Os 40 anos do álbum “High ‘n’ Dry”
“High ‘n’ Dry” é o segundo álbum de estúdio da banda de hard rock inglesa Def Leppard e foi lançado em 11 de julho de 1981 via o selo Vertigo no Reino Unido e dia 6 de julho de 1981 via gravadora Mercury nos Estados Unidos. O álbum foi produzido por John “Mutt” Lange e as gravações ocorreram no Battery Studios em Londres entre os meses de março e junho de 1981.
“High ‘n’ Dry” é sem dúvida alguma o disco mais pesado que o Def leppard possui em sua vasta discografia. O som cru, pesado e visceral ajudou a fundamentar o movimento da NWOBHM e influenciou diversas bandas ao longo dos anos. O trabalho também marca a despedida de um dos membros fundadores da banda, o guitarrista Pete Willis, que foi substituído por Phil Collen. A faixa “Bringin ‘On the Heartbreak“, uma poderosa power balad foi incluída no disco com o objetivo de abrir caminho no mercado norte americano, mas só com o álbum seguinte, “Pyromania” de 1983, eles alcançariam tal feito.
Dois singles foram lançados para promover “High ‘n’ Dry”, sendo eles a faixa “Let It Go“, que chegou nas lojas de discos em 14 de agosto de 1981 exclusivamente no Reino Unido e a já citada power balad “Bringin ‘On the Heartbreak“, lançada em 13 de novembro de 1981 nos Estados Unidos. “Let It Go” obteve a posição número 34 no chart Mainstream Rock. Um novo single com a canção “Bringin ‘On the Heartbreak” foi lançado em maio de 1984 tendo como lado B a faixa “Me & My Wine” (canção original de 1981). Ambas as faixas foram remixadas recebendo sintetizadores overdubs e essa versão chegou ao número 61 da parada Billboard Hot 100. Já o álbum “High ‘n’ Dry” obteve posições consideráveis em charts como o UK Albums, na posição número 26; Swedish Albums Chart, posição 31 e Billboard 200 na posição 38. O trabalho recebeu certificações de PLATINA no Canadá, mais de 100 mil cópias vendidas e Estados Unidos onde superou os DOIS milhões de discos comercializados (Duplo Disco de Platina).
Os vídeos de “Let It Go“, “Bringin ‘On the Heartbreak” e “High ‘n’ Dry (Saturday Night)” tiveram boa recepção em programas especilaizados ao redor do mundo e especialmente “High ‘n’ Dry (Saturday Night)” classificou-se em 33º lugar nas 40 melhores canções de metal escolhidas pelo canal VH1.
Para promover “High ‘n’ Dry” o Def leppard realizou uma tour que superou a casa das 130 apresentações, sendo a primeira no dia 10 de junho de 1981 na cidade de Essen na Alemanha Ocidental. Após uma longa agenda por vários estados americanos a banda retorna ao continente europeu e se apresenta em países como França, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Suíça e Escócia. O giro se encerrou na Alemanha no dia 13 de dezembro de 1981.
“High ‘n’ Dry” foi um marco na carreira do Def leppard, pois tornou a banda mais popular em todo o território europeu e começou a expandir um certo espaço no mercado americano, um dos principais objetivos da banda. O peso e ritmo tornou esse disco o preferido de muitos fãs e eu me incluo nesse grupo. Pauladas como “Another Hit and Run“, “Lady Strange” e a instrumental “Switch 625” representam um período do Def Leppard onde o som alto e rasgado era o principal fator.
Tracklist:
Lado A
1.”Let It Go”
2.”Another Hit and Run”
3.”High ‘n’ Dry (Saturday Night)”
4.”Bringin’ On the Heartbreak”
5.”Switch 625″ (instrumental)
Lado B
1.”You Got Me Runnin'”
2.”Lady Strange”
3.”On Through the Night”
4.”Mirror, Mirror (Look into My Eyes)”
5.”No No No”
Def leppard:
Joe Elliott – lead vocals, backing vocals
Steve Clark – lead and rhythm guitars, backing vocals
Pete Willis – lead and rhythm guitars, backing vocals
Rick Savage – bass guitar, backing vocals
Rick Allen – drums, backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)