“Uma cantora única”
Começar a semana com o pé direito não é? E para isso tem sugestão. Sempre lembrando que ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum homônimo da cantora Fiona está completando 35 anos de seu lançamento nesse ano de 2020.
“Fiona” é o primeiro álbum de estúdio homônimo da cantora Fiona Flanagan, lançado no mês de março de 1985 pela gravadora Atlantic Records. O disco foi gravado no Wizard Studio, Briarcliff Manor, Nova York, tendo como produtor Peppi Marchello.
Fiona surgiu para o grande público pela primeira vez no final de 1984 ao interpretar a canção principal do filme ‘No Small Affair’ que foi estrelado por Jon Cryer e Demi Moore. A interpretação de Fiona para a powerful ballad “Love Makes You Blind” agradou em cheio o público amante do AOR e também executivos da Atlantic Records. O clipe do tema do filme teve boa veiculação na MTV, o que abriu ainda mais as portas para a jovem cantora.
No início de 1985 Fiona grava seu primeiro álbum e para impulsionar o trabalho o single principal seria “Talk to Me“, que é uma composição do famoso hitmaker e produtor Beau Hill. A canção já bem conhecida do público, “Love Makes You Blind“, entra no disco com uma versão um pouco diferente da original.
O estilo de cantar de Fiona era muito emotivo, pois além de ser uma ótima cantora ela também era atriz. Dois trabalhos merecem ser citados: o filme “Hearts of Fire” (1987) em que ela interpreta ao lado do cantor Bob Dylan e o episódio “Little Miss Dangerous” (1986) da série de TV Miami Vice, onde Fiona faz um trabalho dramático em um dos capítulos mais elogiados de toda série.
“Talk to Me” foi o único single do álbum e obteve a posição número 12 na parada US Billboard Hot Mainstream Rock Tracks e o número 64 na Billboard Hot 100. Já o álbum chegou à posição número 71 no chart Billboard 200. O clipe de “Talk to Me” foi divulgado pela MTV em sua programação trivial.
A cantora realizou apenas doze apresentações no ano de 1985, a maioria como open-act do cantor Bryan Adams. A primeira em Asbury Park, Nova Jersey em 11 de maio e a última no Civic Arena, em Pittsburgh no dia 30 de junho de 1985.
No Brasil Fiona não era nem um pouco conhecida e o fato de seu álbum ser lançado aqui só se justifica por causa daquela máxima que eu já comentei em outros ‘sugestões’: ‘se estava vendendo nos EUA, lança aqui também’. E foi mesmo, via WEA e com uma chamada curiosa na capa do LP com a frase: ‘agradecimentos especiais ao Twisted Sister’. Realmente a banda de Dee Snider era companheira de ‘selo’ de Fiona e entre os muitos agradecimentos escritos na contra capa, o nome do Twisted Sister estava lá. Não precisa ser James Bond para descobrir a ‘estratégia’ da distribuidora tupiniquim né? De qualquer forma eu comprei minha cópia só em 1988 em um sebo da capital paulista.
Apesar de ter lançado poucos álbuns, Fiona tem uma grande quantidade de admiradores até hoje. A entrega nas interpretações de suas músicas sempre foi a principal característica dessa filha de irlandeses, além de um alcance vocal respeitável. Se você não conhece então se dê uma chance e vá direto para o link, que está a disposição, de “Love Makes You Blind“, uma big balada interpretada por uma cantora incrível. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: março de 1985.
Selo: Atlantic (EUA); WEA (Brasil).
Produção: Peppi Marchello
Single:
“Talk to Me” em 1985.
Personnel:
Fiona – lead vocals
Bobby Messano – guitar
Donnie Kisselbach – bass
Joe Franco – drums, percussion
Benjy King – keyboard
Guests:
Gregory Tebbitt – guitar
Aaron Hurwitz – keyboard
Peter Zale – keyboard
Schuyler Deale – bass
Rick Bell – saxophone
Lado A
1.”Hang Your Heart on Me”
2.”Talk to Me”
3.”You’re No Angel“
4.”Rescue You“
Lado B
1.”James“
2.”Love Makes You Blind”
3.”Over Now”
4.”Na Na Song“
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)