Metal psicopata

Como vocês já estão acostumados a saber, nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um álbum que completou 35 anos recentemente, “Love You to Pieces” do Lizzy Borden.

Love You to Pieces” é o álbum de estreia da banda americana de heavy metal, “Lizzy Borden” e foi lançado pela gravadora Metal Blade Records em primeiro de julho de 1985. O trabalho foi produzido no Music Grinder Studios, Sunswept Studios e MadDog Studios, Los Angeles, California. A produção coube a Brian Slagel e ao cantor da banda, Lizzy Borden. Randy Burns foi o engenheiro de som responsável e Eddie Schreyer realizou a mixagem na Capitol Records em Los Angeles.

Fundada em 1983, o Lizzy Borden (banda e o vocalista) escolheu como seu nome o mesmo da notória mulher acusada e absolvida de assassinato no final do século XIX. Em 1984 assinam o contrato com o selo Metal Blade Records, que lançou seu primeiro EP “Give ‘Em The Axe” em maio do mesmo ano. A temática visual de um psicopata com um machado nas mãos marcou as apresentações da banda naquele período, que incluíam performances teatrais com uma moça sendo esquartejada. Uma dessas cenas foi registrada no vídeo home da banda intitulado de “The Murderess Metal Road Show“, que foi lançado em 1986.

A capa de “Love You to Pieces” enfrentou problemas com os lojistas de discos da época, o que não deixava de ser algo muito frequente, principalmente com os lançamentos oriundos de bandas mais pesadas. No caso em particular nessa capa, dois aspectos incomodaram os comerciantes. Primeiro, os chamativos trajes da moça – a modelo Stephanie Smith – e em segundo lugar a sugestiva associação entre o vocalista da banda com um machado nas mãos e o título do disco (em português: ‘Amo você em pedaços’).

Uma das músicas que marcaram “Love You to Pieces” foi a faixa “American Metal“, que mais tarde seria adicionada ao luxuoso BOX lançado para comemorar o 20º aniversário da gravadora Metal Blade Records. Para promover “Love You to Pieces” o Lizzy Borden somente realizou shows em seu país natal e se apresentou na segunda metade de 1985 em cidades como Detroit, Cleveland, Buffalo e Los Angeles.

No Brasil o Lizzy Borden só era conhecido mesmo dos headbangers mais ligados nas coisas que estavam acontecendo lá fora, através de revistas importadas e fanzines (em 1985 a Rock Brigade ainda era um fanzine de qualidade e credibilidade, mas ainda assim, um fanzine, que estava se transformando em uma revista). Claro que frequentar os pontos heavy como a Woodstock Discos, já era um bom começo e poupava um bom dinheiro, pois ali se conseguia informações e se encontrava muito material em fitas K7. A exemplo de muitos outros discos de heavy metal menos badalados por não serem lançamentos de um grande selo, “Love You to Pieces” não foi editado aqui no Brasil. Apenas em 1988 o Lizzy Borden teve seu terceiro álbum de estúdio lançado aqui via CBS, o disco “Visual Lies”. Minha cópia de “Love You to Pieces” é importada e eu comprei no dia 9 de julho de 1989 na loja Rock ‘n Rolos, que ficava na Galeria do Rock, aqui mesmo em Sampa.

Love You to Pieces” é um álbum calcado no heavy metal tradicional e o mais pesado que a banda Lizzy Borden gravou. O som é característico dos anos 80 e obviamente deve ser conhecido pelos headbangers que procuram se informar sobre os conjuntos daquela época. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 1 de julho de 1985.

Selo: Metal Blade Records (EUA)

Produção: Lizzy Borden e Brian Slagel.

Lado A

1.”Council for the Cauldron”      

2.”Psychopath” 

3.”Save Me”      

4.”Red Rum”    

5.”Love You to Pieces”      

Lado B

1.”American Metal”   

2.”Flesheater”   

3.”Warfare”

4.”Godiva”        

5.”Rod of Iron”

Lizzy Borden:

Lizzy Borden – lead and backing vocals

Gene Allen – guitars, backing vocals

Tony Matuzak – guitars

Michael Davis – bass, backing vocals

Joey Scott Harges – drums, backing vocals

Additional musicians:

Jon Natisch, Mark Benson, Tony Copozzi – backing vocals

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)