“Lenda viva”

O vídeo chamado “Eagles: Live from the Forum MMXVIII” – que foi transmitido no continente norte americano pela ESPN – aquele canal que se proclama o líder mundial em esportes… vai entender… – foi o primeiro show oficial apresentando um novo Eagles, após o falecimento de Glenn Frey, que se mudou para o outro plano em 2016, devido complicações com artrite reumatoide e pneumonia subsequente. No lugar de Frey está seu filho de 26 anos, Deacon Frey e o cantor e compositor de country music, Vince Gill. A parte boa é que ESPN’s a parte, desde o dia 16 de outubro o show completo está disponível em versão CD triplo para alegria dos fãs da banda.

Particularmente eu achei que aquela harmonia característica do conjunto foi deixada um pouco de lado e uma atmosfera mais densa se faz presente em alguns dos muitos clássicos apresentados nesse show. Não é um ponto negativo, me entenda, é só diferente em relação á fase do Eagles que eu mais acompanhei de perto, a tour de “Hell Freezes Over”, a qual a MTV Brasil na metade da década de 90 exibiu várias e várias vezes em sua programação.

Mesmo sem Frey, a tríade formada por Don Henley, Joe Walsh e Timothy B. Schmit transmite tanta solidez, que o novato Gill e o jovem Deacon conseguem se sentir a vontade mesmo diante de uma grande multidão e certamente o clima ‘familiar’ da banda permanece inalterado.

Colecionador de prêmios e records ao longo de sua carreira, só mesmo com mais de trinta faixas para o trabalho de uma lenda viva como essa poder ser realmente chamado de representativo. Os grandes hits estão presentes: “Hotel Califórnia“, “Desperado”, “The Long Run”, “Tequila Sunrise” entre outros, com grandes performances de todos e as partes do falecido Frey ficaram a cargo de seu filho, que não decepciona em nenhum momento, como se pode comprovar em “How Long” ao lado de Henley. Um detalhe diferente me chamou a atenção em “I Can’t Tell You Why”, que é sempre muito bem interpretada pelo baixista Timothy B. Schmit nos vocais. O som destacado da caixa da bateria, alto e causando uma dramaticidade na já emotiva canção.

Eu não sou um grande fanático pelo Eagles, mas admiro muito o talento e a capacidade dos músicos e acho o trabalho realizado nas harmonias de discos como “Desperado” (1973) e “On the Border” (1974) muito bons. O Eagles faz parte da historia do rock e um álbum ao vivo e abrangente como esse é uma ótima oportunidade para quem não os conhecem se familiarizar e entender o porquê esses músicos são tão renomados e respeitados mundialmente.

Nota: 4/5

Tracklist:

  1. Seven Bridges Road
  2. Joe Walsh – How Ya Doin’?
  3. Take It Easy
  4. One Of These Nights
  5. Don Henley – Good Evening, Ladies And Gentlemen
  6. Take It To The Limit
  7. Tequila Sunrise
  8. In The City
  9. Timothy B. Schmit – Hey, Everybody, That’s Joe Walsh
  10. I Can’t Tell You Why
  11. New Kid In Town
  12. Don Henley – Just Want To Thank All Of You…
  13. How Long
  14. Deacon Frey – Hello, Everybody…
  15. Peaceful Easy Feeling
  16. Ol’ 55
  17. Lyin’ Eyes
  18. Love Will Keep Us Alive
  19. Vince Gill – How’s Everybody Doing?
  20. Don’t Let Our Love Start Slippin’ Away
  21. Those Shoes
  22. Already Gone
  23. Walk Away
  24. Joe Walsh – Is Everybody OK?
  25. Life’s Been Good
  26. The Boys Of Summer
  27. Heartache Tonight
  28. Funk #49
  29. Life In The Fast Lane
  30. Hotel California
  31. Rocky Mountain Way
  32. Desperado
  33. The Long Run