“Coletânea sobre um marco”
Outra sugestão para deixar o seu final de semana ainda melhor. Sempre lembrando que ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é a coletânea muito especial sobre a primeira edição do mítico festival Monsters of Rock.
“Castle Donnington: Monsters Of Rock” é um álbum gravado ao vivo, que reúne músicas de quase todas as bandas que participaram da primeira edição do festival Monsters of Rock em 1980. A coordenação geral ficou a cargo de Jim Cook e o baixista do Deep Purple e Rainbow, Roger Glover, assumiu o papel de produtor executivo. O LP foi lançado no segundo semestre de 1980 pelo selo Polydor.
Em 1980, o promotor Paul Loasby e seu associado Maurice Jones, planejaram criar um festival dedicado especificamente para as bandas de hard rock e heavy metal. Loasby era um promotor estabelecido e muito bem-sucedido e que tinha experiência com bandas do cenário da música pesada como o Rainbow de Ritchie Blackmore. Pra realizar o seu sonho Loasby escolhe um amplo local chamado de Donington Park, localizado próximo à vila de Castle Donington em Leicestershire, Inglaterra.
A primeira edição do Monsters of Rock, realizada em 16 de agosto de 1980, consistia em um mix de bandas e foi um sucesso com a presença de mais de 35.000 fãs de heavy metal. Embora apenas concebido como evento pontual, o sucesso fez com que o festival se tornasse um evento anual, o aconteceu pelos próximos 15 anos, tornando-se sinônimo de grande evento para fãs e bandas do gênero.
As bandas que participaram da primeira edição foram: Todos esses conjuntos, com exceção do Judas Priest, fazem parte do LP que foi lançado no mesmo ano para comemorar o êxito da empreitada. O Rainbow, que foi o headliner do festival, contribuiu com duas músicas, “Stargazer” e “All Night Long”, os alemães dos Scorpions com “Loving you Sunday Morning” e “Another Piece of Meat”. O Saxon cedeu a faixa “Back to the Wall”, enquanto o Riot aparece com a faixa “Road Racin’”. April Wine com “I Like To Rock” e o Touch com o “Don’t Ya Know What Love Is?”, completam a seleção da coletânea.
O álbum “Castle Donnington: Monsters Of Rock” teve mais de vinte edições lançadas em diferentes países nos formatos LP e K7. Entre os países que lançaram edições caseiras entre os anos de 1980 e 1985 estão: Estados Unidos, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Holanda, Japão, Irlanda, Grécia, México, Noruega, Suécia, Singapura, Hong Kong e Brasil.
No Brasil o disco foi lançado pela Polygram Records com selo da Polydor em 1985, com uma edição de capa simples e sem encarte interno, muito em função do boom da música pesada no país pós festival Rock in Rio – principalmente pela presença do Scorpions, que foi um dos destaques do evento. O meu LP eu comprei no final de 85 na Woodstock Discos, que já estava situada em seu endereço tradicional na Rua Dr. Falcão do lado do metro Anhangabaú no centro de Sampa.
Essa coletânea teve uma importância fundamental na vida de muitos bangers nos meados dos anos 80, pois mesclava bandas consagradas e muito conhecidas com outras menos divulgadas por essas paradas. Muitos fãs conheceram o grande Riot através desse disco. Uma pena o Judas não estar incluso com pelo menos uma faixa, mas mesmo assim é um registro importante e histórico que merece ser conferido. Os links estão lá no final, até a próxima.
Dados:
Lançamento: 1988.
Selo: Polydor (WW); Poligram (Brasil).
Produção: Vários.
Lado A
- Rainbow – “Stargazer”
- Scorpions – “Loving You Sunday Morning”
- Scorpions – “Another Piece Of Meat”
- Saxon – “Backs To The Wall”
Lado B
- Rainbow – “All Night Long”
- April Wine – “I Like To Rock”
- Touch – “Don’t Ya Know What Love Is?”
- Riot – “Road”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)