“Origins 2- A missão

Eu me coloco aqui na minha simplicidade e imagino como Ace em determinado momento se perguntou: “Se o “Origins Vol. 1” (2016) foi tão bem aceito, por que não fazer uma continuação?”. E aqui temos a segunda parte da saga de covers do Spaceman, com muitos convidados especiais e uma pancada de clássicos da história do rock em releituras bem bacanas.

A produção preferiu manter a maioria das canções relativamente fiéis às versões originais, exceto onde Ace com seu conhecido bom humor resolveu mudar alguns trechos das letras como em “Space Truckin’”, mas nada que tire o sono dos ‘purplemaniacos’ mais desconfiados.

 O álbum abre com um dos hits supremos do grande Led Zeppelin, “Good Times Bad Times“, que foi uma excelente escolha, pois é uma música que realmente se encaixa na entrega vocal característica de Ace. A faixa do Mountain, “Never in My Life” é uma ótima canção e também um teste de conhecimento geral roqueiro bem legal, pois eu aposto que 90% dos entrevistados quando questionados sobre o velho Mountain, vão responder que só conhecem a clássica “Mississippi Queen”.

Já comentamos que Ace deu uma mexida na letra de “Space Truckin’”, mas ele pode, afinal você, de bate e pronto consegue pensar em uma música com um título mais apropriado que essa para o Spaceman interpretar? “I’m Down” dos The Beatles tem como convidado especial o guitarrista John 5 e o cara fez um trabalho incrível é preciso ressaltar.

Nos anos 60 muitos críticos afirmavam que os Beatles precisavam dos The Rolling Stones e vice versa. Ace seguiu isso ao pé da letra e a faixa seguinte é a clássica “Jumpin’ Jack Flash” com a presença superespecial nos vocais de Lita Ford, um dos pontos altos do álbum, pode apostar. John 5 volta a ‘palhetar’ no cover do Cream, “Politician”. É, ficou legal, mas poderia ter ficado mais legal, entende? Tire suas próprias conclusões e depois me fala. O mesmo vale para “Lola” do The Kinks, que tem uma linha melódica complicada, principalmente no refrão e talvez outra escolha fosse mais apropriada.

30 Days In The Hole” do Humble Pie recupera o pique do disco com uma linha de baixo sensacional e os vocais por conta de Robin Zander. Nela Ace faz um dos melhores solos do álbum. “Manic Depression” do The Jimi Hendrix Experience marca o encontro de dois ex-KISS, pois o grande Bruce Kulick é o convidado especial. “Kicks” do Paul Revere & the Raiders eu conheci por essa versão – nunca se conhece tudo – e eu achei OK.

We Gotta Get Out Of This Place” do The Animals manteve aquele espírito de anos 60 com uma das melhores interpretações de Ace no que se refere aos vocais. E para encerrar, há um cover do KISS, a ótima “She” em uma versão pesada, arrastada, perversa e muito, mas muito legal com um solo daqueles incendiários no melhor estilo do Spaceman.

Assim como foi com Sylvester Stallone com ‘Rambo 2 – A Missão’, o Spaceman mandou bem outra vez com a ideia deste “Origins Vol. 2”, que é um disco para você curtir despreocupadamente e aproveitar as músicas em si. Mas nem tudo está perfeito, não é? Ótimo, deixe a perfeição para as versões originais e se concentre em aproveitar o talento do Ace, que é o de melhor a se fazer.

Nota: 3,5/5

Tracklist:

  1. Good Times Bad Times (Led Zeppelin)
  2. Never In My Life (Mountain)
  3. Space Truckin’ (Deep Purple) Guest: Rob Sabino
  4. I’m Down (The Beatles) Guest: John 5
  5. Jumpin’ Jack Flash (The Rolling Stones) Guest: Lita Ford
  6. Politician (Cream) Guest: John 5
  7. Lola (The Kinks)
  8. 30 Days In The Hole (Humble Pie) Guest: Robin Zander
  9. Manic Depression (The Jimi Hendrix Experience) Guest: Bruce Kulick
  10. Kicks (Paul Revere & the Raiders)
  11. We Gotta Get Out Of This Place (The Animals)
  12. She (KISS)

Musicians:

Ace Frehley / Vocals, Guitar

Jeremy Asbrock / Guitar

Ryan Spencer Cook / Guitar

Philip Shouse / Bass

Matt Starr / Drums

John 5 / Guitar

Lita Ford / Guitar, Vocals

Robin Zander / Vocals

Rob Sabino / Keyboard

Bruce Kulick / Guitar