AVERNAL é uma banda de Death Metal/Death’n’Roll fundada em 1993 na Argentina, mais precisamente na cidade de Quilmes, província de Buenos Aires.
Até o momento, a banda lançou oito álbuns de estúdio, sendo o último deles ‘Tzompantli’, lançado em 31 de julho de 2020 e editado por Grinder Cirujano (na Argentina) e pela Concreto Records (no México). Em breve, estará disponível em Portugal e no Brasil, através da Hellven Records e Your Poison Records, respetivamente. O álbum foi mixado por Martin Fury e masterizado por Yarne Heylen.
Embora a fasquia tenha sido elevada com o seu penúltimo trabalho, lançado em 2016, ‘La Quimera de la Perfección‘, o lançamento de ‘Tzompantli‘ deixa claro mais uma vez que o Avernal não tem limites. Quanto maiores as expectativas, mais elas as superam. Por isso, são constantemente destacados pela cena pesada da América Latina.
Para continuar promovendo e trabalhando neste lançamento, o Avernal tem o orgulho de apresentar o lançamento de seu mais recente material de estúdio em vinil, um marco extremamente importante para o grupo. Para falar mais sobre este lançamento, o vocalista Cristian Rodríguez concedeu uma entrevista ao site Headbangers Brasil.
AVERNAL é uma banda com mais de 25 anos de carreira. Qual é a sensação de estar na estrada todo esse tempo?
O tempo realmente passou muito rápido, quando começamos eu nunca pensei que chegaríamos onde estamos hoje com 8 álbuns de estúdio em nossas costas. É bom permanecer ativo.
Durante esses anos você acompanhou a mudança da música, do LP ao CD, e agora com as plataformas digitais. Qual a sua opinião sobre cada formato de consumo de música? Você acha que as plataformas digitais são um bom meio de difusão mesmo que você pague pouco aos músicos?
Sou colecionador de CDs e LPs, então sempre respeito e amo esses formatos, cada um tem seu charme e suas vantagens, gosto mais do LP porque a capa fica maior e te força a ouvir o disco inteiro sem pular músicas , você tem que tomar seu tempo com cada álbum e eu realmente gosto disso. No entanto, penso que as plataformas digitais são uma excelente ferramenta de divulgação de música, e também gosto de descobrir música nova.
Vocês lançaram o novo álbum 2020 também em formato LP. Como colecionadora de mídia física, adorei! Este é o primeiro álbum que você lança neste formato? Como foi essa conquista?
Na verdade sim, este é o primeiro que lançamos em LP e estamos muito orgulhosos de ter conseguir fazer neste formato. Fomos capazes de fazer isso graças a um amigo que apoia a banda e colocou dinheiro para fazer isso, somos muito gratos ao HASH Records e também com registros Concreto do México, Grinder Cirujano Records da Argetina e Hellven de Portugal.
O álbum estará disponível em Portugal e no Brasil, através da Hellven Records e Your Poison Records. Como foi fechar com as gravadoras e expandir sua música para o Brasil?
Foi uma grande alegria receber a notícia de que uma editora portuguesa queria lançar o álbum. É a primeira vez que um álbum do Avernal é lançado na Europa, e o mesmo no Brasil, então estamos muito felizes com isso.
O álbum é de 2020 mas voltou a ser notícia na mídia com o lançamento em vinil e distribuição no Brasil e em Portugal. Como foi essa repercussão? Eles conseguiram mais fãs?
Acho que muitos colecionadores de vinil estão muito felizes com o lançamento, estamos vendendo muito bem então foi muito produtivo lançar o LP.
Como os shows estão parados devido à pandemia, qual a estratégia da banda para continuar promovendo o novo trabalho?
Fizemos alguns shows para um público reduzido, foram todos muito bons, e apresentamos o álbum ao vivo em uma sessão ao vivo que foi gravada e transmitida via streaming. Por enquanto, é o que pode ser feito.
Você pode deixar uma mensagem para nossos leitores e para os fãs brasileiros?
Deixo uma grande saudação a toda galera do Metal Brasileiro e um grande abraço a vocês e obrigado pelo espaço! Valeu !!