“A fase mais popular do viking da guitarra”
Como você já sabe a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um álbum do virtuoso e influente guitarrista Yngwie Malmsteen intitulado “Odyssey”.
“Odyssey” é o quarto álbum de estúdio do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen e foi lançado em 8 de abril de 1988 por meio da Polydor Records. Grande parte das gravações ocorreram em Los Angeles nos estúdios Cherokee Studios e House of Music Studios. A produção coube ao próprio guitarrista ao lado de Jeff Glixman e Jim Lewis.
O álbum “Odyssey” foi o trabalho de maior sucesso comercial da carreira do guitarrista, sendo uma continuidade natural da proposta iniciada por Malmsteen em seu álbum de 1986 “Trilogy”, onde o principal single, “You Don’t Remember, I’ll Never Forget“, era uma clara tentativa do músico em aliar seu estilo virtuoso e rápido de tocar aos parâmetros mais comerciais, que as principais paradas norte americanas exigiam normalmente. A escolha do novo vocalista, o ex-Rainbow, Joe Lynn Turner, também colaborou em cheio para que esse objetivo fosse alcançado. O baixista Bob Daisley (ex-Ozzy Osbourne) participou da gravação em quatro faixas. A tour de “Odyssey” acabou resultando no primeiro trabalho ao vivo do guitarrista, “Trial by Fire: Live in Leningrad” de 1989, numa alusão ao local o LP foi capturado (desde 1991 a cidade se chama São Petersburgo).
“Odyssey” gerou apenas um single, para a faixa “Heaven Tonight” (o maior hit da carreira do sueco), que teve como seu lado B a canção “Riot in the Dungeons”. O vídeo clipe de “Heaven Tonight” obteve uma ótima rotatividade em diversos programas especializados e principalmente na MTV. Graças a isso “Odyssey” é até hoje o disco de maior sucesso do guitarrista chegando ao número 40 da parada Billboard 200, onde permaneceu por dezoito semanas. Além da ótima colocação no chart americano o trabalho também obteve posições de destaque em outras paradas como: Australian Albums, na posição número 75; Dutch Albums, posição 27; European Albums, número 40; German Albums, posição número 50; Japanese Albums, número 19; Norwegian Albums, posição 10; Swedish Albums em sétimo; Swiss Albums, número 17 e posição número 27 na UK Albums. “Odyssey” foi certificado com o disco de ouro no país natal de Malmsteen, com vendas superiores aos 50 mil álbuns vendidos.
A divulgação de “Odyssey” proporcionou uma longa tour com mais de 100 apresentações, sendo bem mais da metade dedicada ao território americano – Estados Unidos e Canadá – onde teve seu início em 10 de abril de 1988 na cidade de Baltimore. Após também visitar países como Japão, Inglaterra, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Em 18 de janeiro de 1989 Malmsteen inicia uma série com mais de vinte apresentações com extremo sucesso pelo território russo, onde encerra o giro na cidade de Leningrado (São Petersburgo) em 10 de fevereiro de 1989. A parte soviética da tour consistiu em onze shows na capital Moscou e nove shows em Leningrado, com um público total estimado em torno das 240 mil pessoas.
No Brasil o LP “Odyssey” foi lançado ainda no ano 1988 pela Polygram Discos com selo Polydor sem encarte interno. Dentro da estratégia para divulgação a gravadora em parceria com a revista Rock Brigade (em sua edição número 31 de setembro de 1988) sorteou 45 LPs sendo 15 do Scorpions, com “Savage Amusament”; outros 15 do Def Leppard, com o mega platinado “Hysteria” e os últimos 15 do nosso guitar hero com o “Odyssey”. O vídeo de “Heaven Tonight” passou diversas vezes no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP. Minha cópia eu comprei na loja já citada diversas vezes nesse nosso espaço, a Musicanto Discos, em 12 de setembro de 1988.
Existe uma certa polêmica em relação a esse disco por causa da participação do cantor Joe Lynn Turner, que é daqueles artistas que não tem meio termo. Ou se ama ou se odeia. Eu particularmente gosto do registro vocal dele, principalmente em estúdio. E sendo imparcial e justo, aqui ele fez um bom trabalho e que deve ser conferido, ainda mais em ótimas faixas como “Rising Force”, “Dreaming (Tell Me)”, “Riot in the Dungeons”, “Deja Vu”, “Crystal Ball” e o hit “Heaven Tonight“. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 8 de abril de 1988.
Selo: Polydor (EUA/ Europa), Polygram (Brasil).
Produção: Yngwie Malmsteen, Jeff Glixman e Jim Lewis.
Single:
- “Heaven Tonight”, em maio de 1988.
Certificação:
- Disco de ouro na Suécia (+ 50 mil).
Músicos:
Yngwie Malmsteen – guitar, bass (tracks 3–7, 10–12)
Joe Lynn Turner – vocals
Jens Johansson – keyboard
Anders Johansson – drums
Bob Daisley – bass (tracks 1, 2, 8, 9)
Tracklist:
Lado A
1.”Rising Force”
2.”Hold On”
3.”Heaven Tonight”
4.”Dreaming (Tell Me)”
5.”Bite the Bullet” (instrumental)
6.”Riot in the Dungeons”
Lado B
1.”Deja Vu”
2.”Crystal Ball”
3.”Now Is the Time”
4.”Faster than the Speed of Light”
5.”Krakatau” (instrumental)
6.”Memories” (instrumental)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)