Os pioneiros globais do metal da Nova Zelândia, Alien Weaponry, lançaram recentemente seu segundo álbum completo, Tangaroa. Este importante álbum – que dá continuidade à preservação e amplificação da banda da história e cultura do povo indígena Māori de seu país de origem – seguiu-se ao álbum de lançamento do trio de 2018, Tū. Sua estreia levou ao primeiro lugar nas paradas e grande aclamação da crítica, além de indicações para prêmios e vitórias. Mas como chegaram lá, como tem sido a vida nos bastidores deste fenómeno em rápido crescimento até agora e para onde se dirigem a seguir?
“Alien Weaponry: Kua Tupu Te Ara“, um novo documentário do diretor Kent Belcher e do produtor Nigel McCulloch, oferece um mergulho íntimo e profundo sob a superfície do passado, presente e futuro que se aproxima rapidamente de Alien Weaponry. O filme apresenta participações da elite do metal como Randy Blythe do Lamb of God, Chuck Billy do Testament e Joe e Mario Duplantier do Gojira.
Condizente com uma banda culturalmente vital como Alien Weaponry, o documentário de 97 minutos terá sua estreia global no mundialmente renomado Tribeca Film Festival, na cidade de Nova York, em 6 de junho de 2024, no Village East Cinema (20h45, 181-189 2º Avenida). A estreia incluirá perguntas e respostas especiais com o diretor, escritor/produtor e editor do filme. O filme também será exibido em vários cinemas locais adicionais durante a duração do festival. Para obter mais informações sobre como assistir a uma exibição ou à estreia em si, clica aqui.
Alien Weaponry diz: “Estamos muito entusiasmados por finalmente compartilhar com vocês este documentário no qual trabalhamos há anos. O filme captura nossa jornada de navegação no mundo da música, mostrando os destaques, as dificuldades e tudo mais.”
O diretor Kent Belcher acrescenta: “Depois de seis anos viajando, convivendo e filmando a família ALIEN WEAPONRY, finalmente poder compartilhar isso com o público e mostrar a cultura Māori de uma forma vibrante e sincera é muito gratificante. Ter meu primeiro filme como diretor estreando no Tribeca Film Festival é um sonho que se torna realidade. O que faz o nosso filme é o aspecto familiar. Os altos e baixos, as tensões de estar na estrada com sua família e depois sobreviver porque todos vocês têm um objetivo comum. Eles são um grupo de pessoas incrível e poderoso e me ensinaram muita coisa. Sou muito privilegiado por fazer parte disso. Não consigo expressar em palavras o quão sortudo sou por ter conhecido essas pessoas, poder filmá-las e depois aprender coisas sobre mim mesmo. Sinceramente, foi a melhor experiência da minha vida.”
“Alien Weaponry: Kua Tupu Te Ara” é um retrato íntimo dos seis anos mais importantes da vida desta banda e, em particular, dos dois irmãos que estão no núcleo da banda – desde o lançamento do seu álbum de estreia, Tū, como eles levam sua música para o mundo, viajando pela Australia, Europa e América. É uma visão do impacto que as constantes turnês, a angústia adolescente e a criação de música tiveram sobre os meninos e suas famílias ao seu redor.
A partir da posição privilegiada de estar integrado à banda na estrada, o filme tem acesso único à família, aos seus shows e às suas turnês. Esta é uma vista exclusiva por dentro, mostrando uma faixa em ascensão. Mais importante ainda, este é o retrato de uma família kiwi normal e realista que se encontra em circunstâncias extraordinárias. Por um lado, eles estão vivendo uma vida que pode fazer com que Henry e Lewis realizem todos os seus sonhos, mas, por outro, este pode ser um caminho que pode acabar mudando completamente quem eles são.