Alex Melo nos fala sobre o oitavo e último álbum de estúdio da banda britânica Led Zeppelin.
.
A atmosfera que rondou esse disco não era muito boa; Robert Plant tinha perdido o filho havia pouco tempo, John Bonham estava afundado no álcool, enquanto que Jimmy Page estava num caso amoroso com a heroína. Sobrou John Paul Jones para puxar a responsabilidade para si e dar andamento ao projeto. Nesse disco, ele tanto tocou contrabaixo, como teclados e sintetizadores. A canção All My Love foi composta por ele e Plant em homenagem ao filho de Plant. Somente a cancao Hot Dog não tem seu nome nos créditos de composição. A produção ficou a cargo de Jimmy Page e a sonoridade é belíssima, principalmente da bateria.
Um ano depois, quando a banda se preparava para a turnê americana desse disco, John Bonham foi encontrado morto. Ele havia ingerido cerca de 40 doses de Vodka e sufocou no próprio vômito. Esse episódio decretou o fim da banda.
.
Esse foi o primeiro disco que eu ouvi do Led Zeppelin, e para ser bem sincero, eu não o indicaria para ninguém para uma primeira audição da banda. Minha sorte foi que eu gostei, apesar de achar o disco esquisito, sem um direcionamento definido. É certo que o Zeppelin flertava com vários estilos musicais, mas talvez esse seja o trabalho mais diversificado, contendo Rock, Blues (I’m Gonna Crawl), Country/Rockabilly (Hot Dog), Samba (Fool In The Rain) e até uma guitarrinha típica de Reggae em All My Love.
.
Algumas coisas são tão marcantes, que eu lembro exatamente do dia que eu escutei esse disco pela primeira vez. Era um dia chuvoso, eu tinha acabado de chegar da locadora de filmes e discos e coloquei pra rolar. A introdução de In The Evening já me chamou a atenção, assim como Carouselambra (toda vez que escuto Locomotive do Guns, eu lembro dessa música) e South Bound Saurez. Mas a canção que eu mais gostei, e talvez seja a minha preferida de toda a discografia da banda, foi a belíssima All My Love. Música perfeita. Esse disco me fez ir atrás dos outros trabalhos do Led Zeppelin, mas por incrível que pareça, ele foi o último que eu comprei. Apesar de marcante para mim, ele não é o meu favorito, pois quem ocupa esse posto é o Houses Of The Holy.
.
Curiosidade: o disco tem seis capas diferentes, todas no mesmo ambiente, mas cada foto tirada da perspectiva de cada pessoa presente na cena.
.
Faixas:
1. In the Evening
2. South Bound Saurez
3. Fool in the Rain
4. Hot Dog
5. Carouselambra
6. All My Love
7. I’m Gonna Crawl
.
⭐⭐⭐⭐