamente deve ter deixado os fãs presentes sem saber para onde olhar, pois são muitos músicos em destaque ao mesmo tempo. Já a faixa “The Iron Foundry, Opus 19”, que possui uma cadência mais incisiva e robusta começa a fazer a transição para que as atenções voltem à perspectiva inicial e coube a “The Unforgiven III” terminar o serviço.

A quarta parte seria bem previsível se pensássemos que o final estava ficando mais próximo e era hora de colocar o peso característico da heavy music para funcionar. Tanto “Wherever I May Roam” como a clássica “One” receberam arranjos por parte da orquestra de um bom gosto digno de nota, fazendo um papel de fundo perfeito pra que o instrumental básico do Metallica ficasse muito mais realçado. Realmente eu queria ter visto isso ao vivo no dia.

Mas ainda tinha mais e era momento literalmente de puxar as cordas, que fizeram um trabalho excelente em “Master of Puppets” deixando a plateia extasiada. Eu me lembro muito bem de quando ouvi “Nothing Else Matters” no “S&M” de 1999 pela primeira vez e achei uma droga. O vocal descompromissado de James estragou completamente a música. E a julgar por essa nova versão acredito que mais pessoas pensaram como eu naquela época, pois dessa vez ele caprichou nas entonações como nunca. Para fechar com chave de metal uma “Enter Sandman” pesada, bem pesada e é claro, com todos os toques especiais que só quem tem uma orquestra no palco pode se dar ao luxo de usar.

Mas “S&M2” é um lançamento tão peculiar que para ele existe um destaque a mais. “Anesthesia (Pulling Teeth)”, do álbum “Kill ‘Em All” (1983), é um capítulo totalmente a parte de tudo o que é apresentado. O solo feito pelo baixista da Sinfônica, Scott Pinger, em homenagem ao inesquecível Cliff Burton é o grande destaque desse imponente trabalho, em minha opinião.

E se você já viu a película saiba que esse lançamento tem uma edição totalmente nova feita por Joe Hutching (“Through the Never”). Tanto o áudio, como as imagens, estão em outro nível se comparados com a versão teatral que foi exibida em outubro de 2019 em mais de 3.700 cinemas em todo o mundo.

S&M2” é melhor que seu antecessor, o álbum “S&M”,  e na verdade podemos dizer que é ele é muito melhor, por que o Metallica hoje é uma banda melhor do que a daquela época, mais segura de si e usou de toda sua experiência e recursos técnicos para criar esse trabalho ambicioso,  que vai render muitos dividendos. Os fãs, menos aqueles mais radicais, agradecem. E quem gosta de boa música também.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

LP 1 / SIDE ONE

  1. The Ecstasy of Gold
  2. The Call of Ktulu
  3. For Whom the Bell Tolls

LP 1 / SIDE TWO

  1. The Day that Never Comes
  2. The Memory Remains
  3. Confusion

LP 2 / SIDE THREE

  1. Moth Into Flame
  2. The Outlaw Torn

LP 2 / SIDE FOUR

  1. No Leaf Clover
  2. Halo on Fire

LP 3 / SIDE FIVE

  1. Intro to Scythian Suite
  2. Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God and the Dance of the Dark Spirits
  3. Intro to The Iron Foundry
  4. The Iron Foundry, Opus 19
  5. The Unforgiven III

LP 3 / SIDE SIX

  1. All Within My Hands
  2. (Anesthesia) – Pulling Teeth
  3. Wherever I May Roam

LP 4 / SIDE SEVEN

  1. One
  2. Master of Puppets

LP 4 / SIDE EIGHT

  1. Nothing Else Matters
  2. Enter Sandman

CD 1

  1. The Ecstasy of Gold (Live)
  2. The Call of Ktulu (Live)
  3. For Whom the Bell Tolls (Live)
  4. The Day That Never Comes (Live)
  5. The Memory Remains (Live)
  6. Confusion (Live)
  7. Moth Into Flame (Live)
  8. The Outlaw Torn (Live)
  9. No Leaf Clover (Live)
  10. Halo on Fire (Live)

CD 2

  1. Intro to Scythian Suite (Live)
  2. Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God And The Dance Of The Dark Spirits (Live)
  3. Intro to The Iron Foundry (Live)
  4. The Iron Foundry, Opus 19 (Live)
  5. The Unforgiven III (Live)
  6. All Within My Hands (Live)
  7. (Anesthesia) – Pulling Teeth (Live)
  8. Wherever I May Roam (Live)
  9. One (Live)
  10. Master of Puppets (Live)
  11. Nothing Else Matters (Live)
  12. Enter Sandman (Live)

DVD / BLU-RAY

  1. Menu (features “Moth Into Flame”)
  2. Intro (features “Wherever I May Roam” and “All Within My Hands”)
  3. The Ecstasy of Gold (Live)
  4. The Call of Ktulu (Live)
  5. For Whom the Bell Tolls (Live)
  6. The Day That Never Comes (Live)
  7. The Memory Remains (Live)
  8. Confusion (Live)
  9. Moth Into Flame (Live)
  10. The Outlaw Torn (Live)
  11. No Leaf Clover (Live)
  12. Halo on Fire (Live)
  13. Intro to Scythian Suite (Live)
  14. Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God And The Dance Of The Dark Spirits (Live)
  15. Intro to The Iron Foundry (Live)
  16. The Iron Foundry, Opus 19 (Live)
  17. The Unforgiven III (Live)
  18. All Within My Hands (Live)
  19. (Anesthesia) – Pulling Teeth (Live)
  20. Wherever I May Roam (Live)
  21. One (Live)
  22. Master of Puppets (Live)
  23. Nothing Else Matters (Live)
  24. Enter Sandman (Live)
  25. Credits
  26. Behind the Scenes: Making of the Show
  27. All Within My Hands Promo

FILME DIGITAL

  1. Intro (features “Wherever I May Roam” and “All Within My Hands”)
  2. The Ecstasy of Gold (Live)
  3. The Call of Ktulu (Live)
  4. For Whom the Bell Tolls (Live)
  5. The Day That Never Comes (Live)
  6. The Memory Remains (Live)
  7. Confusion (Live)
  8. Moth Into Flame (Live)
  9. The Outlaw Torn (Live)
  10. No Leaf Clover (Live)
  11. Halo on Fire (Live)
  12. Intro to Scythian Suite (Live)
  13. Scythian Suite, Opus 20 II: The Enemy God And The Dance Of The Dark Spirits (Live)
  14. Intro to The Iron Foundry (Live)
  15. The Iron Foundry, Opus 19 (Live)
  16. The Unforgiven III (Live)
  17. All Within My Hands (Live)
  18. (Anesthesia) – Pulling Teeth (Live)
  19. Wherever I May Roam (Live)
  20. One (Live)
  21. Master of Puppets (Live)
  22. Nothing Else Matters (Live)
  23. Enter Sandman (Live)
  24. 24 .Credits