Os 40 anos do álbum “Blizzard of Ozz”.  

Blizzard of Ozz” é o primeiro álbum de estúdio do vocalista britânico de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado em 20 de setembro de 1980 no Reino Unido e em 27 de março de 1981 nos Estados Unidos pelo selo CBS. O álbum foi produzido por Ozzy Osbourne, Randy Rhoads, Bob Daisley, Lee Kerslake e as gravações ocorreram no Studio Ridge Farm Studio, Rusper, Inglaterra entre 22 de março e 19 de abril de 1980.

Boa parte do álbum foi escrito pelo guitarrista Randy Rhoads, o baixista Bob Daisley e Ozzy Osbourne em uma instalação de ensaio em Monmouth, País de Gales, com um amigo de Osbourne chamado Barry Screnage atuando como o baterista do grupo. Chris Tsangarides foi originalmente contratado para produzir o álbum, com Max Norman para servir como engenheiro de estúdio. Osbourne e a banda estavam muito descontentes com Tsangarides na produção e ele foi demitido e substituído por Norman, que entrou em cena para concluir a produção e a engenharia, mas não teve seu nome creditado. “Blizzard of Ozz” é o primeiro de dois álbuns de estúdio que Osbourne gravou com o guitarrista Randy Rhoads antes da morte do músico em 1982.

A música “Suicide Solution” desde o lançamento do disco foi cercada de polêmicas e a coisa complicou de vez com o suicídio de John McCollum em 1984. John era um adolescente deprimido que supostamente deu um tiro na cabeça depois de ouvir a música centenas de vezes. Os pais do menino processaram Osbourne e a CBS Records por “encorajar comportamento autodestrutivo”.  Ozzy e a gravadora foram absolvidos.

As faixas do álbum “Crazy Train” e “Mr. Crowley” foram lançadas como singles ainda em 1980, sendo que “Crazy Train” chagou na 9ª posição na parada Billboard Hot 100, posição 49 na UK Singles Chart e a nona posição no Mainstream Rock. O outro single, “Mr. Crowley“, na parada UK Singles Chart obteve a posição 46.

Em relação ao LP, “Blizzard of Ozz” chegou ao número 7 na UK Albums Chart, oitavo na RPM100 Albums do Canadá e posição 21 na Billboard 200 americana. O álbum foi um sucesso comercial, sendo certificado 4 x Platina nos EUA, um feito que Osbourne não alcançaria novamente até o lançamento de “No More Tears” em 1991. O álbum vendeu mais de 6 milhões de cópias até hoje em todo o mundo, tornando o trabalho solo mais vendido de Osbourne. No Reino Unido, foi o primeiro de quatro álbuns de Osbourne a obter a certificação de prata (60.000 cópias vendidas).

Em 2017 a revista Rolling Stone classificou o disco em 9º na lista “100 melhores álbuns de metal de todos os tempos“. Ele também ficou em 13º lugar em uma votação dos leitores da revista Guitar World sobre os “100 maiores álbuns de guitarra de todos os tempos“.

Na tour para promover “Blizzard of Ozz” a banda de Ozzy realizou um total de 131 concertos começando por Blackpool, Inglaterra em 3 de setembro de 1980 e encerrando o giro em 13 de setembro de 1981 em Daytona Beach, Flórida. Curiosamente só três países foram visitados: Estados Unidos, Canadá  e Reino Unido.

Blizzard of Ozz” foi relançado de forma polêmica em 2002 sem o baixo e bateria originais, respectivamente gravados por Bob Daisley e Lee Kerslake, que foram substituídas por partes regravadas do baixista Robert Trujillo e do baterista Mike Bordin. No entanto, as faixas de baixo e bateria originais foram reintegradas para o relançamento de 2011 devido as fortes reclamações dos fãs, que em sua grande maioria taxou de medíocre as regravações.

Blizzard of Ozz” foi o pontapé inicial para a muito bem sucedida carreira do Madman, que ao longo dos anos atingiu o mesmo patamar de sua ex-banda, o Black Sabbath. O álbum possui faixas criativas e originais e além de tudo, o gênio Randy Rhoads está presente.

N.R.: Infelizmente ontem a notícia do falecimento de Lee Kerslake foi divulgada. Como essa matéria sobre esse importante marco da carreira do Madman já estava pronta para ser publicada no dia de hoje, nada mais justo que também ela sirva como nossa homenagem a Lee, um dos responsáveis por esse álbum histórico. Que depois de tantos anos envolvido em uma cruel batalha contra essa terrível doença que é o câncer, Lee encontre no outro plano, paz. R.I.P. Lee Kerslake.

Tracklist:

Lado A

1.”I Don’t Know”        

2.”Crazy Train”  

3.”Goodbye to Romance”  

4.”Dee”    

5.”Suicide Solution”   

Lado B

1.”Mr. Crowley

2.”No Bone Movies

3.”Revelation (Mother Earth)”   

4.”Steal Away (The Night)”

Band:

Ozzy Osbourne – lead vocals, harmony vocals

Randy Rhoads – electric and classical guitars

Bob Daisley – bass, backing vocals, gongs

Lee Kerslake – drums, percussion, tubular bells, timpani

Don Airey – keyboards

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)