Quem diria, já passou todo esse tempo…

?

Há exato um ano atrás, no dia 19 de março de 2020, estávamos publicando aqui no HB os seguintes parágrafos:

Estamos enfrentando um período que só em filmes de ficção tínhamos visto. E não tem remédio, nós teremos que encarar essa dura prova que vai exigir do todo planeta, todos os setores, todas as pessoas, sacrifícios diversos, entre eles, ter que se isolar dentro de nossas casas – os que puderem, é claro.

A ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Kiss, “Dressed to Kill”, que completa 45 anos de seu lançamento”.

E com essas palavras estava dado o pontapé inicial da nossa série chamada Sugestão do Dia, que tinha e mantém seu intuito de entreter o nosso leitor com um disco clássico duas vezes por semana. Nesse período de um ano nós publicamos mais de 100 sugestões entre os diversos estilos musicais que o HB abrange. 

E como começamos com o Kiss, nada melhor que optar mais uma vez pela icônica banda nesse especial comemorativo. O LP “Lick It Up” foi o marco inicial da fase sem maquiagem e considerado um recomeço do conjunto, o que torna a escolha por esse título parecer bem peculiar, pois mais do que nunca precisamos de um novo começo. Como vocês sabem, o Sugestão do Dia está diretamente ligado aos problemas pandêmicos que vivemos a mais de um ano e contamos com as vacinas para deixar essa fase tenebrosa definitivamente para trás. Vamos conferir o nosso Sugestão especial e que muitos outros aniversários desse espaço no HB sejam comemorados, e de preferência, sem nenhuma pandemia.

Lick It Up” é o 11º álbum de estúdio da banda americana de hard rock Kiss e foi lançado no dia 23 de setembro de 1983 pelo selo Casablanca/Mercury. O trabalho foi gravado entre os meses de julho e agosto de 1983 no Right Track Studios e Record Plant Studios. A produção fiou a cargo de Michael James Jackson, Gene Simmons e Paul Stanley.

Nesse disco temos a primeira aparição pública sem maquiagem da banda, e seu primeiro para a Mercury Records, onde eles assinaram após sua saída da Casablanca Records. Já sem a formação clássica com Vinnie Vincent no lugar de Ace Frehley, esse período não foi um mar de rosas para o Kiss. Vincent não era legalmente um membro da banda. Em parte devido a disputas sobre qual é seu papel na banda e sua remuneração seria (alguns relatórios indicaram que ele havia pedido, e foi totalmente negado, um percentual do lucro bruto da banda). Ele acreditava piamente que era o único responsável pelo ressurgimento do Kiss, motivo esse que o levaria a ser demitido, após a etapa europeia da ‘turnê Lick It Up’. Com a banda incapaz de garantir um guitarrista substituto em tão curto prazo, Vincent foi mantido para a parte americana da turnê. Mas ao final do giro sua permanência se tornou insuportável devido incontáveis problemas de relacionamento com os demais membros do Kiss.

Lick It Up” gerou dois singles acompanhados de clipes: o primeiro pra a faixa título lançado em 18 de setembro de 1983 e “All Hell’s Breakin’ Loose“, lançado em 6 de fevereiro de 1984. O single de “Lick It Up” obteve a posição número 66 no chart  US Billboard Hot 100; número 32 no Canada Pop Singles; número 58 no France Pop Singles e 31 no UK Pop Singles. O vídeo de “All Hell’s Breaking Loose” foi indicado para ‘Melhor Cinematografia’ no MTV Video Music Awards de 1984. Já o álbum obteve as seguintes posições nas paradas: Canadian Albums Chart, 46; Japanese Albums Chart, 15; UK Albums Chart, 7 e US Billboard Albums na posição 24. “Lick It Up” foi certificado com disco de platina nos Estados Unidos, com mais de UM milhão de cópias vendidas e ouro no Canadá.

A tour de divulgação contou com mais de cem datas sendo a primeira no dia 11 de outubro de 1983 em Cascais Hall, Lisboa, Portugal e se encerou em Evansville, nos Estados Unidos no dia 17 de março de 1984. Além de Portugal e diversos estados de sua terra natal, o Kiss visitou nesse giro Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Áustria, Finlândia, Suécia, Bélgica e Canadá.

No BrasilLick It Up” foi lançado pela gravadora Polygram com encarte interno com letras e informações relevantes. Os dois clipes pra divulgação obtiveram ótima repercussão em programas como o Super Special da TV Bandeirantes-SP, Realce da TV Gazeta-SP e Som Pop da TV Cultura-SP. A minha cópia foi comprada na Loja Musicanto, já citada nesse espaço em outras oportunidades, isso no dia 13 de outubro de 1986.

Lick It Up” é um baita disco com músicas muito pesadas e rápidas como “Exciter“, “Gimme More” e a fantástica “Young and Wasted“, que em diversos shows teve os vocais do grande Eric Carr. Modestamente, não podíamos ter feito uma escolha melhor para comemorar o aniversário de um ano do nosso Sugestão do Dia com essa obra. Pessoalmente, gostaria de deixar o meu muito obrigado a todos que nos acompanharam durante todo esse período e curtiram os episódios com os mais diversos títulos. Vamos prosseguir e vem muito mais por ai. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 23 de setembro de 1983.

Selo: Casablanca/Mercury (EUA); Polygram (Brasil).

Produção: Michael James Jackson, Gene Simmons e Paul Stanley.

Singles:

Lick It Up” em 18 de setembro de 1983;

All Hell’s Breakin’ Loose” em 6 fevereiro de 1984.

Certificações:

– Nos Estados Unidos, Platina (+ 1.000,000);

– No Canadá, Ouro (+ 50,000).

Kiss:

Paul Stanley – lead vocals, rhythm guitar

Gene Simmons – lead vocals, bass guitar

Eric Carr – drums, percussion, backing vocals

Vinnie Vincent – lead guitar, backing vocals, additional vocals on “Lick It Up” e “And on the 8th Day”

 Additional musician:

Rick Derringer – guitar solo on “Exciter”

Lado A:

1.”Exciter” 

2.”Not for the Innocent”          

3.”Lick It Up”         

4.”Young and Wasted”  

5.”Gimme More”

Lado B:

1.”All Hell’s Breakin’ Loose”   

2.”A Million to One”      

3.”Fits Like a Glove”      

4.”Dance All Over Your Face”

5.”And on the 8th Day”

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)