“Ápice”
“Destroyer” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de hard rock Kiss, lançado em 15 de março de 1976 pela Casablanca Records nos Estados Unidos. O álbum foi gravado durante os dias 3 e 6 de setembro de 1975 no Electric Lady Studios e entre o período de janeiro e fevereiro de 1976 no Record Plant Studios, em Nova York com a produção de Bob Ezrin.
Foi o terceiro álbum consecutivo do Kiss a alcançar o top 40 nos EUA, bem como o primeiro a traçar as paradas na Alemanha e na Nova Zelândia. É considerado o maior clássico do Kiss por inúmeros fãs e também por críticos.
O álbum marcou o fim da fase mais crua do som do Kiss, muito explorado nos três primeiros discos. A primeira demo gravada durante as sessões de “Destroyer” foi intitulada “Ain’t None of Your Business” apresentando Peter Criss nos vocais. As orquestrações incorporadas ao som pesado foram ideias do produtor Bob Ezrin, que achava que o Kiss pra continuar evoluindo musicalmente, precisa dar um passo rumo a um campo mais ilimitado em suas composições. Sem abrir mão totalmente do peso, o Kiss conseguiu em “Destroyer” provar que era uma banda muito capaz de utilizar novos elementos em sua música e isso só fez angariar muitos novos fãs por mundo.
“Destroyer” gerou cinco singles de sucesso, sendo o primeiro a canção “Shout It Out Loud“, lançado em primeiro de março de 76, que obteve posições de destaque em charts como Billboard Pop Singles, número 31, Canadian Singles Chart, número UM, Swedish Singles Chart, número 16 e German Singles Chart, número 16. “Flaming Youth“, lançado em 30 de abril do mesmo ano, foi número 74 na Billboard Pop Singles; “Detroit Rock City“, lançado em 28 de julho de 76, foi posição número 14 no German Singles Chart; a balada ”Beth”, lançado em 3 de agosto de 1976, foi número 7 na Billboard Pop Singles e posição 5 na Canadian Singles Chart. O clássico “God of Thunder“, musica obrigatória nos shows do Kiss por décadas, não entrou nas paradas e foi lançado em 15 de março de 1976.
Já o álbum foi número 22 na UK Albuns e posição 11 na Billboard 200. “Destroyer” foi certificado com o disco de platina nos Estados Unidos, superando os 2 milhões álbuns vendidos. O clássico faz parte de listas importantes como a da revista Rolling Stone em ‘The 500 Greatest Albums of All Time’ publicada em 2003, ocupando a posição número 496. Já a revista Guitar World em sua lista ‘The 100 Greatest Guitar Albums of All Time’ de 2006, colocou “Destroyer” na posição número 60.
A tour de divulgação de “Destroyer” começou em 13 de abril de 1976 no Utica Memorial Auditorium, em Nova York e se estendeu por mais de 70 apresentações por outros estados dos EUA, além de Canadá, Dinamarca, Bélgica, Suécia, Alemanha, França, Suíça, Holanda e Inglaterra. O encerramento do giro ocorreu na cidade de Springfield nos Estados Unidos em 12 de setembro de 1976. Em novembro do mesmo ano o Kiss voltaria para a estrada para começar a tour do disco “Rock and Roll Over”.
“Destroyer” conta com clássicos imortais do Kiss como “Detroit Rock City“, “Shout It Out Loud”, “Beth” e “God of Thunder“, e foi o passo decisivo para o conjunto se destacar dos demais assumindo um lugar no topo em definitivo dentro da história da música pesada. A popularidade obtida pela banda foi além das expectativas, a ‘Kissmania’ que o diga.
Kiss:
Paul Stanley – vocals, rhythm guitar
Gene Simmons – vocals, bass
Ace Frehley – lead guitar, vocals
Peter Criss – drums, vocals
Lado A:
1.”Detroit Rock City”
2.”King of the Night Time World”
3.”God of Thunder”
4.”Great Expectations”
Lado B:
1.”Flaming Youth”
2.”Sweet Pain”
3.”Shout It Out Loud”
4.”Beth”
5.”Do You Love Me”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)