“Abrindo o caminho para o inferno”

Ano passado o Venom lançou uma antologia para comemorar seu 40º aniversário chamado “In Nomine Satanas”, um BOX de luxo com LP’s, livreto recheado de fotos, adesivos, etc. Um dos itens mais importantes desse BOX SET é LP “Sons of Satan”, que é uma compilação com faixas raras e inéditas. E é exatamente esse importante elemento do BOX que foi destacado dos demais e agora vai ser lançado de forma individual quebrando um ‘galhão’ de quem não pôde adquirir “In Nomine Satanas” por falta de “tempo” (eu dei uma olhada agora na ‘amazon.com’ e o preço da criança está R$2.174,21).

Agora que essa obra estará um pouco mais acessível aos pobres – no sentido literal da palavra – mortais e já lançado desde o dia 28 de agosto via selo BMG, nada melhor que dar uma geral nesse registro. Vale a pena dizer que esse álbum tem um significado muito além do próprio Venom devido a quantidade de bandas que os ingleses influenciaram ao longo dos anos e por marcar o início de um gênero, o black metal, que o Venom ainda estava buscando torna-lo algo real.

Entrando no clima do Venom, como diria Jack, vamos por partes e dividir esse trabalho em quatro passagens, a começar pelo registro chamado de ‘Church Hall Rehearsals 1979AD’, que são gravações de ensaios de 1979 completamente caóticos. Você mal consegue ouvir ou entender nada, mas o barulho está lá, sendo o que podemos chamar de raízes das músicas que se tornariam clássicas alguns anos depois. Se você gosta de som bem gravado, produção detalhada…  esqueça. Aqui é old school à décima potência e se você não imagina com era nos anos 80 descolar uma demo-tape de algum ensaio e tentar decifrar o som, aqui terá um bom exemplo. Em “Angel Dust” as coisas caminham até que bem e até o fã mais desavisado vai reconhecer o barulho. “Buried Alive” com pouco mais de um minuto serve de intro para “Raise the Dead”. Nitidamente Cronos ainda não tinha nem ideia do que fazer com seu timbre vocal nessa época. “Red Light Fever” e “Venom” encerram essa parte.

Depois das gravações de ensaio cruas de 1979, o que vem a seguir é a parte chamada de ‘Impulse Studio Demo Session 1980AD’, bem conhecidas como “£ 50 demos”, que representam o oposto das primeiras faixas, pois aqui dá para se diferenciar muito bem os instrumentos. Entre as seis faixas apresentadas nesse bloco, cinco delas mais tarde se tornariam os destaques do álbum de estreia da banda, “Welcome to Hell”. As versões para “Sons of Satan”, “In League With Satan”, “Angel Dust” e “Live Like an Angel (Die Like a Devil)” aqui já tem a cara do Venom que deixaria o mundo de queixo caído em 1981, tamanha sua brutalidade, peso e blasfêmias. 

A terceira parte chamada de ‘Impulse Studio Demo Session 1980AD’, conta com a mesma qualidade do bloco anterior e é claro fica nítida a evolução dos músicos ao apresentarem as faixas “Angel Dust”, “Raise the Dead” e “Red Light Fever”, que no bloco de 79 além de quase inaudíveis precisavam de um acabamento mais aprimorado. O som da bateria está infinitamente melhor, o que nos deixa ainda mais próximos do som do Venom de 1981 em sua estreia em um full-Length.

A parte final, a ‘1983AD Impulse Studio – At War Demos’, é composta por apenas uma musica, a famosa faixa título do álbum “At War with Satan”, com mais de treze minutos. Em relação à faixa do álbum de 1984, essa versão apresenta andamentos um pouco diferentes, o vocal de Cronos oscila e tem momentos que som fica muito abafado. Mas o registro é válido, é claro.

Nem preciso dizer que essas demos são obrigatórias para todos os fãs do Venom, mas vou além, elas são parte do início do black metal, de sua criação, e por isso merecem serem reverenciadas, pois não é toda hora que um estilo tão cultuado vem a luz, ou melhor, traz as trevas. Os filhos de Satan estavam se preparando para conquistar a juventude e pulverizar o que estivesse na sua frente na primeira metade dos anos 80. Venom …  confira.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

  1. Angel Dust (Church Hall Rehearsals 1979AD)
  2. Buried Alive (Church Hall Rehearsals 1979AD)
  3. Raise The Dead (Church Hall Rehearsals 1979AD)
  4. Red Light Fever (Church Hall Rehearsals 1979AD)
  5. Venom (Church Hall Rehearsals 1979AD)
  6. Sons Of Satan (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordings)
  7. In League With Satan (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordings)
  8. Angel Dust (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordings)
  9. Live Like An Angel (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordings)
  10. Schizo (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordings)
  11. Venom (1980AD Impulse Studios – £50 Demo Recordigs)
  12. Angel Dust (Impulse Studio Demo Session 1980AD)
  13. Raise The Dead (Impulse Studio Demo Session 1980AD)
  14. Red Light Fever (Impulse Studio Demo Session 1980AD)
  15. At War With Satan (1983AD Impulse Studio – At War Demos)

Venom:

Mantas – guitars

Cronos – vocals, bass

Abaddon – drums